Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
DIVERSIDADES (ÉTNICO-RACIAIS)

Pré-visualização | Página 1 de 1

1
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
	
ATIVIDADE INTEGRADORA/ DIVERSIDADES (ÉTNICO-RACIAIS)
Cascalho Rico
2022
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	3
2	APRESENTAÇÃO	3
3 TRABALHANDO ÀS DIVERSIDADES (ÉTNICO-RACIAIS)	3
4	CONCLUSÃO	4
REFERÊNCIAS	5
1 INTRODUÇÃO
À Atividade Integradora proposta foi de suma importância para compreensão da necessidade de trabalhar as questões de respeito às diversidades (étnico-raciais) em meio ao Ambiente Escolar. 
A Lei 10.639, de 2003, decretou a inclusão do ensino da História e da cultura afro-brasileiras no Ensino Fundamental e Médio. A lei passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
2 APRESENTAÇÃO 
Significados de três conceitos fundamentais para trabalhar corretamente o tema de diversidades (étnico-raciais). Esses temas são:
· Preconceito: Alguém age com preconceito quando faz um prejulgamento ou tem uma ideia preconcebida, sem razão objetiva, a respeito de um indivíduo ou de um povo. 
· Discriminação: A discriminação ocorre quando os preconceitos são exteriorizados em atitudes ou ações que violam os direitos das pessoas com base em critérios injustos que podem ser não só de raça mas de sexo, idade e religião, entre outros.
· Racismo: O racismo é definido como "o comportamento hostil e de menosprezo em relação a pessoas cujas características intelectuais ou morais são consideradas inferiores por outros que se consideram superiores". 
3 TRABALHANDO ÀS DIVERSIDADES (ÉTNICO-RACIAIS)
Podemos observar a importância da inclusão de práticas pedagógicas em sala de aula e na escola em um todo, trabalhar projetos como algo efetivo na Educação Infantil para tratar a temática das diversidades étnico-raciais. 
Alguns exemplos de projetos que poderiam ser trabalhado no ambiente escolar:
· Rodas de Conversa: Reunir as crianças em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor, principalmente para entender as relações de preconceito e identidade. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. É o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. 
· Toque: O trabalho com o cabelo abre caminho para estudar tamanho, textura, cor e permite aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. 
· Bonecos de várias etnias: É interessante associar esses bonecos ao cotidiano da escola e das próprias crianças, que podem se revezar para levá-los para casa. 
4 CONCLUSÃO
Conclui-se, que é de grande importância abordar as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil para que desde os primeiros anos as crianças construam uma autoimagem positiva, respeitando e valorizando as diversidades. A inclusão de tal temática é indispensável para transformações na sociedade, em busca de uma educação para todos, em que, pelo estudo de história, etnias e culturas se compreendam as peculiaridades dos povos e se respeitem as diferenças.
REFERÊNCIAS
NOVA ESCOLA. Diversidade étnico-racial: por um ensino de várias cores. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores>. Acessado em: 10 de abri. de 2022.
BRASIL. LEI n° 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acessado em: 11 de abri. de 2022.
JUSBRASIL. Somos todos iguais: a diversidade Étnico-Racial no ambiente escolar. Disponível em: < https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/528622655/somos-todos-iguais-a-diversidade-etnico-racial-no-ambiente-escolar >. Acessado em: 12 de abri. de 2022.
1
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO 
FACVEST
-
UNIFACVEST
 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
D
aiane 
C
ordeiro 
S
antos 
R
osa 
D
uarte
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE INTEGRADORA/ 
DIVERSIDADES (ÉTNICO
-
RACIAIS)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cascalho Rico
 
2022
 
 
1 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
 
 
 
 
 
 
 
 
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE INTEGRADORA/ DIVERSIDADES (ÉTNICO-RACIAIS) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cascalho Rico 
2022