Buscar

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas, entre elas temos: 
· Fitoterapia.
· Práticas Corporais.
· Práticas Manuais.
· Práticas Meditativas.
· Terapia Floral.
· Magnetoterapia.
· Fisioterapia Antroposófica.
· Termalismo.
· Crenoterapia.
· Balneoterapia.
· Acupuntura.
· Homeopatia.
· Agulhamento a seco ou “dry needling.
FITOTERAPIA : é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças, utiliza-se o princípio químico da planta no nosso corpo físico. As plantas produzem naturalmente substâncias para o seu próprio desenvolvimento. Seja para o crescimento, a reprodução, para a defesa de adversidades ambientais ou para a sua formação, elas acabam produzindo compostos ativos que apresentam importantes efeitos terapêuticos para o corpo humano. Além da positiva atuação nos tratamentos de saúde, a fitoterapia apresenta outros benefícios, como a composição natural, a biodiversidade disponível e menos efeitos colaterais. Acompanhe a seguir mais detalhes de cada um deles.
PRATÍCAS MANUAIS: são documentos que registram normas a serem seguidas e procedimentos que devem ser obedecidos pelo franqueado. Desta forma, é possível normalizar e estabilizar o funcionamento da unidade, sempre visando o seu controle de qualidade
PRATICAS MEDITATIVAS :Ela é frequentemente recomendada como tratamento auxiliar para pessoas que sofrem com ansiedade, estresse, dores persistente, enxaqueca, hipertensão e inclusive para pacientes com câncer, estimular exercícios de foco e concentração que promovem relaxamento físico equilibrando Facilitador o psicológico de quem pratica, promovendo a saúde e bem estar. Na prática, a meditação aumenta a atividade do córtex cingulado anterior (área ligada à atenção e à concentração), do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e do hipocampo (que armazena a memória). Também estimula a amígdala, que regula as emoções e, quando acionada, acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.
PRATÍCAS CORPORAIS : As práticas corporais são de uma enorme importância para o desenvolvimento humano . Podem ser elas diversas como por exemplo a dança , a prática de esportes como musculação , esgrima , são práticas corporais . Essas práticas corporais muitas vezes têm um caráter lúdico mas também algumas vezes são necessárias para o desenvolvimento corporal como por exemplo , as práticas fisioterápicas aplicadas
TERAPIA FLORAL: é um tipo de tratamento pseudocientífico que utiliza soluções de brandy ou álcool e água contendo diluições extremas de flores ou outras partes de plantas, é um método simples e natural de cura, que atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre a doença física. Os florais harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra o estado de ânimo negativo, como irritação, medo, ansiedade, depressão, sentimentos de culpa, raiva, preocupação, que podem ser a causa real das doenças e da infelicidade. A Terapia Floral pode aliviar diversos sintomas, como, estresse, cansaço, ansiedade, medo, solidão, problemas de relacionamento em casa ou no trabalho, angustia e depressão, Os florais também são indicados para indivíduos que se sintam carregados de energias negativas ou que estejam com baixo astral e desanimados, precisando equilibrar suas emoções e atrair energias positivas.
MAGNETOTERAPIA: é uma alternativa de tratamento natural que utiliza ímanes e seus campos magnéticos para aumentar o movimento de algumas células e substâncias corporais, como a água, de forma a obter efeitos como diminuição da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação, Os praticantes alegam que sujeitar determinadas partes do corpo a campos magnetostáticos produzidos por ímanes permanentes é benéfico para a saúde Para fazer esta técnica, os ímanes podem ser inseridos em faixas de tecido, pulseiras, sapatos e outros objetos, de forma a serem mantidos perto do local a tratar, ou o campo magnético pode ser produzido por um pequeno aparelho que é colocado junto da pele, no local a tratar. Esta técnica pode ser utilizada sempre que é necessário e possível acelerar o processo de recuperação, exceto para pessoas com Câncer em qualquer parte do corpo, hipertireoidismo, miastenia grave, hemorragias ativas e infecções fúngicas ou virais.
FISIOTERAPIA ANTROPOSÓFICA: Junto com o paciente, o profissional busca o equilíbrio entre seu pensar, seu sentir e suas ações no mundo, para que a saúde possa reinar. Visando facilitar o autoconhecimento do paciente com seu próprio corpo, ajudando na prevenção de disfunções e sua reabilitação quando necessário. Na avaliação é preciso observar e sentir as diferentes estruturas, como a pele, as fáscias, os músculos; as articulações; os ossos, as vísceras a vascularização e a inervação. Sua temperatura, sua mobilidade, sua motilidade, sua tensegridade, suas funções, sua vitalidade e o equilíbrio postural deste corpo. Buscando possíveis alterações funcionais por bloqueios que podem estar dificultado alguma função. A liberação de tais estruturas possibilita um melhor aporte circulatório e neural local e consequentemente, uma melhor função de todos os sistemas. Utilizando técnicas de movimento passivos e ou ativos; respiratórias; manuais; estímulos sensoriais e complementações com Tapes e as Terapias Externas, terapeuta e paciente buscam o caminho do equilíbrio interno e sua relação com o externo e como consequência a saúde.
TERMALISMO: O termalismo consiste na utilização da água termal como uma forma de tratar e prevenir diversos males que afligem o corpo e a mente. Problemas musculares e vasculares, infecções, doenças que afetam o sistema respiratório ou digestório, hipertensão, diabetes, ansiedade e depressão são alguns exemplos. Devido aos seus benefícios para a saúde, essa prática é milenar e está presente em diversos relatos da Grécia Antiga e do Império Romano. Seus tratamentos incluem não apenas os famosos banhos, mas também massagens, vaporizações, ingestão, borrifação, inalações e gargarejos.
CRENOTERAÍA :  utilização da águas minerais naturais como tratamento/prevenção de determinadas patologias, aproveitando as suas propriedades constitutivas físicas, químicas e biológicas. 
BALNEOTERAPIA: A balneoterapia é uma forma de tratamento de doenças por meio de banhos,é um excelente recurso técnico, como tratamento de pacientes queimados, por ocasião da troca de curativos, ou limpeza da área cruenta para enxertia. Pode-se destacar três finalidades principais: - Higiênica - evitar a infecção, por meio da remoção de impurezas e da manutenção da área cruenta limpa.
ACUPUNTURA: tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos, é desbloquear esse fluxo de energia e tratar a verdadeira fonte do problema, seja ele puramente físico ou de ordem emocional.
 HOMOEPATIA: se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável. e forma objetiva, homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.
AGULHAMENTO OU DRY NEEDLING: é uma técnica minimamente invasiva considerada de baixo risco associado. O procedimento consiste na inserção de uma agulha fina aplicada diretamente em um ponto-gatilho miofascial ativo (PGM). Após a desativação desse PGM, a agulha é removida da região. Destina-se a inativar e tratar pontos gatilho miofasciais1que são pontos hiper-irritáveis no músculo esquelético que estão associados a um nódulo palpável hipersensível em uma faixa tensa.
.

Continue navegando

Outros materiais