Buscar

AOL3 Educação das relações éticas-raciais

Prévia do material em texto

Nota final Enviado em: 04/09/22 06:11 (BRT)
10
· 
· 
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
1/1
Leia o texto a seguir e reflita: “A ausência de moralismos ou de preconceitos estimula o espírito crítico por parte dos leitores adolescentes que se deparam com inquietações e problemas reconhecíveis e se reveem nas palavras e atitudes das personagens, avaliando os comportamentos recriados, perspectivando, sob novos prismas, a sua relação com os outros e, em última análise, retirando ensinamentos para a sua própria vida, desencadeando a discussão e a reflexão acerca de temas pertinentes e, por vezes, tabu na literatura para jovens”. (Fonte: Disponível em: http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89312/107522. Acesso em: 25 maio 2020).
Em uma palavra, elas são importantes discursos produzidos, e os discursos se alteram quando proferidos por diferentes sujeitos, em diferentes tempos. Então, os discursos devem ser repensados por elas. E elas deverão aproximar o público infantil das obras escritas para crianças, primando por referências estéticas, culturais e éticas mais próximas desses pequenos leitores e de seus mundos. De que exatamente estamos falando?
Ocultar opções de resposta 
1. Escritas.
2. Temáticas.
Resposta correta
3. Inovações.
4. Ilustrações.
5. Brincadeiras.
2. Pergunta 2
1/1
Leia o texto a seguir: “Trabalhar com a diversidade na escola não é um apelo romântico do final do século XX e início do século XXI. Na realidade, a cobrança hoje feita em relação à forma como a escola lida com a diversidade no seu cotidiano, no seu currículo, nas suas práticas faz parte de uma história mais ampla. Tem a ver com estratégias por meio das quais os grupos humanos considerados diferentes passaram cada vez mais a destacar politicamente as suas singularidades”. (Fonte: Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7983/1/2013_CarlaCristinaBragaAlvesDutra.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Somos provocados na experiência humana a conviver e tolerar as diferenças. O que não significa que tenhamos que entender que um grupo humano e social não possa ser melhor do que outros. O que você acha dessa assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Ocultar opções de resposta 
1. A assertiva não procede, porque o que ocorre é justamente o contrário, ou seja, devemos conviver e tolerar as diferenças, entendendo que nenhum grupo humano e social é melhor do que outros.
Resposta correta
2. Atualmente já não é mais da convivência e tolerância às diferenças, ficando ao critério do grupo humano e social criar suas próprias determinações sobre os demais, ensinando seus filhos as normas.
3. De fato, é um absurdo a insistência constante para que todos convivam e tolerem as diferenças. É evidente que nenhuma pessoa precisa entender que um grupo social possa ser melhor do que outros.
4. Engana-se quem pensa que a falsa alternância entre as convivências e tolerâncias às diferenças, na sociedade brasileira, seja a proibição de um grupo humano ser pior do que outros.
5. Apenas uma tendência foi determinante para as convivências e tolerâncias entre eles, em grupo humano e social, são contratos naturais e seguidos por seus membros, sem interferências.
3. Pergunta 3
1/1
Leia o texto a seguir: “A diversidade de formas pelas quais a educação multicultural é concebida, traduz-se em diferentes pressupostos que norteiam o trabalho com as categorias identidade nacional, cultura nacional e pluralidade cultural, muitas vezes revelando contradições internas com sérias implicações curriculares e pedagógicas”. (Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000300007. Acesso em: 25 maio 2020). 
É muito importante considerar que ele pressupõe reconhecimento e respeito às diferenças e concretiza-se nos diversos e necessários movimentos em defesa dos direitos das algumas minorias, tais como as minorias nacionais, étnicas, sexuais, de gênero, entre outras. Podemos dizer que estamos relatando sobre qual tipo de pluralismo?
Ocultar opções de resposta 
1. Pluralismo étnico.
2. Pluralismo de ideias.
3. Pluralismo cultural.
Resposta correta
4. Pluralismo racial.
5. Pluralismo linguístico.
4. Pergunta 4
1/1
Leia o texto a seguir: “Se a cultura não é um dado, uma herança que se transmite imutável de geração em geração, é porque ela é uma produção histórica, isto é, uma construção que se inscreve na história, mais precisamente na história das relações dos grupos sociais entre si. Para analisar um sistema cultural, é então necessário analisar a situação sócio-histórica que o produz como ele é”.(Fonte: Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/download/1307/888. Acesso em: 25 maio 2020).
“A diversidade cultural acontece no ________, ao longo da _______. E é nesse contexto que as relações _______ se configuram, constroem e reconstroem” (GOMES, 2008, p. 135).
Marque a alternativa que completa o trecho.
Ocultar opções de resposta 
1. Universo, existência e injustas.
2. Humano, História e raciais.
Resposta correta
3. Social, escola e igualitárias.
4. Mundo, cultura e étnicas.
5. Encontro, vida e sociais.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o texto a seguir: “No processo de colonização, a língua Tupinambá, por ser a mais falada ao longo da costa atlântica, foi incorporada por grande parte dos colonos e missionários, sendo ensinada aos índios nas missões e reconhecida como Língua Geral ou Nheengatu. Até hoje, muitas palavras de origem Tupi fazem parte do vocabulário dos brasileiros”. (Fonte: Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/L%C3%ADnguas. Acesso em: 25 maio 2020). 
Os professores devem ficar atentos a nossa imensa diversidade cultural, ressalta o fato de mais de 250 línguas serem faladas no Brasil. E essas línguas são ______, de imigração, de _____, crioulas e afro-brasileiras, além do _______ e de suas variedades (BRASIL, 2018). Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Mostrar opções de resposta 
6. Pergunta 6
1/1
Leia o texto a seguir: “Para tanto, este ‘outro’ olhar, para Gersem Luciano, deve partir do próprio indígena – a quem os séculos de colonização foram impingindo o medo ou a precaução de afirmarem quem são e lutarem pelos seus direitos. É, assim, um enxergar do problema indígena retornando, antes de tudo, ao indígena, como protagonista da transformação.” (Fonte: Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/5174/4571http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/20t.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Sobre os Povos Indígenas do Brasil, Gersem Luciano afirmou que é necessário reconhecer que representam ________, línguas, conhecimentos e crenças únicas e é preciso valorizar a contribuição que trazem ao patrimônio mundial – na arte, na música, nas_______, nas medicinas e em outras ________ culturais – é incalculável (LUCIANO, 2008).
Ocultar opções de resposta 
1. Folclores, proteções e matas.
2. Civilizações, técnicas e desigualdades.
3. Culturas, tecnologias e riquezas.
Resposta correta
4. Diversidades, ecologias e culturas.
5. Desigualdades, matas e diferenças.
7. Pergunta 7
1/1
Leia o seguinte texto a seguir e reflita: “Entendemos que a escola pode e deve, por meio do seu currículo, proporcionar conhecimentos que promovam o respeito à diversidade. Para isso, é preciso que todas/os profissionais que constroem cotidianamente o trabalho escolar tenham também momentos de estudo e aprofundamento sobre o tema”. (Fonte: Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/1semestre_2015/diversidade_curriculo_anexo1.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Segundo o documento escrito por CEPESC e SPM (2009), avalia sobre diversidade e escola, que os professores são convidados a operar as mudanças educativas necessárias em suas práticas. Cabe ressaltar que essas mudanças não se fazem, apenas, por meio do conteúdo dado, ao ‘currículo oculto’, mas também pela __________ de novos currículos. (CEPESC; SPM, 2009).
Marque a alternativa que completa o trecho.
Ocultar opções de resposta 
1. Construção.
2. Recusa.3. Proposição.
Resposta correta
4. Discriminação.
5. Inclusão.
8. Pergunta 8
1/1
Leia o texto a seguir: “Os conteúdos, organizados de forma compartimentada nas disciplinas, passam a ser os únicos aspectos considerados nessa organização. E, para avançar em determinados conteúdos, é preciso vencer os chamados “pré-requisitos”. O resultado disso é a reprovação e a exclusão escolar de muitas crianças e muitos(as) jovens que não se reconhecem nessa escola, nesse currículo, nesses materiais. Jovens originários(as) dos coletivos pobres, excluídos(as) dos espaços públicos e do direito de ver sua cultura retratada nos livros escolares, nos materiais didáticos. Assim, a escola, através de mecanismos como a seriação, consegue reproduzir a desigualdade presente na sociedade”. (Fonte: Disponível em: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-3/capitulo2-2.html. Acesso em: 25 maio 2020).
É importante reconhecer que existe uma antiga construção equivocada da escola e da educação no Brasil. O foco foi dado de modo determinante aos “conteúdos”. Marque a alternativa que melhor exprime o que ficou excluído e poderá ser posto como um novo foco, ao lado dos conteúdos:
Ocultar opções de resposta 
1. A importância da pesquisa feita em casa.
2. Conteúdos elaborados pelos próprios alunos.
3. Uso de plataformas digitais livremente.
4. Publicações novas dos livros didáticos.
5. Os sujeitos do processo educativo.
Resposta correta
9. Pergunta 9
1/1
Leia o seguinte texto e reflita: “Um currículo é diferença por natureza; é pura diferença; é diferença em si. Afinal, é um território de multiplicidades de todos os tipos, de disseminação de saberes diversos, de encontros “variados”, de composições “caóticas”, de disseminações “perigosas”, de contágios “incontroláveis”, de acontecimentos “insuspeitados”. Um currículo é, por natureza, rizomático, porque é território de proliferação de sentidos e multiplicação de significados. Apesar de todos os poderes que fazem o controle, demarcam as áreas e opinam sobre como evitar a desorganização em um currículo e que demandam sua formatação, tudo vaza e escapa”. (Fonte: Disponível em: http://seminariosregionaisanpae.net.br/atual/1comunicacao/Capitulo02/PatriciaMariaUchoaSimoes-E2com.pdf. Acesso em: 25 maio 2020).
Segundo a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2018), no decorrer do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, no ensino da Língua Portuguesa, é recomendado, no Campo Artístico-Literário, ligado à leitura, a fruição e produção de textos literários e artísticos, escolha de textos relacionados à diversidade cultural e linguística, entre as seguintes possibilidades: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, ______, quadrinhos, tirinhas, charge/cartum, dentre outros. (BRASIL, 2018).
Marque a alternativa que completa o trecho.
Ocultar opções de resposta 
1. Cosmologia Indígena.
2. Cordéis.
Resposta correta
3. Poemas.
4. Livro didático.
5. Poesias.
10. Pergunta 10
1/1
Leia o texto a seguir: Para nortear o cumprimento da legislação, o Conselho Nacional de Educação aprovou em 2004 e o Ministério da Educação (MEC) homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para educação das relações étnico-raciais. Pelas diretrizes, o ensino deve ter três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino (Fonte: Acesso em: 25 maio 2020).
Para Luciano (2006) as políticas educacionais no Brasil precisam garantir “uma educação de cultura, através de campanhas massivas e intensivas de ‘fabricação’ contra-hegemônica de _________de negros e índios como atores sociais partícipes do processo de construção do País”. (BANDEIRA, 2003, p. 144). 
Marque a alternativa que completa o trecho.
Ocultar opções de resposta 
1. Diversidades.
2. Princípios.
3. Diferenças.
4. Identidades.
Resposta correta
5. Analogias

Continue navegando