Buscar

pratica em logistica

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Prática em Logística
Curso: Logística
Ballou (1993), destaca, que a Logística é responsável por todas as atividades de movimentação e armazenamento, consolidando o fluxo de um produto, desde a sua aquisição até o consumo, bem como suas informações a fim de garantir uma entrega segura e com valores razoáveis para o cliente. Baseado neste indicador, as empresas cada vez mais precisam investir em práticas que determinem o uso eficiente do tempo, agregando produtividade e potencializando uma entrega de serviços eficientes, com foco em segurança, competitividade e gestão do tempo, buscando fidelizar seus clientes.
As vantagens baseadas no tempo, determinam tempo como fator crítico e de critério estratégico, fidelizar os clientes de forma eficiente proporcionam valores mais atrativos e deliberam o quão importante para o mercado uma empresa pode se tornar, assim, é importante investir em inovação, treinamento e capacitação para que se possa obter destaque frente a concorrência e consequentemente agregar valores de capital para o negócio. Tammela (2005).
Para Zhang (1999), rapidez, eficiência e qualidade na produção maximizam a entrega de serviços, e o que podem melhorar esta entrega são as boas aplicações feitas com o auxílio da tecnologia através da aplicação de métodos, critérios e estratégias para o desenvolvimento de modelos eficiente de gestão. A tecnologia neste contexto é o principal fator de competitividade, pois quanto mais moderno for o investimento tecnológico, mais ágil e eficiente será a produção, no entanto na mesma velocidade que algo se torna moderno, ocorre a depreciação tecnológica, causando a descontinuação de equipamentos e de sistemas, esta corrida contra o tempo tem sido a grande rivalidade entre grandes marcas pelo mundo como destaca, (CHIAVENATO; SAPIRO, 2003), correlacionando a competitividade entre Apple e Sansung. No ambiente externo também é importante ser avaliado, os impactos econômicos, socioculturais, políticos, e ambientais, para determinarem o propósito de consumo e o tempo que será empregado na produção, deste modo compreender os fatores internos e externos são importantes para melhorar a oferta rápida dos mercados consumidores, e podem ser otimizados com a redução de tempo de fluxos de trabalho no ambiente interno da organização, maximizando os lucros e empregando uma imagem externa de serviços de primeira linha. 
O que irá determinar uma vantagem competitiva será os investimentos em tecnologias, as análises de mercado, os aspectos internos e externos e os modelos de entrega eficientes para o cliente, todos estes aspectos sustentam as vantagens competitiva e determinam se elas serão de curto ou de longo prazo.
Referências
BALLOU, R. Logística Empresarial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1993.
CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
TAMMELA, I., & Canen, A. (2005). A COMPETIÇÃO BASEADA NO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO RIO DE JANEIRO. Revista Produção Online, 5(1). Disponível em https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.320. Acesso em 12 de agosto de 2022.
ZHANG, Z. A Methodology for achieving agility in manufacturing organizations: an introduction. International Journal of Production Economics, v. 62, pp. 7 – 22, 1999. Disponível em < https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/viewFile/46/43>. Acesso em 12 agosto de 2022.

Continue navegando