Buscar

Pratica em logistica

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Prática em Logística
Devemos considerar a importância que a vantagem competitiva tem para demonstrar o potencial de uma empresa, podendo ser considerada um de seus principais diferenciais, quando aplicada de forma inteligente pelos gestores em função da otimização da operação, visando a satisfação do cliente.
Conduzir o operação com foco em uma estratégia que torne o mercado competitivo para a necessidade do cliente, maximiza a qualidade do atendimento sendo primordial para desenvolver um modelo de entrega rápida, para isto o foco no tempo de produção, alinhado a uma operação controlada e fidedigna aos prazos, formam um modelo que foi aprimorado com o passar dos tempos, e justamente a qualidade nesta entrega rápida atrelada a necessidade do cliente é que originou esta exigência por rapidez e eficiência, sem perda de qualidade na produção ou na entrega de serviços, onde fatores como tecnologia, aplicação de métodos, critérios e estratégias de negócios, foram primordiais para o desenvolvimento de modelos eficiente de gestão logísticas, Zhang (1999).
Fatores como competição entre concorrentes, negociação, parcerias e substituição de produtos podem impactar diretamente as estratégias relacionadas ao tempo, como os operadores irão conduzir dentro deste contexto ou até mesmo que modelo irão adotar para mitigar as falhas é relativo de empresa para empresa, entanto a busca pela variedade, o foco na necessidade do cliente, bem como a atenção ao acesso de cada grupo, são inciativas que podem colaborar para o sucesso do negócio.
De modo geral investir em tempo é investir em competitividade, pois determina uma estratégia eficiente para conquistar mais cliente, fidelizando e promovendo lucratividade. Aproveitar as vantagens baseadas no tempo é uma característica de empresas que previamente conseguiram determinar que o tempo é um fator critério, porém estratégico para atrair cliente para o negócio (Tammela, 2005).
Haidar, (2012) destaca que, fatores como a boa aplicação de marketing digital, investimento em tecnologias, incentivo de equipes e estudo de mercado, são primordiais para que uma empresa obtenha vantagem competitiva, pois atraem o cliente para um modelo estratégico onde a empresa consegue traçar perfis de consumo, podendo elaborar a melhor estratégia para melhor utilizar o tempo como aliando ao sucesso organizacional. Para Michael E. Porter, Professor de Harvard, estratégia competitiva precisa estar balizada em três conceitos fundamentais: custo, diferenciação e especialização, para que se possa conhecer o mercado, lançar um produto e atrair os clientes certos, para que seja possível implantar, inovar e propagar o nicho de mercado.
REFERÊNCIAS
Tammela, I., & Canen, A. (2005). A COMPETIÇÃO BASEADA NO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO RIO DE JANEIRO. Revista Produção Online, 5(1). Disponível em < https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.320>. Acesso em 26 jul. 2022.
ZHANG, Z. A Methodology for achieving agility in manufacturing organizations: an introduction. International Journal of Production Economics, v. 62, pp. 7 – 22, 1999. Disponível em < https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/viewFile/46/43>. Acesso em 13 jul. 2022.
Haidar, J.I., 2012. "Impact of Business Regulatory Reforms on Economic Growth. Disponível em < http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2066558>. Acesso em 26 jul. 2022.

Continue navegando