Buscar

Atividade_3_-Roleta_do_conhecimento psicologiaati

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - AM.
 
Aluna: Carla Monique Santos Santana Turma: LF3V
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Questões para estudo e responder em sala de aula na atividade Roleta do Conhecimento.
1. A partir dos estudos realizados, construa sua definição de desenvolvimento humano.
 A princípio a minha ideia de desenvolvimento humano era baseada no conceito básico de liberdade, onde crescemos para ser livre e fazer nossas escolhas, mas a partir do estudo da psicologia pude direcionar minha visão para o desenvolvimento humano como sendo a formação da identidade do indivíduo, ou seja, o seu comportamento, os valores, capacidades, e etc. Neste aspecto, o desenvolvimento humano leva em consideração vários fatores distintos, como características genéticas, padrões intelectuais, emocionais, os grupos de convívio em que está inserido, o desenvolvimento físico, entre outros.
2. Comente sobre os sete princípios da abordagem ao desenvolvimento do ciclo de vida.
De acordo com o que foi estudo sobre o desenvolvimento humano sendo  o estudo científico de como as pessoas mudam, bem como das características que permanecem ao longo da vida, nesse contexto surge a idéia do desenvolvimento como um processo continuo, onde o desenvolvimento acontece em todo o ciclo da vida. E apoiado nessa visão Baltes identifica sete princípios da abordagem de desenvolvimento do ciclo de vida, são eles: 
O desenvolvimento é vitalício, onde vemos que as mudanças são permanentes;
O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional. Ao longo de toda a vida, o desenvolvimento envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio. Na idade adulta, o equilíbrio muda gradualmente. As pessoas procuram maximizar ganhos e minimizar perdas, aprendendo a administrá-las ou a compensá-las;
O desenvolvimento depende da História e do contexto: o desenvolvimento de cada pessoa faz-se dentro de um conjunto específico de circunstâncias ou condições definidas pelo tempo e pelo espaço. Os seres humanos influenciam o seu contexto histórico e social e são influenciados por eles que interagem se modificando. 
O desenvolvimento é flexível ou plástico. Plasticidade significa capacidade de modificação no desempenho. Muitas capacidades podem ser aperfeiçoadas com prática e treino. No entanto, será necessário ter em conta que o potencial para a mudança tem limites.
3. Conceitue hereditariedade, maturação e explique como influenciam o desenvolvimento humano.
Hereditariedade tem a ver diretamente com a genética, é aquela que eu passo para o outro de uma forma genética, isso tem a ver com o que? Isso tem a ver com o que irei passar para meu filho, assim você tem filho que tem células suas e isso tem carga genética ou seja passou características genéticas suas para ele, exemplo disso é a inteligência, já existem pesquisas que comprovam que a inteligência é um traço que é passado geneticamente, mas existe um porem, não é porque sou inteligente que meu filho será, ele vai ter um traço, uma capacidade de facilidade de ser inteligente e se desenvolver uma inteligência, de aperfeiçoar, de ampliar isso. Só que não vai depender só do fato genético e sim de todo o resto, como por exemplo, pode ser que ele seja ou se influencie a procurar informações, a desenvolver inteligência. A questão é que o traço genético está lá e ele pode aumentar as possibilidades de aquilo acontecer.
A maturação é o desdobramento de uma sequência natural de mudanças físicas e padrões de comportamento. Por exemplo, muitas mudanças típicas da primeira e da segunda infância, como a capacidade de andar e falar, à medida que as crianças se tornam adolescentes e depois adultos, diferenças individuais nas características inatas e na experiência de vida passam a desempenhar um papel mais importante. Durante a vida toda, porém, a maturação continua influenciando certos processos biológicos como, por exemplo, o desenvolvimento do cérebro.
Tudo isso influência o desenvolvimento na forma das características herdadas que dão a cada pessoa um ponto de partida especial na vida, e para entender quais dos processos de desenvolvimento são principalmente maturacionais e quais não são. Necessitamos observar as influências que afetam muitas ou a maioria das pessoas em determinada idade ou em determinado momento histórico, e também aquelas que afetam apenas certos indivíduos.
4. Segundo Papalia (2012) seres humanos são seres sociais. Desde o começo, desenvolvem-se dentro de um contexto social e histórico. Para um bebê, o contexto imediato normalmente é a família, que, por sua vez, está sujeita às influências mais amplas e em constante transformação da vizinhança, da comunidade e da sociedade. 
Partindo dessa afirmativa:
a) Explique o que vem a ser influência contextual;
Partindo do pressuposto que os ambientes social e físico são elementos importantes para o entendimento do processo de desenvolvimento é correto considerar que o contexto é definido socialmente, pois seres humanos são seres sociais. Desde o começo, desenvolvem-se dentro de um contexto social e histórico. Para um bebê, o contexto imediato normalmente é a família, que, por sua vez, está sujeita às influências mais amplas e em constante transformação da vizinhança, da comunidade e da sociedade, por exemplo, a forma como falamos varia de acordo com a situação em que nos encontramos, a forma como falamos com nossos pais é diferente da forma como falamos com nossos amigos.
b) Caracterize os tipos de famílias apresentados pela autora;
A família nuclear é uma unidade que compreende pai e mãe, ou apenas um deles, e seus filhos, sejam eles biológicos, adotados ou enteados. Historicamente, a família nuclear com pai e mãe tem sido a unidade familiar dominante nas sociedades ocidentais, ou seja, uma unidade econômica e doméstica que compreende laços de parentesco envolvendo duas gerações e que consiste em pai e mãe, ou apenas um dos dois, e seus filhos biológicos, adotados ou enteados.
A família extensa – uma rede multigeracional que inclui avós, pai e mãe, tios, primos e outros parentes mais distantes – é a forma tradicional de família. Muitas pessoas vivem em lares extensos, onde têm contato diário com os familiares. Os adultos geralmente compartilham o sustento da família e as responsabilidades na criação dos filhos, e os filhos mais velhos são responsáveis pelos irmãos e irmãs mais novos, ou seja, uma rede de parentesco envolvendo muitas gerações e formada por pais, filhos e outros parentes, às vezes vivendo juntos no mesmo lar.
c) Analise os dados apresentados pelo NSE e discorra sobre sua influência no desenvolvimento humano;
O NSE baseia-se na renda da família e nos níveis educacional e ocupacional dos adultos da casa, e como esse processo afeta o desenvolvimento, por exemplo analisando a figura 1 é possível ver um grande número de pessoas vivendo em estado de pobreza, pessoas vivendo com menos de 1 dólar por dia. A pobreza, especialmente se durar muito tempo, pode ser prejudicial para o bem-estar físico, cognitivo e psicossocial das crianças e das famílias. As crianças pobres estão mais propensas do que as outras crianças a apresentar problemas emocionais ou comportamentais, e seu potencial cognitivo e o desempenho na escola são mais prejudicado, isso implica fatores de riscos, essas condições aumentam a probabilidade de uma consequência negativa no desenvolvimento.
d) Comente sobre os padrões culturais e étnicos no desenvolvimento humano;
Os padrões étnicos e culturais afetam o desenvolvimento por sua influência na composição de uma família, nos recursos econômicos e sociais, no modo como seus membros agem em relação uns aos outros, nos alimentos que comem, nos jogos e nas brincadeiras das crianças, no modo como aprendem, no aproveitamento escolar, nas profissões escolhidas pelos adultos e na maneira como os membros da família pensam e percebem o mundo.
e) Expliqueo que são as influências normativas e não normativas;
Influências normativas podem ser observadas de dois tipos: 
Influências normativas reguladas pela idade (ou etárias) são muito semelhantes para pessoas de uma determinada faixa etária. O tempo de ocorrência de eventos biológicos é razoavelmente previsível dentro de uma faixa normal. Por exemplo, as pessoas não passam pela experiência da puberdade aos 35 anos ou da menopausa aos 12. 
Influências normativas reguladas pela história são eventos significativos (tais como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial) que moldam o comportamento e as atitudes de uma geração histórica: um grupo de pessoas que passa pela experiência do evento em um momento formativo de suas vidas.
Influências não normativas são eventos incomuns que causam grande impacto na vida dos indivíduos por perturbarem a sequência esperada do ciclo de vida. Podem ser eventos típicos que acontecem num momento atípico da vida (como a morte de um dos pais quando a criança é pequena) ou eventos atípicos (por exemplo, sobreviver a um acidente aéreo).
f) Esclareça: imprinting, período crítico, plasticidade e períodos sensíveis.
Imprinting é uma forma instintiva de aprendizagem em que um filhote de animal, durante um período crítico no início de seu desenvolvimento, estabelece um vínculo com o primeiro objeto que ele vê em movimento, geralmente a mãe. Neste contexto podemos afirmar que o imprinting, é o resultado de uma predisposição à aprendizagem: a prontidão do sistema nervoso de um organismo para adquirir certas informações durante um breve período crítico no começo da vida.
1

Continue navegando

Outros materiais