Buscar

1 prova de Politicas Sociais da Saúde e Previdência Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 prova de Politicas Sociais da Saúde e Previdência Social
1 Foi um processo ditatorial que se fortaleceu. A conquista de direitos aconteceu após batalhas, manifestações públicas e paralisações em massa, que refletiram em ações coletivas. A qual fato estamos nos referindo?
✔A) Movimentos Sociais.
B) Fundação Abrigo Cristo Redentor.
C) Lei de Anistia.
D) Sistema Único de Saúde.
2 A Seguridade Social, organizada pela Lei 8.212, de 24 de julho de 1991, define segurados obrigatórios da Previdência Social. Sobre esse assunto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Empregado.
II- Contribuinte individual.
III- Trabalhador avulso.
(    ) Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.
(    ) Servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais.
(    ) A pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não.
(    ) Quem presta à diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviços de natureza urbana ou rural definidos no regulamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8212cons.htm. Acesso em: 8 jul. 2021.
✔A) I – I – II – III.
B) III – I – III – II.
C) I – II – III – I.
D) I – III – II – I.
3 A Seguridade Social pode ser definida como o conjunto de políticas e ações articuladas com o objetivo de amparar o indivíduo e/ou seu grupo familiar ante os eventos decorrentes de morte, doença, invalidez, idade, desemprego e incapacidade econômica em geral. Como não poderia deixar de ser, o caráter genérico da definição comporta um sem-número de variantes no campo prático, dependendo de fatores políticos, econômico-sociais, históricos e culturais que influenciaram a evolução de cada sistema em particular. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
(    )  O grande desafio das políticas sociais em nosso país diz respeito à necessidade de superar a visão assistencialista e compreender o cidadão como sujeito de direitos, ou seja, atuar na perspectiva socioassistencial.
(    ) As políticas de Saúde e Previdência passaram por dois modelos ao longo do seu processo de consolidação institucional: o modelo residual – ou de Assistência social – e o modelo de seguro social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – F.
B) F – V – F.
✔C) F – F – F.
D) V – V – V.
4 Aliada ao processo de urbanização, encontrava-se a reforma sanitária capitaneada por Oswaldo Cruz, que era diretor do Instituto Soroterápico Federal, atual Fundação Oswaldo Cruz: “Em março de 1903, ele assumiria o cargo de diretor da DGSP, prometendo erradicar as três principais doenças infecciosas que atacavam a cidade: a febre amarela, a peste e a varíola. A primeira seria alvo de uma campanha contra mosquitos” (ESCOREL; TEIXEIRA, 2012, p. 290). 
Acerca  do objetivo das campanhas sanitárias, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: ESCOREL, Sarah; TEIXEIRA, Luiz Antônio. História das políticas de Saúde nov. Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista. In: GIOVANELLLA, Ligia (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012.
A) A população se organizou e gerou um movimento denominado Liga Contra a Vacinação Obrigatória, o que impulsionou a Revolta da Vacina, que apresentou fortes conflitos entre a sociedade e a polícia, e, principalmente, contra as ideologias políticas da época.
B) Esse trabalho de saneamento e contenção dos mosquitos não possibilitou a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro.
C) Devido à proliferação sem controle da varíola, a população por si só se organizou em busca de vacinação; o que necessitou da reformulação do Código Sanitário que norteou todos os órgãos de saúde e higiene do país.
 ✔D) Impedir a contaminação dos mosquitos pelos doentes infectados pela febre amarela, isolando esses pacientes; exterminar os ratos e fazer uso de soros e vacinas fabricados em Maguinhos para combater a peste; e vacinar a população contra a varíola.
5 O modelo assistencial privatista foi incluído no início de 1920, pois, naquele momento, o país se deparava com um processo econômico que se voltava para a industrialização e para a urbanização. Assim, as influências e as consequências do progressivo enfraquecimento do modelo econômico agroexportador começaram a se intensificar.
Sobre o que aconteceu com o modelo de atenção à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A) O modelo de atenção à saúde continuou na sua estrutura original; seu eixo de ação passou a voltar sua atenção para a saúde do empresário.
B) O modelo de atenção à saúde se adequou à nova estrutura industrial que surgiu na época.
C) No novo modelo de atenção à saúde, ser saudável era necessário para o capital e ser doente era necessário para a saúde.
✔D) O modelo de atenção à saúde sofreu mudanças no seu eixo de ação e passou a voltar sua atenção para a saúde do trabalhador.
6 A chegada da Corte portuguesa ao Brasil levou à transformações na sociedade da época. As cidades que receberam a família real portuguesa e sua corte foram preparadas para garantir as condições ideais de vida da nobreza. Com a saúde não foi diferente, as primeiras iniciativas de saúde pública foram criadas nesse contexto. 
Acerca do exposto sobre as medidas iniciais que foram tomadas com a chegada da corte, assinale a alternativa CORRETA: 
✔A) Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, foram criadas as primeiras instâncias de saúde pública em terras brasileiras: a Fisicatura-mor e Provedoria-mor de Saúde.
B) Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa a São Paulo, foram criadas as primeiras instâncias de saúde pública em terras brasileiras: a Fisicatura-mor e Provedoria-mor de Saúde.
C) Em 1808, com a chegada da Corte Francesa ao Rio de Janeiro, foram criadas as primeiras instâncias de saúde pública em terras brasileiras: a Fisicatura-mor e Provedoria-mor de Saúde.
D) Em 1800, com a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, foram criadas as primeiras instâncias de saúde pública em terras brasileiras: a Fisicatura-mor e Provedoria-mor de Saúde.
7 Durante o período de independência do Brasil muitos fatores e acontecimento marcaram essa história, dentre eles, um que merece destaque é a  institucionalização das primeiras faculdades e agremiações médicas: a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro. 
Acerca do ano que foi inaugurada a primeira faculdade de medicina no Brasil, assinale a alternativa CORRETA: 
A) 1831.
B) 1894.
✔C) 1829.
D) 1900.
8 A previdência social está incluída em determinado artigo da Constituição Federal de 1988. Acerca desse artigo, assinale a alternativa CORRETA: 
A) 3.
B) 5.
C) 4.
✔D) 6.
9 A centralização das atividades de saúde passou a ser instituída em meados do século XIX. Nesse formato, o poder central atuava na normatização dos serviços de saúde e, aos poderes locais, ficou atribuída a função de alocação recursos e execução das funções. O município da Corte foi o único a receber recursos de forma regular, os demais não chegaram a receber recursos, mesmo em situações de epidemias (ESCOREL; TEIXEIRA, 2012). Era comum, nesse período, que a população buscasse alternativas de assistência médica: os mais ricos se dirigiam à Europa ou às primeiras clínicas particulares criadas na região serrana do Rio de Janeiro, enquanto os mais pobres eram atendidos pelos curandeiros negros. Acerca do exposto, associe os itens, utilizando o cógido a seguir: 
I- 1808.
II- 1828.
III-1837.
IV- 1846.
(    ) Após a Independência foi promulgada, em 30 de agosto, a lei da Municipalização dos Serviços de Saúdeque conferiu às Juntas Municipais, então criadas, as funções exercidas anteriormente pelo Físico-Mor, Cirurgião-Mor e seus Delegados. No mesmo ano ocorreu a criação da Inspeção de Saúde Pública do Porto do Rio de Janeiro, subordinada ao Senado da Câmara, sendo, em 1833, duplicado o número de integrantes. 
(    ) Criação da primeira organização nacional de saúde pública no Brasil; foi criado o cargo de Provedor-Mor de Saúde da Corte e do Estado do Brasil, embrião do Serviço de Saúde dos Portos, com delegados nos estados. 
(    ) Ficou estabelecida a imunização compulsória das crianças contra a varíola.
(   ) Obedecendo o mesmo critério da luta contra as epidemias, foi organizado o Instituto Vacínico do Império. Mandou executar o regulamento do Instituto Vacínico do Império (Decreto nº 464, de 17/8/1846).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: ESCOREL, Sarah; TEIXEIRA, Luiz Antônio. História das políticas de Saúde nov. Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista. In: GIOVANELLLA, Ligia (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012.
A) I - II - III - IV.
B) II - III - I - IV.
✔C) II - I - III - IV.
D) III - I - II - IV.
10 Determinada figura instaurou a Departamento Nacional de Saúde Pública, regulamentado pelo Decreto em 1923, que vigorou como Regulamento Sanitário Federal por muitos anos. 
Quando à figura a qual o enunciado se refere, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Oswaldo Cruz.
B) Francisco Campos. 
✔C) Carlos Chagas. 
D) Euclides da Cunha.