Buscar

biologia-1ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
Sistema digestório
É o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão. Os órgãos que compõem o sistema digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o ânus. Já as glândulas acessórias desse sistema são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado.
· Órgãos do sistema digestório
São responsáveis por garantir a ingestão do alimento, sua digestão, absorção dos nutrientes e a eliminação do que não é necessário para o corpo. A seguir conheceremos melhor cada componente do sistema digestório, bem como seu papel no processo de digestão.
Observe os órgãos que fazem parte do sistema digestório.
· → Boca: é o local onde a digestão começa. Nossos dentes promovem a digestão mecânica, garantindo que o alimento seja rasgado, amassado e triturado. Além da atuação dos dentes, o alimento na boca sofre a ação da saliva, a qual é secretada pelas glândulas salivares. A saliva contém a enzima amilase, também conhecida por ptialina, que promove o início da digestão dos carboidratos. A língua também é importante nessa etapa, garantindo que o alimento se misture à saliva e forme o chamado bolo alimentar. É a língua também que ajuda na deglutição do bolo alimentar, empurrando-o em direção à faringe.
· → Faringe: esse órgão é comum ao sistema digestório e respiratório, abrindo-se em direção à traqueia e ao esôfago. O bolo alimentar segue da faringe para o esôfago.
· → Esôfago: É o órgão tubular e musculoso que conecta a faringe com o estômago. O bolo alimentar atinge o estômago graças às contrações do músculo liso que forma o esôfago. Essas contrações são chamadas de contrações peristálticas.
· → Estômago: No estômago, o bolo alimentar transforma-se em quimo após ser misturado com o suco gástrico. O estômago é o órgão dilatado do sistema digestório e está localizado logo abaixo do diafragma. Nesse órgão, o bolo alimentar sofre a ação do suco digestivo, chamado suco gástrico, que é a ele misturado graças à atividade muscular do órgão. Nesse momento, o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo. O suco gástrico apresenta entre seus componentes a pepsina, que atua na digestão de proteínas, e o ácido clorídrico, que torna o pH do estômago baixo e promove a ativação da pepsina. Geralmente, o ácido clorídrico e a pepsina não causam irritação na parede do estômago, pois esta apresenta um muco que a reveste. Além disso, há a renovação constante das células que revestem o interior do estômago.
· → Intestino delgado: Trata-se da porção mais longa do sistema digestório, apresentando cerca de 6 m de comprimento. Possui três segmentos: o duodeno, o jejuno e o íleo. Nessa porção do sistema digestório, a digestão é finalizada e há absorção de nutrientes. O órgão é responsável pela maior parte do processo de digestão. Na primeira porção, chamada de duodeno, o quimo, vindo do estômago, sofre a ação das secreções pancreáticas (suco pancreático), da bile e de secreções produzidas pelo próprio intestino delgado (suco entérico ou intestinal). A secreção pancreática, rica em bicarbonato, ajuda a neutralizar a acidez do quimo. Além disso, apresenta enzimas diversas, como a tripsina e a quimiotripsina, que atuam nas proteínas. A bile, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, atua como emulsificante, facilitando a digestão dos lipídios. Já a secreção produzida pelo intestino delgado é rica em enzimas, como a aminopeptidase (atua nos aminoácidos), nucleosidases e fosfatases (agem nos nucleotídeos). O jejuno e íleo, as porções seguintes do intestino delgado, atuam, principalmente, na absorção de nutrientes, graças à presença de vilosidades e microvilosidades. As vilosidades são dobras no revestimento do intestino, enquanto as microvilosidades são projeções nas células epiteliais da vilosidade. As vilosidades e microvilosidades aumentam a superfície de absorção do intestino delgado.
· → Intestino grosso: Com cerca de 1,5 m de comprimento, esse órgão é responsável pela absorção de água e formação da massa fecal. Além disso, divide-se em ceco, cólon e reto. No ceco, observa-se uma projeção chamada de apêndice, bastante conhecida por sua inflamação (apendicite). O reto termina em um estreito canal – chamado de canal anal –, o qual se abre para o exterior no ânus, por onde as fezes são eliminadas.
· Glândulas acessórias do sistema digestório:
As glândulas acessórias do sistema digestório liberam secreções que participam do processo de digestão. São elas:
· Glândulas salivares: responsáveis pela produção da saliva, uma substância rica em água, mas que também apresenta outros componentes, como enzimas e glicoproteínas. A saliva ajuda a lubrificar o bolo alimentar e também possui ação antibacteriana.
· Pâncreas: glândula mista, ou seja, possui funções endócrinas e exócrinas. Sua porção exócrina é responsável pela produção do suco pancreático, que apresenta uma série de enzimas que atuam na digestão, além de bicarbonato, que neutraliza a acidez do quimo. A porção endócrina do pâncreas é responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon.
· Fígado: segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Atua em diversas funções no organismo, porém, na digestão, seu papel é garantir a produção da bile, uma substância que é armazenada na vesícula biliar e, posteriormente, é lançada no duodeno. A bile atua na emulsificação de gorduras, funcionando como uma espécie de detergente, facilitando a ação das enzimas responsáveis pela quebra de gordura.
Atividade complementar:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm
Atividades:
1) O processo de digestão inicia-se na boca, onde o alimento sofre a ação dos dentes e também de substâncias químicas. Os dentes são responsáveis por triturar, amassar e cortar os alimentos, um processo conhecido como:
a) digestão química.
b) digestão enzimática.
c) digestão proteica.
d) digestão estrutural.
e) digestão mecânica.
PROFESSOR(ES): JUCIANE FRAGOSO SENTENA VARGAS; NATÁLIA DIAS GOMES DA SILVA; GEOVANE RAFAEL THEISEN
E-MAIL: juciane-fvargas@educar.rs.gov.br; natalia-dgdsilva@educar.rs.gov.br; geovane-rtheisen@educar.rs.gov.br
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA						DISCIPLINA: BIOLOGIA
ANO/SÉRIE: 1 (A AO O). ATIVIDADE REFERENTE AO MÊS/PERÍODO DE: 01 a 30 de SETEMBRO/2021
NOME DO ALUNO: ___________________________________________ TURMA: _________
OBS: A professora Juciane, é responsável pela turma “A”, professora Natália é responsável pelas turmas “B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L e M” e o professor Geovane pelas turmas “N e O”
Sistema excretor
	É formado pelo conjunto de órgãos que atuam no processo de “limpeza” do organismo. Esses órgãos atuam de modo a eliminar as substâncias tóxicas ou que estão em nível elevado na circulação sanguínea. O processo de excreção acontece através do líquido denominado urina. Por isso, o sistema excretor também é conhecido como sistema ou aparelho urinário. 
A excreção garante a homeostase - equilíbrio interno do organismo. Ela faz isso por meio do controle do volume de água, eliminação dos resíduos resultantes da quebra de proteínas e do ácido nucleico. A principal excreta presente na urina é a ureia. Contudo, outras substâncias podem ser identificadas neste líquido. Uma vez que o sistema excretor também elimina as substâncias que estão em excesso no organismo, a análise da urina é utilizada para identificar distúrbios no funcionamento do organismo. 
No corpo humano, a excreção acontece por conta da atuação coordenada dos rins, ureteres, bexiga e uretra. Outros animais também possuem sistema excretor, cada um com sua respectiva especificidade. 
A filtragem do sangue e a produção da urina acontecem nos rins. 
· 
· Os órgãosO sistema excretor dos mamíferos é composto por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga e uma uretra. Esses órgãos filtram as substâncias tóxicas em circulação no organismo, armazenam e eliminam.
Rins: Esses são os órgãos responsáveis pela produção da urina. Eles possuem o formato de um feijão e, aproximadamente, 10 centímetros de comprimento e 150 gramas. Cada um dos rins fica situado de um lado da coluna vertebral protegido pelas últimas costelas. Externamente, os rins possuem uma borda côncava e uma convexa. É na parte côncava que fica a área chamada de hilo. Nessa região, temos a entrada e saída de vasos sanguíneos, a entrada dos nervos e saída dos ureteres. Internamente, na parte cortical, fica o maior percentual de néfrons (85%). É nessas estruturas que acontece a filtragem do sangue e formação da urina.
Ureteres: A partir de cada um dos rins existe um ducto que leva a urina para a bexiga. Esses canais são denominados ureteres e possuem, aproximadamente, 30 cm de comprimento e 5mm de diâmetro. Sua função é conduzir a urina recém-produzida até o local onde será armazenada até a excreção. 
Bexiga: É uma espécie de bolsa onde a urina é armazenada até a excreção. Como se trata de um órgão muscular oco, conforme o nível de urina aumenta, a bexiga distende-se. E, com as contrações, ela realiza o processo de eliminação do líquido. Em condições normais, uma bexiga humana pode comportar, em média, 300 mL de urina. Contudo, quando o volume chega à metade, o organismo começa dar sinais de que precisa fazer a micção. 
Uretra: Esse órgão é responsável por eliminar a urina do corpo. Trata-se de um canal que parte da bexiga e termina no final do pênis ou da vulva. No sistema excretor masculino, a uretra é um órgão com comprimento médio de 20 cm e é dividida em três partes: prostática, membranosa e cavernosa. Além disso, ela também serve como via de transporte do sêmen. No aparelho urinário masculino, o comprimento médio é de 4cm. 
· Como a urina é produzida 
A produção da urina acontece nos néfrons em três etapas: filtração, reabsorção e secreção. Por meio das artérias renais, o sangue chega aos rins e são submetidos ao processo de filtragem nos glomérulos - uma região dos néfrons que são membranas semipermeáveis. Essas membranas retêm os nutrientes, sais minerais, água e resíduos tóxicos presentes no sangue e deixa passar as células sanguíneas e as moléculas de proteínas. Em seguida, o filtrado passa para a etapa de reabsorção, que é feita nos túbulos renais. Lá, os nutrientes, a água e alguns minerais são reabsorvidos e voltam a circular na corrente sanguínea. Já no estágio de secreção, algumas substâncias que não foram extraídas do plasma sanguíneo são acrescentadas ao filtrado. Entre eles estão o ácido úrico e alguns medicamentos. 
Atividade complementar:
https://www.youtube.com/watch?v=AcDjbvw7m6k
Atividades:
1) (UFSC) Cada ureter conduz a urina:
a) do rim à bexiga.
b) da bexiga ao meio externo.
c) da bexiga ao rim.
d) da pelve renal aos cálices.
e) dos cálices às pelves renais.
2) Imagine que você foi ao médico e ele observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Até serem eliminados, esses cálculos passarão por quais partes do sistema urinário?
a) Rim e bexiga.
b) Bexiga e uretra.
c) Rim, bexiga e uretra.
d) Ureter e uretra.
3)Sabemos que os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina. Analise atentamente as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome das unidades funcionais dos rins.
a) Corpúsculo renal
b) Cápsula renal
c) Néfron
d) Alça de Henle
e) Interféron

Outros materiais