Buscar

DOC-20220906-WA0022.

Prévia do material em texto

A gravidez é um período na qual as necessidades nutricionais tendem a ser aumentadas, sendo a nutrição indispensável tanto para a mãe e o bebê. E durante a gestação há uma demanda maior por necessidade adicional de energia devido ao crescimento do feto, placenta, dos tecidos maternos e até mesmo para o consumo da própria gestante.
Durante a gestação o corpo da gestante passa por diversas mudanças, sendo elas, fisiológicas, metabólicas, endócrinas e psicológicas. A gestação durante a fase adolescente torna-se de alto risco, isso devido a uma "disputa" por nutrientes juntamente com o feto e em relação ao próprio crescimento da mãe. 
O diagnóstico nutricionial realizado desde a assistência pré-natal é de extrema importância para caracterizar o estado nutricional dessa gestante de modo a intervir em casos de desnutrição e obesidade. Afim de promover a recuperação nutricionial e garantir o ganho de peso adequado na gravidez de forma evitar desvios do crescimento fetal.
O suporte nutricional sendo realizado de forma correta é crucial durante o período gestacional. Uma dieta bem elaborada com todos os nutrientes necessários para gestante desde o primeiro trimestre da gestação é muito importante para o desenvolvimento dos órgãos fetais e cerebral do feto.
O baixo ganho de peso é um fator preocupante isso porquê há possibilidade de retardo do crescimento intra-uterino, alterações no sistema nervoso central e mortalidade perinatal. E em relação ao ganho de peso excessivo pode provocar uma diabetes gestacional prejudicando a gravidez e o parto.
A inadequação do estado antropométrico nos períodos pré gestacional e gestacional é uma problemática levando em consideração que favorece o aumento de intercorrências gestacionais e influência a saúde do feto e da mãe no pós-parto.
O risco nutricional em adolescentes está relacionado tanto em questão fisiológica quanto a imaturidade para suportar o desenvolvimento de um bebê e em questão da alimentação da adolescente, onde muitas das vezes trocam uma refeição nutritiva com bons aportes de minerias e vitaminas por lanches com baixo valor nutritivo podendo causar deficiência de folato, anemia ferropriva, anemia megaloblástica afetando o desenvolvimento do feto e comprometendo o tubo neural.
As deficiências nutricionais durante a gravidez interfere na qualidade gestacional e no peso ao nascer além de serem responsáveis por grande parte da morbilidade e mortalidade perinatal. Havendo baixa ingestão dietética e se os estoques de nutrientes da mãe estiverem baixos o feto precisará percorrer às reservada pré-concepcionais afim de suprir, resultando comprometimento do binômio materno-fetal. 
ARAÚJO, E.S.; SANTANA, J.M.; BRITO, S.M.; SANTOS, D.B. Consumo 
alimentar de gestantes atendidas em Unidades de Saúde. O Mundo da 
Saúde, v. 40, n. 1, p. 28-37, 2016. 
CAPELLI, J.C.S.; PONTES, J.S.; PEREIRA, S.E.A; SILVA, A.A.M.; CARMO, 
C.N.; BOCCOLINI, C.S.; ALMEIDA, M.F.L. Peso ao nascer e fatores 
associados ao período pré-natal: um estudo transversal em hospital 
maternidade de referência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 7, p. 2063-2072, 
2014. 
BUENO, A.A.; BESERRA, J.A.S.; WEBER, M.L. Características da 
alimentação no período gestacional. LifeStyle Journal, v. 3, n. 2, p. 30-43, 
2016.

Continue navegando