Buscar

Prova Perfil Profissional

Prévia do material em texto

Novas profissões e áreas de conhecimento se delimitam a partir de dinâmicas socioeconômicas, reconfigurando os processos de formação, os currículos e os perfis profissionais. É o caso do marketing,
marketing se situa no campo de conhecimento da Administração
década de 1950. Surgiu conceito marketing (mercadologia) no brasil na escola Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)
1970 - conceito de marketing difundiu-se tanto no âmbito empresarial quanto acadêmico. - capilarizado entre cursos de Administração e cursos de Comunicação Social;
Formação do conceito de marketing 
· definição, a American Marketing Association (AMA) apresenta que marketing uma atividade, um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tem valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral
· Kotler e Keller definem marketing- processo social indivíduos ou grupos obtém desejos por meio da criação da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”.
· Richers intenção de entender e atender o mercado QUADRO DAS FUNÇÕES – ANALISE,ADAPTAÇÃO,ATIVAÇÃO E AVALIAÇÃO
· Regis McKenna (1991) afirmou que “Marketing é tudo e tudo é Marketing”
· existe em tramitação no Congresso Nacional um projeto de Lei No. 1226/07, que regulamenta a o exercício do profissional de marketing 
· aprovaram, em 8 de maio de 1999, Profissão de marketing
Método
· Primeira fase juntando instituições QUADRO Processos de melhoria (APRNEDIZADO VIGILANTE, EXPERIMENTAÇÃO DE MERCADO PARA ADPATAÇÃO E MARKETING ABERTO)
· segunda fase de pesquisa, foi delimitado como perfil para compor a amostra profissionais que ocupam ou ocuparam cargos de alta gestão (gerência u superior) fizeram uma entrevista (categorizando as disciplinas foco em Administração de Empresas; em Comunicação Social; ou Marketing.)
“Falta embasamento de marketing nas três, mas certamente a faculdade de administração é a que dá mais formação para um profissional de marketing...” Fica evidenciada a preferência pela formação em Administração de empresas por ser um curso mais generalista e que abrange grande parte da Filosofia do Marketing.
8 competências do profissional do século XXI
· Organização – Não é somente agenda organizada mas sim a mental
· Senso Critico – Parar ou mudar alguma atividade ou projeto é valioso
· Comunicabilidade- Se expressar de forma clara. Um bom nerworking
· Interação – Conhecer e interagir com as pessoas em sua volta, tanto na profissional como na pessoal ( interesse e a vontade de sempre enriquecer relacionamentos
· Cidadania – RESPEITO AO PROXIMO. Trabalhando com empatia, humildade e a solidariedade
· Aplicabilidade – saber onde e quando aplicar determinadas ideias e conhecimentos e experiências
· Flexibilidade – Flexível , se tornar algo ruim e, novas oportunidades 
· Inovação – mais do mesmo” não existe neste século. Inovador em qualquer aspecto significa estar aberto ao mundo que vivemos, estudando sempre, compreendendo.
Modelo carreira em Y - gerencial ou ser especialista técnico de um determinado setor da organização.
Modelo em carreira em T - estimula o profissional para a inovação interdisciplinar. abrangendo questões econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais,
networking, então: trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito mais poderosa do que você pensa.
Os resultados demonstram que o planejamento de carreira da cantora está relacionado ao modelo de carreira sem fronteiras, por não se limitar somente a atuar no mercado da música e buscar alcançar diferentes territórios, pouco explorados por artistas musicais, por meio de networkings.
as motivações profissionais da cantora estão alinhadas as âncoras de carreira “Estilo de Vida”, “Criatividade Empresarial”,“ Autonomia e Independência” e “Competência Administrativa Funcional”.
com base em modelos de planejamento de carreira estruturados, contendo claramente objetivos, estratégias, ações, avaliações e prazos. E como todo planejamento, sempre que necessário pode ser alterado, num contínuo processo de interpretação e reinterpretação de discursos, repertórios e experiências em torno do trabalho.

Continue navegando