Buscar

Conceito Nação, estado e governo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Quem está correto na definição dos conceitos? 
Levando em consideração o diálogo entre os estudantes na parada de ônibus e os conceitos visto ao longo da Unidade de Aprendizagem é possível afirmar que Carlos está correto, visto que, o transporte coletivo municipal é um serviço público administrado, ou por ele concedido à iniciativa privada, pelo município e, mesmo que envolva uma atuação estatal de forma ampla, cabe ao Governo, instituição responsável pela administração do Estado, fiscalizar o transporte público. 
2) Quem é responsável pela situação e deve receber as demandas dos estudantes referentes à demora dos ônibus? 
As demandas dos estudantes em relação à demora dos ônibus (transporte coletivo municipal) devem ser formalizadas perante a prefeitura municipal, uma vez que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 30, inciso V prevê: “Art. 30. Compete aos Municípios: [...] V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”. 
3) Esclareça aos seus colegas, explicando o que é Estado, nação, governo e República. 
​​​​​​​Estado: organização que tem poder supremo sobre os indivíduos que ocupam um determinado território, ou seja, é uma organização social soberana e coercitiva. Por isso, o Estado tem como elementos constitutivos: a soberania, o povo e o território. 
Nação: grupo de pessoas que compartilham origem, interesses, ideias, valores, princípios, história, língua, cultura, etc., com sentimento de união entre si. Assim, dentro de um Estado (território) podem existir diversas nações, já que o conceito nação está vinculado as identidades, as culturas e aos aspectos históricos. 
Governo: pode ser compreendido uma das instituições que compõem o Estado, com a principal finalidade e função de administrá-lo. Caracteriza-se por um conjunto de pessoas que ocupam posições de autoridade dentro de um Estado, tendo por objetivo impor regras a uma sociedade política e exercer a sua autoridade. 
República: deve ser vista como uma forma de Governo, onde seus representantes são escolhidos pelo povo diferentemente do que ocorre em uma monarquia (outra forma de Governo). O termo república vem do latim res publica, isso é, bem comum ou coisa pública, utilizado em prol da administração dos bens e dos interesses públicos.

Outros materiais