Buscar

DICAS DE COMO REALIZAR CURRICULO FALADO

Prévia do material em texto

CURRICULO FALADO
REQUISITOS IMPORTANTES PARA GRAVAR O VIDEO:
1. Equipamento com boa resolução de câmera e áudio (Lembre-se também de verificar (antes!) como está a captação do áudio pelo dispositivo que você escolher usar);
2. Estar em um ambiente silencioso e com boa luminosidade (O importante é que o vídeo seja feito no formato horizontal e gravado durante o dia, para aproveitar a luz natural e de preferência com a câmera traseira do celular, caso resolva utilizá-lo);
3. O equipamento de gravação deve estar num tripé, e bem posicionado para que não sejam cortadas partes do seu corpo, lembrando que é importante estar sentada e com postura adequada;
4. Cuidados pessoais: vista-se como se você fosse a uma entrevista presencial, baseado na sua pesquisa sobre a empresa e a vaga a qual está concorrendo.
5. Outra dica: tome cuidado para não deixar o vídeo relaxado ou descontraído demais. Guie-se pela formalidade exigida pela vaga.
6. Roteiro com a apresentação: aparecer lendo não é uma boa ideia. Escreva um roteiro simples e objetivo, que resuma bem quem é você, ao menos profissionalmente. Leia várias vezes e fale para a câmera com segurança.
7. Se gravou e o vídeo não ficou bom, não tem problema: grave de novo. Treine o que vai dizer até que consiga passar a mensagem. E de um jeito – pelo menos, aparentemente – espontâneo.
SUGESTÃO DE ROTEIRO:
Comece o vídeo se apresentando (nome, idade). Em seguida, fale sobre sua formação acadêmica e experiência profissional. Informe seus objetivos, competências e realizações e ressalte suas qualidades.
Meu nome é Dionatan da Silva Santos, tenho 35 anos, sou casado, resido em Teixeira de Freitas, tenho um filho, estou formando em administração de Empresas, tenho 8 anos de experiência com gestão de pessoas, como gerente de varejo, coordenador de filial e supervisor de vendas. Passei pela empresa Eletrosom como gerente, Crefisa como coordenador e a última empresa o banco Agibank como supervisor de vendas. Tenho como objetivo, finalizar a faculdade, tornar um gerente regional de vendas na empresa que eu estiver trabalhando. Por ter sido vendedor e trabalhado arduamente trazendo resultados, tornei-me gerente. Sou focado em resultados, gosto de chegar primeiro, amo lidar com pessoas e negociare processos, tenho olho clínico para melhorias em processos e redução de gastos. Proativo, comunicativo, aprendo rápido, dou o meu melhor no que faço. Um projeto que participei foi quando fui convidado a ser supervisor do banco Agibank, tive um pouco de medo, pois tratava de uma inauguração do zero, sem clientes, sem propagandas em sites, rádios ou tv. Tinha eu e equipe para trazer clientes e com ações bem definidas além de força de vontade, foi possível inaugurar, e entregar as metas propostas. Queria estar entre as 10 melhores agências do Brasil, e chegamos não entre as 10, mas fomos a top 5 dentro de mais de 600 agências. Ser reconhecido é importante, mas reconhecer é melhor. Sempre reconheço talentos, aquele resultado não veio apenas de mim, veio da equipe, que estava alinhada, treinada e comprometida pelo resultado final.
Tenho orgulho de ver pessoas que passaram por minha gestão e foram treinadas, estarem hoje em cargos de gestão.
Por último, escolha projeto pelo qual tem bastante orgulho. Dê preferência para o que tenha relação com a vaga a que está se candidatando. Descreva-o e comente suas contribuições.
DICA DE OURO: 
Treine uma expressão feliz, com sorriso no rosto (o mais natural possível), tente pensar em um momento que remeta a este sentimento e no profissional INCRIVEL que você é.

Continue navegando