Buscar

QUESTIONÁRIo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO – AULA 04 – PEDAGOGIA
· Por se caracterizar como um distúrbio do desenvolvimento sem cura, de causas ainda não bem definidas e que compromete gravemente o desenvolvimento social das crianças, o autismo gera uma série de impactos para a vida do indivíduo autista. Todavia, na atualidade, graças à diminuição do preconceito, podemos afirmar que:
Resposta Marcada :PONTUAÇÃO TOTAL: 1NOTAS OBTIDAS 
· As características dos distúrbios relacionados ao chamado autismo são comuns a outras síndromes, permitindo, assim, classificá-las num mesmo grupo denominado Transtornos do Espectro autista, ou TEA, que agrupa os seguintes transtornos específicos: autismo, autismo de alto funcionamento, transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger, síndrome de Reti e transtorno invasivo ou global do desenvolvimento. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada :
O chamado autismo de alto desempenho era anteriormente diagnosticado como síndrome de Asperger.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A surdo-cegueira faz parte da Múltipla Deficiência Sensorial, sendo, de maneira mais simplista, considerada como a associação da deficiência auditiva com a deficiência visual, pois ela pode afetar também outros sistemas, como o tátil (do toque), o vestibular (do equilíbrio), o proprioceptivo (posição corporal), o olfativo (aromas e odores) ou o gustativo (sabor). Com relação à surdo-cegueira e ao processo de aprendizagem inclusiva, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Resposta Marcada :
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos surdos-cegos é a comunicação.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· T. é uma criança com deficiência visual severa, acentuada microcefalia decorrente de toxoplasmose congênita e alteração significativa das funções neurológicas, motoras e intelectuais. As causas da deficiência de T., bem como suas características e necessidades, diferem daquelas que caracterizam o TEA. A criança fora diagnosticada como um indivíduo com “deficiência múltipla grave”. Tendo por base o caso de T. e o diagnóstico sugerido, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada :
A educação de T. deve ser baseada em suas potencialidades e limites, considerando, para isso, um diagnóstico correto.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Para a prática da Educação Inclusiva é fundamental conhecer tanto a deficiência quanto as necessidades de cada tipo de aluno com necessidades educacionais especiais. Não raro, porém, o diagnóstico do aluno ainda não foi estabelecido. Nestes casos, é desejável que o educador conheça também os sintomas de cada deficiência, com o intuito de orientar os responsáveis pelo aluno em relação à importância de um diagnóstico médico. Em relação à criança com um transtorno não diagnosticado, qual dos elementos citados abaixo indica um possível diagnóstico de autismo?
Resposta Marcada :
A criança que, por vezes, diz coisas de maneira repetitiva sem que se alterem suas expressões faciais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1

Continue navegando