Buscar

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREFEITURA DE SÃO LUÍS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA “ANTÔNIO LOPES”
PROJETO: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”
 
1- IDENTIFICAÇÃO
· Tema: “Horta na escola”
· Áreas a serem trabalhadas: Ciências Humanas e Sociais.
· Duração: 01 (um) mês
· Periodicidade: 02 (duas) vezes por semana.
· Clientela: Crianças da creche, infantil I, II, III e toda a comunidade escolar.
· Produto final: exposição dos trabalhos no mural externo e de sala de aula a cada etapa concluída do projeto; preparação e degustação de uma salada de frutas e palestras aos pais sobre a importância de uma alimentação saudável pra sua família.
· Culminância: 22/06/2008
Descrição: o presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável a partir dos 3 anos de idade, ampliando os conhecimentos dos educando sobre o tema.
2- JUSTIFICATIVA
Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares assumindo a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. A alimentação se dá em função do consumo de alimentos (e não de nutrientes). Os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos estes componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Os nutrientes são importantes, contudo, os alimentos não podem ser resumidos a veículos destes. Os alimentos trazem significações culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas. O alimento como fonte de prazer também é uma abordagem necessária para promoção da saúde. Neste sentido, é fundamental resgatar as práticas e valores alimentares culturalmente referenciados bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares. O setor público é o caminho para a construção de modos de vida que tenham como objetivo central a promoção da saúde e a prevenção das doenças. Assim, é meta da Unidade de Educação Básica permitir a nossa clientela escolar entrar em contato com o conhecimento e refletir sobre ele a fim de assumir posturas que permitirão hábitos alimentares de forma saudável caso assumido pelos pais dos nossos alunos.
3 – OBJETIVOS
· Incentivar aos bons hábitos alimentares;
· Conhecer as preferências alimentares dos alunos;
· Refletir com os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
· Consumir alimentos que estejam dentro do prazo de validade;
· Conhecer a lista dos alimentos que fazem bem à nossa saúde;
· Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
· Conhecer formas de aproveitamento de cascas de frutas e outros vegetais para não perder o que eles possuem de mais nutritivo.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES:
1ª ETAPA: (Frutas e sucos) e higiene com os alimentos
Compartilhar com os pais e comunidade o trabalho a ser desenvolvido na reunião de pais e mestres.
· A professora levará as crianças pra cozinha da escola e mostrará alguns tipos de frutas e legumes e a partir do conhecimento prévio das crianças a professora fará uma rápida sondagem através de uma conversa informal dos hábitos alimentares dos alunos, tentando descobrir se eles conhecem as frutas e legumes que estão vendo e se costumam comer diariamente vegetais.
· Contagem de frutas, cores, tamanho – será explorada as frutas através da análise das cores, quantidade e tamanho. Explicar para os alunos que antes de manusear os alimentos devemos lavá-los para se ter uma boa saúde.
· Em sala às crianças do Infantil III escreverão o que aprenderam na cozinha e as da creche, Infantil I e Infantil II desenharão e falarão o que aprenderam durante a oficina de sucos.
OBS: Para a próxima aula é necessário providenciar junto a SP Alimentações LTDA algumas verduras para que as crianças possam entrar em contato e assim possamos perceber quais vegetais são comuns no cardápio diário da criança buscando formas de sanar deficiências com relação algumas vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil.
· Trabalhar com os alunos alguns hábitos de higiene: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições.
2ª ETAPA: (verduras)
Na cozinha da escola as crianças agora entrarão em contato com algumas verduras e por meio da observação e manuseio os alunos falarão o nome de verduras que conhecem e listarão em sala de aula (Almeirão, alface, beterraba, couve, couve-flor, nabo, rabanete, aspargos verdes, rúcula, tomate, berinjela, salsinha, cebola, cebolinha, alho, agrião, pepino, espinafre, acelga, aipo, alfafa, alho-porró, brócolis, broto-de-feijão, chicória, coentro, repolho, couve-de-bruxelas, broto de bambu, mostarda).
No horário de artes visuais a professora ensinará a confecção de carimbos com batata, construção de montagem da imagem de frutas usando pedaços de E.V.A ou crepom enrolados pelas crianças.
Junto com os alunos lavar os alimentos para fazer uma salada que será consumida juntamente com a merenda escolar e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos antes de comê-los; comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação da salada de tomate, alface e cenoura.
Escrever em forma de pequeno texto como foi a experiência de preparar o seu próprio alimento.
Explicar novamente para os alunos que antes de manusear os alimentos devemos lavá-los para se ter uma boa saúde.
3ª ETAPA: (Legumes)
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata, lentilhas, feijão, ou outros legumes acessíveis em São Luís.
A turma poderá usar de grãos que sobraram da sopa pra formar figuras de várias formas em sala de aula através de colagem com papel camurça ou outro tipo de papel e em seguida, expor o trabalho no mural da escola.
4ª ETAPA: Fique esperto e não coma alimento fora da validade
Pedir para os alunos levarem a sala de aula embalagens de produtos que costumam comprar para se alimentar com o objetivo de ensinar os alunos a observarem a validade dos alimentos destacados nos rótulos de embalagens de alimentos.
Logo depois de usar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
5ª ETAPA: Vitaminas caprichadas
Listar e explicar sobre algumas vitaminas que encontramos nos vegetais que são essenciais para o bom funcionamento do corpo do ser vivo (vitamina A, B, C, D etc.).
Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina escolhida pela turma (banana- maça? Caju-limão?).
6ª ETAPA: Alimentos que não podemos comer demais
Mostrar que alguns exemplos de guloseimas que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, batata frita, pastéis etc.
Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários das crianças no caderno individual, caderno do projeto e mural da escola.
7ª ETAPA: Leite e derivados
Trazer para sala algumas receitas que contenham como ingredientes: queijo, leite e iorgute e explorar a importância desses alimentos. Aproveitar e fazer um laboratório na cozinha da escola com estas receitas seguindo os passos:
· Escrever a receita em papel pardo com a participação dos alunos e ajuda da professora;
· Selecionar os ingredientes;
· Selecionar os utensílios da cozinha a serem usados;
· Aventais e toucas para os participantes;
· Execução e participação.
8ª ETAPA: Culminância do projeto
Alunos do Infantil II e III participarão da preparação de uma salada de frutas na cozinha da escola.
Será feito também convites pelos alunos solicitando a presença dos pais para prestigiar as produções dos filhos e a palestra da Nutricionista da SP Alimentações que contribuirá ensinando formas eficientes de aproveitamento de cascas de alimentos.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Coordenação geral da Política de Alimentação e Nutrição. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável.
PHILLIPI ST, LATERZA AR, CRUZ ATR, RIBEIRO LC. Pirâmide Alimentar Adaptada: Guiapara Escolha dos Alimentos. Rev. Nutr. , Campinas, 12(1): 65-80, Jan./Abril, 1999.
Toneto, Helena, Tonetto, Angela. Você precisa saber, L&PM Pocket, RS, 2003.
SHILS, M.E. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na doença. São Paulo: Manole, 2003.

Continue navegando