Buscar

ECODESIGN rose

Prévia do material em texto

ECODESIGN – 
PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Elementos do projeto sustentável.
“MATERIAIS”
 A ideia de sustentabilidade permeia negócios de diversas áreas, como indústrias de transformação, agricultura e serviços. Os alertas em relação à degradação do meio ambiente estão levando as empresas a adicionar metas referentes à sustentabilidade como indicadores de qualidade.
 Na arquitetura os profissionais desta área também devem se preocupar em fazer projetos sustentáveis. Porém, o que é pode ser chamado de arquitetura sustentável? Os projetos sustentáveis de arquitetura são aqueles pensados de forma a reduzir ou a eliminar impactos ambientais durante sua construção e seu uso.
 Os arquitetos precisam conhecer quais pontos dos seus projetos devem ser repensados para atingir estes objetivos. Os Matérias são fundamentais para a elaboração do Projeto
Materiais reciclados
Os materiais utilizados na construção podem causar um grande impacto no meio ambiente. Devido a isso, a reutilização de alguns materiais é fundamental para que seu projeto cause um impacto menor do que o esperado no meio ambiente.
As madeiras de demolição, por exemplo, são madeiras nobres provenientes de antigas construções, dormentes de linhas de trem e cruzetas de postes. Depois de limpas e tratadas, estas madeiras podem dar um acabamento elegante e durável em ambientes internos e externos de uma residência.
Exemplos:
Materiais ecológicos
Além de reutilizar materiais, o arquiteto também pode utilizar materiais verdes, fabricados por métodos mais ambientalmente amigáveis que os tradicionais.
O tijolo ecológico, por exemplo, adquire sua resistência através da compactação por uma prensa hidráulica, dispensando a queima durante sua fabricação. Além disso, eles têm furos em seu corpo para que eles possam ser encaixados, reduzindo o consumo de argamassa durante a construção.
Outro tipo de material sustentável é a telha ecológica. Esse tipo de telha é fabricado com papel de embalagens reciclado ou fibra vegetal como base, sendo coberto com resinas para protegê-las dos raios UV. Outras também podem receber uma camada de alumínio como reforço.
Exemplos:
Em Minas Gerais a utiliza-se asfalto ecológico na construção e recuperação de vias públicas
Outra opção é usar o reboco feito de argila, para deixar a parede mais lisa.
Seu apelo ecológico tem a ver com o desempenho térmico, que pode eventualmente dispensar o uso de equipamentos que gastem energia para otimizar a sensação térmica, e também com a inexistência de cimento em sua composição, que é um material que agride o meio-ambiente para ser produzido.
Materiais comuns que são sustentáveis
Plástico reciclado
O plástico reciclado pode ser moído no concreto para reduzir o peso total do mesmo mantendo-o tão forte quanto. Usá-lo como agregado no cimento evita o entupimento do aterro sanitário e pode substituir o agregado convencional que precisaria ter sido extraído.
Cortiça
A cortiça é um material emergente que pode ser a solução da natureza para muitas das nossas preocupações ambientais. É colhida cortando a casca dos carvalhos para serem comprimidos e aquecidos e tornarem-se a rolha que reconhecemos como rolhas de garrafas e agora revestimentos. A casca cria uma elemento de cortiça completamente renovável, impermeável, isolante acústico e resistente ao fogo.
Terra
Um dos materiais de construção mais antigos, acessíveis e fáceis de usar, a terra poder ser comprimida em módulos e dar origem a superfícies de forma livre. Mas o melhor de tudo é que as construções feitas com ela podem retornar ao meio ambiente, causando baixo impacto.
Bambu
Existe uma ótima razão para a maioria dos projetos feitos com bambu estarem concentrados no sudeste asiático: seu uso é feito conforme a localização geográfica da construção. O que torna este um item incrível para a arquitetura sustentável são qualidades como flexibilidade e resistência, além da beleza.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=yEfRB-9s0G8
Aluna: 
Ana Terra de Faria
Rosemar Neves

Continue navegando