Logo Passei Direto
Buscar

Planejamento de experimentos (CGQ06) Avaliação II - Individual

User badge image
Eliane Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo estatístico capaz de explorar todo universo de dados necessários, na qual o conhecimento de diversos métodos é imprescindível para a escolha e a realização de um planejamento experimental satisfatório.
Sobre o teste de hipóteses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para a realização do teste de hipóteses, não é necessário supor uma hipótese como verdadeira.
( ) No teste de hipóteses, deseja-se avaliar se a hipótese nula é verdadeira, o que equivale a afirmar que, ao escolher uma observação em um conjunto de dados em análise, não haverá alteração da resposta média dos fatores.
( ) O teste de hipóteses pode ser realizado utilizando diversos parâmetros populacionais, como a média, o desvio padrão, a variância, entre outros, e podem haver distintas construções de hipóteses.
( ) O teste de hipóteses analisa uma afirmação com relação a um parâmetro populacional, sendo que uma das duas hipóteses testadas é dada como verdadeira.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - F - V.

O intervalo de confiança é uma delimitação dos parâmetros de uma distribuição, geralmente apresentado como uma 'estimativa ± margem de erro'.
Com base na imagem anexa e sobre o intervalo de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade, sendo simétricas em torno da média.
( ) As curvas de densidade normal, de uma forma geral, têm forma de sino e são caracterizadas pela média e desvio padrão.
( ) Na distribuição normal, aproximadamente 68% das observações estão a menos de um desvio padrão da média; 95% das observações estão a menos de dois desvios padrões da média e 99,7% das observações estão a menos de três desvios padrões da média.
( ) O nível de significância é definido como o nível de incerteza, no caso de intervalo de confiança de 5%, por exemplo, o nível de significância seria de 5%.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo estatístico capaz de explorar todo universo de dados necessários, na qual o conhecimento de diversos métodos é imprescindível para a escolha e a realização de um planejamento experimental satisfatório.
Sobre o intervalo de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O intervalo de confiança é uma delimitação dos parâmetros de uma distribuição, geralmente apresentado como uma 'estimativa ± margem de erro'.
( ) Um intervalo de confiança de 95% quer dizer que, em 95% das vezes testadas, o resultado estará incorreto, contido dentro daquele intervalo prescrito.
( ) A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade, são simétricas em torno da média, têm forma de sino, são caracterizadas pela média e desvio padrão. Na distribuição normal, aproximadamente 88% das observações estão a menos de um desvio padrão da média.
( ) O nível de significância é definido como o nível de incerteza, no caso de intervalo de confiança de 95%, por exemplo, o nível de significância seria de 5%.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

Para estimar a margem de erro, deve-se utilizar um determinado nível de confiança, ou seja, a taxa de sucesso do método que produz o intervalo. A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade.
Sobre valores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 99,7%.
II- 95%.
III- 68%.
IV- Nível de significância de 5%.
( ) Intervalo de confiança de 95%.
( ) Observações que estão a menos de um desvio padrão da média.
( ) Observações estão a menos de dois desvios padrões da média.
( ) Observações estão a menos de três desvios padrões da média.

A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo estatístico capaz de explorar todos os dados necessários. Um experimento completamente aleatorizado é realizado por meio da análise aleatória de um parâmetro com relação a diferentes tratamentos.
Sobre o método ANOVA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um método eficaz para análise estatística de experimentos aleatorizados com um único fator é a análise de variância ou ANOVA.
( ) Um dos objetivos da aplicação da ANOVA é o de realizar teste estatístico para verificar se há diferença entre distribuição de uma medida entre três ou mais grupos.
( ) O método ANOVA é pouco eficaz para a análise estatística de experimentos aleatorizados com um único fator.
( ) Um dos pressupostos do método ANOVA é que as observações são independentes, ou seja, cada elemento amostral deve ser independente.
a) V - V - F - V.
b) F - F - F - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Em estatística, uma amostra é definida como um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população por determinado procedimento. Dentro do planejamento experimental, a análise da amostra deve ser um dos primeiros fatores a serem pensados.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Há dois tipos básicos de amostras: amostra de resposta voluntária e amostra de conveniência.
( ) Um exemplo de resposta voluntária é quando a pessoa escolhe se responderá a uma pesquisa, por exemplo: quando o entrevistador faz a escolha da pessoa, como entrevistas em ruas ou shoppings.
( ) A aleatoriedade não é importante na escolha de uma amostra em um experimento.
( ) Um fator a ser pensado em amostras de conveniência é o local escolhido para tal entrevista, visto que determinado local tende a ser frequentado por pessoas de diferentes classes sociais, podendo acarretar uma tendência nos dados obtidos.
a) F - V - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - F - F - V.

A distribuição normal de probabilidade é descrita na curva de densidade normal. Esta curva possui certas características: é simétrica em torno da média, tem forma de sino e é caracterizada pela média e desvio padrão.
Com base na imagem a seguir, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à porcentagem das observações que estão a menos de um desvio padrão da média:
a) 68%.
b) 75%.
c) 95%.
d) 98%.

A estatística é uma ciência que engloba planejamento, execução, coleta e análise de dados em um experimento. A etapa de planejamento é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto.
Sobre os três princípios básicos para planejar experimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os três princípios básicos para planejar experimentos são: réplica, aleatorização e formação de blocos.
( ) Réplica são repetições do experimento, não sendo respeitada nenhuma das condições de cada etapa.
( ) A aleatorização consiste em manter ao acaso tanto as condições de experimentação quanto a ordem dos ensaios.
( ) A sistematização de conjuntos homogêneos para realização de blocos experimentais é denominada formação de blocos.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

Os experimentos aleatorizados em blocos completos são utilizados quando o fator de interesse tem mais de dois níveis, ou seja, mais de dois tratamentos. A denominação "completo" se dá pelo fato de que em cada bloco são avaliados todos os níveis do fator de interesse e todos os tratamentos.
Sobre os experimentos aleatorizados em blocos, analise as sentenças a seguir:
I- É inapropriado o uso de blocos aleatorizados quando for necessário controlar a variabilidade provocada por fatores perturbadores conhecidos.
II- Os efeitos dos tratamentos e dos blocos são definidos como desvios da média global.
III- Em um experimento aleatorizado em blocos completos, a interação entre tratamentos e blocos não existe.
IV- Deve-se usar experimentos aleatorizados em blocos completos quando o fator de interesse tiver apenas um nível.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

É preciso entender que uma estimativa pontual, como média e desvio padrão da população, dificilmente será fidedigna ao resultado global da população, sendo, portanto, preferível a aplicação de estimativas inferenciais como o intervalo de confiança.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No caso de um intervalo de confiança de 95%, por exemplo, o nível de significância seria de 95%.
II- Um intervalo de confiança de 95% quer dizer que, 5% das vezes testadas o resultado estará correto, contido dentro daquele intervalo prescrito.
III- O nível de significância é definido como o nível de incerteza ou grau de desconfiança de uma inferência.
IV- As curvas de densidade normal de uma forma geral são assimétricas em torno da média, têm forma de pizza e são caracterizadas pela média e desvio padrão.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo estatístico capaz de explorar todo universo de dados necessários, na qual o conhecimento de diversos métodos é imprescindível para a escolha e a realização de um planejamento experimental satisfatório.
Sobre o teste de hipóteses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para a realização do teste de hipóteses, não é necessário supor uma hipótese como verdadeira.
( ) No teste de hipóteses, deseja-se avaliar se a hipótese nula é verdadeira, o que equivale a afirmar que, ao escolher uma observação em um conjunto de dados em análise, não haverá alteração da resposta média dos fatores.
( ) O teste de hipóteses pode ser realizado utilizando diversos parâmetros populacionais, como a média, o desvio padrão, a variância, entre outros, e podem haver distintas construções de hipóteses.
( ) O teste de hipóteses analisa uma afirmação com relação a um parâmetro populacional, sendo que uma das duas hipóteses testadas é dada como verdadeira.
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - F - V.

O intervalo de confiança é uma delimitação dos parâmetros de uma distribuição, geralmente apresentado como uma 'estimativa ± margem de erro'.
Com base na imagem anexa e sobre o intervalo de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade, sendo simétricas em torno da média.
( ) As curvas de densidade normal, de uma forma geral, têm forma de sino e são caracterizadas pela média e desvio padrão.
( ) Na distribuição normal, aproximadamente 68% das observações estão a menos de um desvio padrão da média; 95% das observações estão a menos de dois desvios padrões da média e 99,7% das observações estão a menos de três desvios padrões da média.
( ) O nível de significância é definido como o nível de incerteza, no caso de intervalo de confiança de 5%, por exemplo, o nível de significância seria de 5%.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo estatístico capaz de explorar todo universo de dados necessários, na qual o conhecimento de diversos métodos é imprescindível para a escolha e a realização de um planejamento experimental satisfatório.
Sobre o intervalo de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O intervalo de confiança é uma delimitação dos parâmetros de uma distribuição, geralmente apresentado como uma 'estimativa ± margem de erro'.
( ) Um intervalo de confiança de 95% quer dizer que, em 95% das vezes testadas, o resultado estará incorreto, contido dentro daquele intervalo prescrito.
( ) A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade, são simétricas em torno da média, têm forma de sino, são caracterizadas pela média e desvio padrão. Na distribuição normal, aproximadamente 88% das observações estão a menos de um desvio padrão da média.
( ) O nível de significância é definido como o nível de incerteza, no caso de intervalo de confiança de 95%, por exemplo, o nível de significância seria de 5%.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

Para estimar a margem de erro, deve-se utilizar um determinado nível de confiança, ou seja, a taxa de sucesso do método que produz o intervalo. A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade.
Sobre valores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 99,7%.
II- 95%.
III- 68%.
IV- Nível de significância de 5%.
( ) Intervalo de confiança de 95%.
( ) Observações que estão a menos de um desvio padrão da média.
( ) Observações estão a menos de dois desvios padrões da média.
( ) Observações estão a menos de três desvios padrões da média.

A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo estatístico capaz de explorar todos os dados necessários. Um experimento completamente aleatorizado é realizado por meio da análise aleatória de um parâmetro com relação a diferentes tratamentos.
Sobre o método ANOVA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um método eficaz para análise estatística de experimentos aleatorizados com um único fator é a análise de variância ou ANOVA.
( ) Um dos objetivos da aplicação da ANOVA é o de realizar teste estatístico para verificar se há diferença entre distribuição de uma medida entre três ou mais grupos.
( ) O método ANOVA é pouco eficaz para a análise estatística de experimentos aleatorizados com um único fator.
( ) Um dos pressupostos do método ANOVA é que as observações são independentes, ou seja, cada elemento amostral deve ser independente.
a) V - V - F - V.
b) F - F - F - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Em estatística, uma amostra é definida como um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população por determinado procedimento. Dentro do planejamento experimental, a análise da amostra deve ser um dos primeiros fatores a serem pensados.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Há dois tipos básicos de amostras: amostra de resposta voluntária e amostra de conveniência.
( ) Um exemplo de resposta voluntária é quando a pessoa escolhe se responderá a uma pesquisa, por exemplo: quando o entrevistador faz a escolha da pessoa, como entrevistas em ruas ou shoppings.
( ) A aleatoriedade não é importante na escolha de uma amostra em um experimento.
( ) Um fator a ser pensado em amostras de conveniência é o local escolhido para tal entrevista, visto que determinado local tende a ser frequentado por pessoas de diferentes classes sociais, podendo acarretar uma tendência nos dados obtidos.
a) F - V - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - F - F - V.

A distribuição normal de probabilidade é descrita na curva de densidade normal. Esta curva possui certas características: é simétrica em torno da média, tem forma de sino e é caracterizada pela média e desvio padrão.
Com base na imagem a seguir, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à porcentagem das observações que estão a menos de um desvio padrão da média:
a) 68%.
b) 75%.
c) 95%.
d) 98%.

A estatística é uma ciência que engloba planejamento, execução, coleta e análise de dados em um experimento. A etapa de planejamento é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto.
Sobre os três princípios básicos para planejar experimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os três princípios básicos para planejar experimentos são: réplica, aleatorização e formação de blocos.
( ) Réplica são repetições do experimento, não sendo respeitada nenhuma das condições de cada etapa.
( ) A aleatorização consiste em manter ao acaso tanto as condições de experimentação quanto a ordem dos ensaios.
( ) A sistematização de conjuntos homogêneos para realização de blocos experimentais é denominada formação de blocos.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

Os experimentos aleatorizados em blocos completos são utilizados quando o fator de interesse tem mais de dois níveis, ou seja, mais de dois tratamentos. A denominação "completo" se dá pelo fato de que em cada bloco são avaliados todos os níveis do fator de interesse e todos os tratamentos.
Sobre os experimentos aleatorizados em blocos, analise as sentenças a seguir:
I- É inapropriado o uso de blocos aleatorizados quando for necessário controlar a variabilidade provocada por fatores perturbadores conhecidos.
II- Os efeitos dos tratamentos e dos blocos são definidos como desvios da média global.
III- Em um experimento aleatorizado em blocos completos, a interação entre tratamentos e blocos não existe.
IV- Deve-se usar experimentos aleatorizados em blocos completos quando o fator de interesse tiver apenas um nível.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

É preciso entender que uma estimativa pontual, como média e desvio padrão da população, dificilmente será fidedigna ao resultado global da população, sendo, portanto, preferível a aplicação de estimativas inferenciais como o intervalo de confiança.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No caso de um intervalo de confiança de 95%, por exemplo, o nível de significância seria de 95%.
II- Um intervalo de confiança de 95% quer dizer que, 5% das vezes testadas o resultado estará correto, contido dentro daquele intervalo prescrito.
III- O nível de significância é definido como o nível de incerteza ou grau de desconfiança de uma inferência.
IV- As curvas de densidade normal de uma forma geral são assimétricas em torno da média, têm forma de pizza e são caracterizadas pela média e desvio padrão.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

Prévia do material em texto

18/09/2022 07:24 Avaliação II - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:766850)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 52596534
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo 
estatístico capaz de explorar todo universo de dados necessários, na qual o conhecimento de diversos 
métodos é imprescindível para a escolha e a realização de um planejamento experimental satisfatório. 
Sobre o teste de hipóteses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Para a realização do teste de hipóteses, não é necessário supor uma hipótese como verdadeira. 
( ) No teste de hipóteses, deseja-se avaliar se a hipótese nula é verdadeira, o que equivale a afirmar 
que, ao escolher uma observação em um conjunto de dados em análise, não haverá alteração da 
resposta média dos fatores. 
( ) O teste de hipóteses pode ser realizado utilizando diversos parâmetros populacionais, como a 
média, o desvio padrão, a variância, entre outros, e podem haver distintas construções de hipóteses. 
( ) O teste de hipóteses analisa uma afirmação com relação a um parâmetro populacional, sendo que 
uma das duas hipóteses testadas é dada como verdadeira. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - F - V.
D V - F - F - F.
O intervalo de confiança é uma delimitação dos parâmetros de uma distribuição, geralmente 
apresentado como uma 'estimativa ± margem de erro'. Com base na imagem anexa e sobre o intervalo 
de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade, sendo simétricas 
em torno da média. 
( ) As curvas de densidade normal, de uma forma geral, têm forma de sino e são caracterizadas pela 
média e desvio padrão. 
( ) Na distribuição normal, aproximadamente 68% das observações estão a menos de um desvio 
padrão da média; 95% das observações estão a menos de dois desvios padrões da média e 99,7% das 
observações estão a menos de três desvios padrões da média. 
( ) O nível de significância é definido como o nível de incerteza, no caso de intervalo de confiança 
de 5%, por exemplo, o nível de significância seria de 5%. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
18/09/2022 07:24 Avaliação II - Individual
about:blank 2/6
FONTE DA IMAGEM: LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. São Paulo: Pearson 
Education do Brasil, 2015.
A V - V - V - F.
B V - F - V - V.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.
A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo 
estatístico capaz de explorar todo universo de dados necessários, na qual o conhecimento de diversos 
métodos é imprescindível para a escolha e a realização de um planejamento experimental satisfatório. 
Sobre o intervalo de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O intervalo de confiança é uma delimitação dos parâmetros de uma distribuição, geralmente 
apresentado como uma 'estimativa ± margem de erro'. 
( ) Um intervalo de confiança de 95% quer dizer que, em 95% das vezes testadas, o resultado estará 
incorreto, contido dentro daquele intervalo prescrito. 
( ) A curva de densidade normal descreve a distribuição normal de probabilidade, são simétricas em 
torno da média, têm forma de sino, são caracterizadas pela média e desvio padrão. Na distribuição 
normal, aproximadamente 88% das observações estão a menos de um desvio padrão da média. 
( ) O nível de significância é definido como o nível de incerteza, no caso de intervalo de confiança 
de 95%, por exemplo, o nível de significância seria de 5%. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - F.
D V - F - F - V.
Para estimar a margem de erro, deve-se utilizar um determinado nível de confiança, ou seja, a 
taxa de sucesso do método que produz o intervalo. A curva de densidade normal descreve a 
distribuição normal de probabilidade. Sobre valores, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
3
4
18/09/2022 07:24 Avaliação II - Individual
about:blank 3/6
I- 99,7%. 
II- 95%. 
III- 68%. 
IV- Nível de significância de 5%. 
( ) Intervalo de confiança de 95%. 
( ) Observações que estão a menos de um desvio padrão da média. 
( ) Observações estão a menos de dois desvios padrões da média. 
( ) Observações estão a menos de três desvios padrões da média. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - IV - II.
B IV - I - II - III.
C IV - III - II - I.
D II - IV - I - III.
A análise das variáveis por artifício das técnicas existentes possibilita a evolução de um modelo 
estatístico capaz de explorar todos os dados necessários. Um experimento completamente 
aleatorizado é realizado por meio da análise aleatória de um parâmetro com relação a diferentes 
tratamentos. Sobre o método ANOVA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Um método eficaz para análise estatística de experimentos aleatorizados com um único fator é a 
análise de variância ou ANOVA. 
( ) Um dos objetivos da aplicação da ANOVA é o de realizar teste estatístico para verificar se há 
diferença entre distribuição de uma medida entre três ou mais grupos. 
( ) O método ANOVA é pouco eficaz para a análise estatística de experimentos aleatorizados com 
um único fator. 
( ) Um dos pressupostos do método ANOVA é que as observações são independentes, ou seja, cada 
elemento amostral deve ser independente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - F.
Em estatística, uma amostra é definida como um conjunto de dados coletados e/ou selecionados 
de uma população por determinado procedimento. Dentro do planejamento experimental, a análise da 
amostra deve ser um dos primeiros fatores a serem pensados. Sobre o exposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Há dois tipos básicos de amostras: amostra de resposta voluntária e amostra de conveniência. 
( ) Um exemplo de resposta voluntária é quando a pessoa escolhe se responderá a uma pesquisa, por 
5
6
18/09/2022 07:24 Avaliação II - Individual
about:blank 4/6
exemplo: quando o entrevistador faz a escolha da pessoa, como entrevistas em ruas ou shoppings. 
( ) A aleatoriedade não é importante na escolha de uma amostra em um experimento. 
( ) Um fator a ser pensado em amostras de conveniência é o local escolhido para tal entrevista, visto 
que determinado local tende a ser frequentado por pessoas de diferentes classes sociais, podendo 
acarretar uma tendência nos dados obtidos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - F - V.
D V - F - F - F.
A distribuição normal de probabilidade é descrita na curva de densidade normal. Esta curva 
possui certas características: é simétrica em torno da média, tem forma de sino e é caracterizada pela 
média e desvio padrão. Com base na imagem a seguir, assinale a alternativa CORRETA que 
corresponde à porcentagem das observações que estão a menos de um desvio padrão da média: 
FONTE DA IMAGEM: LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. São Paulo: Pearson 
Education do Brasil, 2015.
A 98%.
B 95%.
C 75%.
D 68%.
A estatística é uma ciência que engloba planejamento, execução, coleta e análise de dados em 
um experimento. A etapa de planejamento é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto. Sobre 
os três princípios básicos para planejar experimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
( ) Os três princípios básicos para planejar experimentos são: réplica, aleatorização e formação de 
blocos. 
() Réplica são repetições do experimento, não sendo respeitada nenhuma das condições de cada 
etapa. 
7
8
18/09/2022 07:24 Avaliação II - Individual
about:blank 5/6
( ) A aleatorização consiste em manter ao acaso tanto as condições de experimentação quanto a 
ordem dos ensaios. 
( ) A sistematização de conjuntos homogêneos para realização de blocos experimentais é 
denominada formação de blocos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - F - V - V.
C V - F - F - F.
D F - V - V - V.
Os experimentos aleatorizados em blocos completos são utilizados quando o fator de interesse 
tem mais de dois níveis, ou seja, mais de dois tratamentos. A denominação "completo" se dá pelo fato 
de que em cada bloco são avaliados todos os níveis do fator de interesse e todos os tratamentos. Sobre 
os experimentos aleatorizados em blocos, analise as sentenças a seguir: 
I- É inapropriado o uso de blocos aleatorizados quando for necessário controlar a variabilidade 
provocada por fatores perturbadores conhecidos. 
II- Os efeitos dos tratamentos e dos blocos são definidos como desvios da média global. 
III- Em um experimento aleatorizado em blocos completos, a interação entre tratamentos e blocos 
não existe. 
IV- Deve-se usar experimentos aleatorizados em blocos completos quando o fator de interesse tiver 
apenas um nível. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
É preciso entender que uma estimativa pontual, como média e desvio padrão da população, 
dificilmente será fidedigna ao resultado global da população, sendo, portanto, preferível a aplicação 
de estimativas inferenciais como o intervalo de confiança. Sobre o exposto, analise as sentenças a 
seguir: 
I- No caso de um intervalo de confiança de 95%, por exemplo, o nível de significância seria de 95%. 
II- Um intervalo de confiança de 95% quer dizer que, 5% das vezes testadas o resultado estará 
correto, contido dentro daquele intervalo prescrito. 
III- O nível de significância é definido como o nível de incerteza ou grau de desconfiança de uma 
inferência. 
IV- As curvas de densidade normal de uma forma geral são assimétricas em torno da média, têm 
forma de pizza e são caracterizadas pela média e desvio padrão. 
9
10
18/09/2022 07:24 Avaliação II - Individual
about:blank 6/6
Assinale a alternativa CORRETA.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina