Buscar

AV1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - Maírys Frazão

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINASSAU
CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
 PROFESSOR EXECUTOR GLEYDSON DE SOUZA
 TUTOR DEBORA SANTOS
 ALUNO MAÍRYS LIMA FRAZÃO DA COSTA
SOCRÁTICOS E PSICOLOGIA
 A definição da palavra psicologia quer dizer o estudo da alma, e, um dos precursores na preocupação pela alma humano foi o ilustre filósofo Sócrates, seguido pelo seu discípulo Platão, e o aluno do seu discípulo, Aristóteles. Esses três pensadores protagonizaram o Período Socrático, período esse que marcou o interesse pela natureza humana e seu espírito, contando com a ajuda da filosofia do Período Socrático para dar à luz ao que conhecemos hoje como a Psicologia do Desenvolvimento. Contudo, quais foram as contribuições do Período Socrático para a Psicologia do Desenvolvimento? 
 Para responder a essa pergunta dividiremos em três partes, citando um pouco das principais contribuições de cada um dos filósofos que fizeram parte do período em questão. Primeiro, o principal pensamento de Sócrates que norteou a Psicologia do Desenvolvimento foi a afirmação que a principal característica do ser humano é a razão (capacidade de autoexame para autogoverno). Sócrates também afirmava que o ser humano é possuidor de uma alma virtuosa, anos mais tarde o escritor suíço Rousseau acrescentou que “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”; segundo, Platão era adepto ao diálogo, que na psicologia é de suma importância, também acreditava ser a alma a inteligência, racionalidade, também irascível e concupiscente; terceiro, Aristóteles acreditava ser a alma o princípio da vida ativa e que as ideias partem da realidade vivida, dando a psicologia a explicação do desenvolvimento de algumas atitudes humanas como: o desenvolvimento das artes, das construções, da agricultura, da sociedade, etc. Exemplo: o indivíduo que vivi a realidade do frio terá ideias para se aquecer, o desenvolvimento dessas ideias, ou, ideia, será a sua atitude que, no que lhe concerne, é o reflexo da sua realidade. 
 Em virtude dos fatos e exemplo mencionados, podemos afirmar que o Período Socrático foi fundamental para muitos aspectos da Psicologia do Desenvolvimento, considerando o maior objetivo desses dois lados que é a melhoria da vida humana a partir do estudo de sua alma e comportamento, identificados através da observação, questionamentos e diálogos para evitar, extinguir ou solucionar atitudes individuais potencialmente problemáticas. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
MARQUES, Mayanna. Filosofia Antiga. Educa Mais Brasil, 2020. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/filosofia-antiga Acessado em: 02/09/2022.
FERREIRA, Caio. Psicologia Na Antiguidade: as primeiras compreensões da pessoa. Sociedade dos Psicologos, 2020. Disponível em: https://spsicologos.com/tag/socrates/ Acesso em 20/09/2022.

Continue navegando