Buscar

psicologia do desenvolvimento contex

Prévia do material em texto

Uninassau
Pedagogia
Aluna: Jaqueline Patrícia Alves Do Nascimento Botelho
Psicologia do Desenvolvimento
Professores: Debora da Silva Santos
 Adriana Ferreira da Silva
 Fernanda Maria Agostinho
Olá, Equipe EaD 11!
Chegamos ao final de nossa trilha de aprendizagem e acreditamos que agora você já tenha as competências necessárias para aplicar os princípios da Psicologia do Desenvolvimento em sua prática profissional!
Estudamos em nosso livro didático que olhar para o passado constitui um método de várias linhas psicoterapêuticas, como a Psicanálise que tenta compreender o passado do paciente ou, como nas abordagens cognitivo-comportamental e gestáltica, que tentam entender como o passado afeta o presente, e que bases da Psicologia podem ser encontradas em Platão e Aristóteles, no século V a.C.
Estudamos também as principais ideias dos filósofos da antiguidade, especificamente do período Socrático:
1.Sócrates: Exame de si mesmo para estudar o homem, o qual é possuidor de uma alma e nasce virtuoso.
2.Platão: O que temos no mundo físico é criado, antes, no mundo das ideias, da alma universal, de onde provem a alma humana.
3.Aristóteles: A alma é um princípio de vida, e as ideias são o reflexo da realidade. Os filósofos antigos já faziam questionamentos quanto ao comportamento humano e, com objetivo de investigar o ser humano, suas motivações, pensamentos, emoções, sensações, memórias e aprendizagem.
A atividade que propomos é que você elabore uma dissertação de 1 lauda, com um mínimo de 25 linhas e um máximo de 30, apresentando suas reflexões e considerações sobre a contribuição do período Socrático para a Psicologia do Desenvolvimento. Lembre de contextualizar sua produção com os conteúdos estudados ao longo de nossa disciplina. Importante também referenciar as citações!
Boa atividade!!!
A psicologia ganha força no período Socrático onde ele professa a espiritualidade e a imortalidade da alma, faz distinção de conhecimento sensitivo e intelectual mais não deixa claro o que é o livre arbítrio, identifica a vontade e a inteligência, preocupava-se com o limite que separa o homem dos animais, postulou que a razão era a principal característica para diferenciá-los, homem e animal. Socrátes foi um crítico dos costumes da época da democracia, religião da antiga ciência física, fez uma verdadeira revolução que mudou o pensamento ocidental e que lhe custou a vida.
Psicologia tem origem em duas palavras gregas: Psyché(alma) logos(razão),a psicologia seria o “estudo da alma”. Segundo Bock, Furtado e Teixeira(2008,p.33), para os filósofos gregos “A alma ou espirito era concebida como parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade o desejo a sensação e a percepção”.
E através de todo o pensamento de Socratico que a psicologia seguiu ganhando espaço e forma, onde o ser humano se desenvolve e busca entender o comportamento humano e seus processos mentais que abrange varias áreas, a do desenvolvimento estuda as mudanças que uma pessoa passa ao longo de sua vida, se concentra não apenas em bebes mais também em crianças pequenas, adolescentes, adultos e idosos, incluindo suas habilidades motoras, resolução de problemas, compreensão moral, aquisição de linguagem, emoções, personalidades. Outro conceito é a formação de identidade que remete a identidade individual e pessoal de cada individuo, é a construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas. Sem a contribuição desses grandes filósofos a psicologia não teria se desenvolvido ao longo do tempo. Foi a fusão de suas ideias que desenvolveu vários estudos para que chegarmos onde estamos hoje.
Referências:
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/contribuição_De_Filosofia_Na_psicologia/394836.html
https://www.ufsm.br/órgãos_suplementares/nte/wp_content/uploads/sites/358/2019/07/MD_psicologiadodesenvolvimento_e_ da_aprendizagem.pdf
https://www.recantodasletras.com.br/artigos_de_ciencia_e_tecnologia/3109659

Continue navegando