Buscar

Responsabilidade Social e Ambiental - Exercícios da Unidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social e Ambiental
Exercícios da unidade 4
Questão 1Correta
“O conceito de Função Social Empresarial envolve a ideia  de  que  o lucro e somente ele não é mais a função prioritária da empresa. As empresas, hoje, incluem no seu rol de prioridade os reflexos de suas decisões perante a sociedade, incorporando o bem privado à utilização voltada à coletividade [...]”   DELBONO, B. F. Responsabilidade social e ambiental. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P.186.  
Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.  
I. A função social empresarial também inclui, além da responsabilidade social, a responsabilidade ambiental. A conjunção do respeito à dignidade do trabalhador, no caso os empregados, ao respeito à sociedade, ao meio ambiente e ao consumidor garantirá à empresa uma satisfatória imagem empresarial, que é nada mais nada menos que sua honra.
PORQUE
II. A Imagem Empresarial ou Imagem Corporativa é a feição da empresa, ou seja, como ela é percebida pela É a sua identidade corporativa, definindo-a perante a sociedade. O seu crédito depende da sua imagem que está ligada a visão, valor e missão da empresa atrelado à responsabilidade social e ambiental. Diz respeito à ideologia da marca e o perfil de seus produtos e como são colocados para o consumidor.
A respeito dessas asserções assinale a opção CORRETA:
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.   - A afirmativa I está CORRETA, visto que a função social empresarial também inclui, além da responsabilidade social, a responsabilidade ambiental. A conjunção do respeito à dignidade do trabalhador, no caso os empregados, ao respeito à sociedade, ao meio ambiente e ao consumidor garantirá à empresa uma satisfatória imagem empresarial, que é nada mais nada menos que sua honra. - A afirmativa II, está CORRETA e justifica a I pois a Imagem Empresarial ou Imagem Corporativa é a feição da empresa, ou seja, como ela é percebida pela sociedade. É a sua identidade corporativa, definindo-a perante a sociedade. O seu crédito depende da sua imagem que está ligada a visão, valor e missão da empresa atrelado à responsabilidade social e ambiental. Diz respeito à ideologia da marca e o perfil de seus produtos e como são colocados para o consumidor, visto que a conjunção do respeito à dignidade do trabalhador, no caso os empregados, ao respeito à sociedade, ao meio ambiente e ao consumidor garantirá à empresa uma satisfatória imagem empresarial, que é nada mais nada menos que sua honra.
Questão 2Correta
“Yunus (2009) criou os princípios do negócio social, quais sejam: sustentabilidade econômica e financeira; os investidores devem receber de volta  apenas a quantia investida, nenhum dividendo é dado além dessa quantia; devolvida a quantia investida; o lucro da empresa permanece nela pela expansão e melhoria; consciência ambiental; a mão de obra envolvida recebe remuneração de mercado com melhoria das condições de trabalho; e realizar com alegria”
 
DELBONO, B. F. Responsabilidade social e ambiental. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P. 154.
 
Sobre  o Negócio Social, analise as afirmativas a seguir:
I. Constitui-se numa sociedade empresária prospectada para atingir os seus objetivos sociais no mercado do seu segmento.
II. Se confunde com uma sociedade não empresária, ou seja, organização sem fins lucrativos, como uma ONG.
III. Negócio social é aquele que obtém um lucro modesto, que é usado para expandir o alcance da empresa.
IV. Buscam desenvolver no mercado meios e soluções que contribuam para superar problemas consideráveis afetos tanto ao social quanto ao ambiental.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Sua resposta
I, III e IV.
Alternativa correta: I, III e IV.   I. Constitui-se numa sociedade empresária prospectada para atingir os seus objetivos sociais no mercado do seu segmento. CORRETA, pois o negócio social não despreza o lucro que comumente é modesto e pode compreender a solução de uma necessidade social ou, até mesmo, ambiental.   II. Se confunde com uma sociedade não empresária, ou seja, organização sem fins lucrativos, como uma ONG. INCORRETA, pois os negócios sociais não deve se confundir com uma sociedade não empresária, ou seja, organização sem fins lucrativos, como uma ONG.   III. Negócio social é aquele que obtém um lucro modesto, que é usado para expandir o alcance da empresa. CORRETA, pois constitui-se numa sociedade empresária prospectada para atingir os seus objetivos sociais no mercado do seu segmento. IV. Buscam desenvolver no mercado meios e soluções que contribuam para superar problemas consideráveis afetos tanto ao social quanto ao ambiental. CORRETA, pois coloca o lucro de modo diverso aos empreendimentos tradicionais, pois o lucro nos negócios sociais não constitui o fim, sendo, pois, o fim o negócio em si que põe fim a problemas sociais e ambientais importantes.    DELBONO, B. F. Responsabilidade social e ambiental. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P. 153.
Questão 3Correta
Economia Solidária, Colaborativa e Criativa, destacam-se dentre as alternativas socioambientais, além dos negócios sociais, apresentando -se como um conjunto de práticas e teorias econômicas que se baseiam no uso inteligente dos recursos naturais, de forma a satisfazer as necessidades atuais enquanto garante recursos para as futuras gerações, desta forma acabam por estarem elencadas as práticas de sustentabilidade econômica.
 
Associe os modelos de economia para a sustentabilidades apresentados na primeira coluna, com suas respectivas características apresentadas na segunda coluna.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Economia solidária.
	1. Modo de produção que se caracteriza pela igualdade de direitos, sendo estes de posse coletiva dos que trabalham com eles assim está apresentando-se como característica central deste modelo de economia.
	II. Economia colaborativa.
	2. É aquela que se define pelo estímulo ao consumo compartilhado, agregando valor com a prospecção da marca.
	III. Economia criativa.
	3. Trata-se de um conjunto de atividades exercido com imaginação e criatividade, da qual se extrai valor econômico.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Sua resposta
I – 1; II – 2; III – 3.
Alternativa correta: I – 1; II – 2; III – 3.   - Economia solidária - Modo de produção que se caracteriza pela igualdade de direitos, sendo estes de posse coletiva dos que trabalham com eles assim está apresentando-se como característica central deste modelo de economia. - Economia colaborativa - É aquela que se define pelo estímulo ao consumo compartilhado, agregando valor com a prospecção da marca. - Economia criativa - Trata-se de um conjunto de atividades exercido com imaginação e criatividade, da qual se extrai valor econômico.
Questão 4Errada
Contribuintes de todo o Brasil podem destinar parte do Imposto de Renda a pagar, para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) criado Lei Federal 8069 – de 13/07/90. Para estimular as doações, a Rede Marista de Solidariedade, uma ONG da região Sul, desenvolveu a campanha Imposto Solidário. Uma das campanhas desenvolvidas por essa rede financiada por esse fundo por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, foi a campanha 'Defenda-se";, que contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, promovendo a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos.
Considerando o texto e imagem, leia as frases numerando-as com a sequência correta das ações que são feitas para viabilizar o projeto "Defenda-se".
( ) Pessoas físicas podem doar parte de seu imposto de renda a pagar, acessando o site <http://www.impostosolidario.org.br/>.
( ) Fazer a destinação do imposto de renda pode transformarvida de crianças e adolescentes através de políticas financiadas com esse imposto de renda doado, promovendo as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, promovendo, inclusive – conforme a imagem - a participação das crianças como protoganistas de sua autodefesa contra a exploração sexual por meio de vídeos educativos.
( ) Para participar, pessoas físicas devem entrar no site e fazer a opção da doação, escolhendo Estado, Município e Programa que quer contribuir. Pessoas físicas também podem doar.
( ) Após informar o valor da doação, gere uma guia no próprio site, a guia DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Pague essa guia e envie uma cópia para comprovar sua participação.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de ações:
Sua resposta
1 - 2 - 3 - 4.
A série correta é a seguinte: Inicialmente as Pessoas físicas que quiserem doar a parte permitida de seu Imposto de Renda a pagar, devem acessar o site <http://www.impostosolidario.org.br/> e em seguida escolher o Estado, Município e Programa que quer contribuir. Após informar o valor da doação, o interessado gera uma guia no próprio site, a guia DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais. O interessado deve, então, pagar a DARF e enviar uma cópia do pagamento para comprovar sua participação. Fazer isso pode transformar vida de crianças e adolescentes através de políticas financiadas com esse Imposto de Renda doado, promovendo as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, promovendo, inclusive – conforme a imagem - a participação das crianças como protoganistas de sua autodefesa contra a exploração sexual por meio de vídeos educativos.
Questão 5Correta
É definida pela Lei nº 9.795/1999, com o  interesse em trabalhar as questões ecológicas acessíveis a toda a população, incluindo o público com necessidades especiais, nos remete a uma reflexão sobre sensibilização. Apresentando -se como  um movimento de cidadania tendo um papel desafiador porque nos leva a obter novos conhecimentos e assumir novas condutas de preservação ambiental. (DELBONO, 2016).
Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde ao significado do conceito apresentado pelo texto:
Sua resposta
Educação Ambiental.
Alternativa correta: Educação Ambiental. CORRETA, visto que o contexto apresentado pelo texto defini-se corresponde aos aspectos apresentados pela Educação Ambiental definida pela Lei 9795/99   - Gestão Ambiental. INCORRETA. Gestão ambiental é uma área de conhecimento que visa resolver problemas em empresas e diversas organizações seguindo normas e especificações ambientais, bem como a legislação vigente.     - Economia Solidária. INCORRETA, visto que a economia solidaria está voltada para é defendida como estratégia para promover a igualdade social e garantir o pleno emprego.   - Educação Sustentável. INCORRETA, visto que a sustentabilidade é colocado como uma solução para o equilíbrio do trinômio (economia, sociedade e meio ambiente) e não apresenta-se com base na lei 9795/99.   - Economia Criativa. INCORRETA, visto que a economia criativa pauta-se  é o setor econômico formado pelas indústrias criativas ( o conjunto de atividades econômicas relacionadas a produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários.)

Outros materiais