Buscar

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA 
ALUNA : Elizamara da Silva Assunção 
MATRÍCULA: 04073967 DATA: 27/03/2022 PROFESSOR: Yuri Gomes
DISCIPLINA: Técnicas Terapêuticas Manuais CURSO: Fisioterapia 
(Mobilização Neural)
1- INTRODUÇÃO
Breve descrição e perguntas sobre a organização do Sistema Nervoso (Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico), onde o SNP é dividido em gânglios e nervos, onde os nervos são divididos em sensoriais e motores e que na divisão dos motores temos os movimentos voluntários e autônomo, onde o autônomo pode ser SNP simpático e SNP parassimpático. 
2- ESTRUTURA DO NERVO E FUNÇÕES 
Os nervos periféricos consistem em feixes paralelos de axônio. Os axônios estão circundados por três bainhas e tecidos, sendo elas: O endoneuro, perineuro e peneiro. As fibras nervosas são estruturas importantes na formação dos nervos, órgãos responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Cada neurofibra, seja ela mielinizada ou não, é revestida por uma camada de tecido conjuntivo, denominado endoneuro. Esse feixe de neurofibras, por sua vez, é envolto por outra camada de tecido conjuntivo: o perineuro. Por fim, esses conjuntos de feixes se organizam para formar os nervos, sendo revestidos por uma terceira camada de tecido conjuntivo, chamada epineuro. O endoneuro, o perineuro e o epineuro contêm vasos sanguíneos, que transportam oxigênio e nutrientes a todas as fibras nervosas.
3- INTERFACE MECÂNICA:
Consiste em tudo que reside próximo ao sistema nervoso, como: Músculos, osso, discos intercorpovertebrais, ligamentos, fáscias e vasos sanguíneos.
No limiar da face mecânica, ocorre o efeito físico que geralmente são rupturas das adesões e ocorre efeitos fisiológicos como a mobilidade neural, fluxo sanguíneo e dor.
4- INDICAÇÕES 
Dor no curso da raiz nervosa pós exercícios, programa de treino, doença degenerativa da raiz nervosa, podendo ser inflamatória ou maligna.
5- CONTRAINDICAÇÕES
Estenose estrema, aderências congênitas e uso de anticoagulantes.
contraindicações absolutas da mobilização neural temos como tal, tumores, lesões ocorridas no sistema nervoso central, lesões medulares ou da cauda equina, problemas agudos com recente agravamento dos sinais neurológicos.
6- AVALIAÇÃO: A avaliação consiste em exames físicos, palpação transversal, dor, reflexo, força, e observar fatores que podem alterar o exame como: AIDS, Diabetes melitus, esclerose múltipla, polineuropatias, medicações e processo inflamatório. Deve – se obter alguns cuidados como a irritabilidade do aluno e dos tecidos, amplitude articular do movimento do aluno, posicionamento sempre o mesmo e testar ambos os lados.
7- PROCEDIMENTO:
Oscilação lenta, iniciar de distal para proximal em relação ao ponto objetivado, repetição progressiva, tempo de aplicação de 20 a 60 s e 100 a 160 segundos cada série. 
8- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os nervos iniciam os movimentos na articulação, por este motivo, é necessário entender suas localidades e funções no sistema. Sendo as articulações um ponto chave em que os nervos se tornam mais longos, sendo os nervos frouxos, móveis e se adaptam. 
Estilo de vida como sedentarismo. Modernismo, postura profissional, moda, arquitetura e decoração, fatores que afetam negativamente o SNP. 
A Mobilização Neural (MN) é uma técnica que tem como objetivo restaurar o movimento e a elasticidade do SN, o que promove o retorno às suas funções normais e a redução do quadro sintomático (9). Embora a MN não seja amplamente conhecida, essa ideia de aplicar um tratamento mecânico para o tecido neural não é nova.

Mais conteúdos dessa disciplina