Buscar

Atividade - Psicologia da Adultez

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 22 Adultez - Desenvolvimento Psicossocial - Questionário
01. O que é nicho ecológico? 
O estilo de vida particular e o contexto social aos quais os adultos se adaptam porque são compatíveis com as necessidades de sua personalidade individual e interesses.
02. Descreva o estágio Intimidade versus Isolamento. 
Adultos buscam intimidade – uma conexão próxima e recíproca com outro ser humano. A intimidade é mútua, altruísta, o que significa que adultos precisam dedicar seu tempo e energia um para o outro. Esse processo começa no início da adultez e continua no decorrer da vida. O isolamento é especialmente provável quando o divórcio ou a morte rompem laços íntimos estabelecidos.
03. Na adultez, ao passo que as pessoas superam etapas de adversidade e confusão, a personalidade geralmente muda para melhor ou para pior? 
A personalidade dos adultos se mantém estável, e a crise de meia-idade é mais um mito que uma realidade, mais um reflexo da coorte que uma experiência universal. No entanto, alguns indivíduos passam por mudanças notáveis, e muitos amadurecem, como descrevem Erikson e Maslow.
04. Descreva o estágio Generatividade versus Estagnação. 
Adultos precisam cuidar da próxima geração, seja criando seus próprios filhos, seja acompanhando, ensinando e ajudando o próximo. A primeira descrição de Erikson desse estágio focava na paternidade, mas depois ele incluiu outras formas de alcançar a generatividade. Adultos prolongam o legado de suas culturas e suas gerações com cuidado contínuo, criatividade e sacrifício.
05. Os cinco traços básicos da personalidade - abertura, escrupulosidade (ou conscienciosidade), extroversão, amabilidade (ou socialização) e neuroticismo - permanecem praticamente estáveis durante a adultez ou mudam drasticamente? 
Muitos pesquisadores que estudam traços de personalidade acreditam que mudanças na personalidade ocorrem gradativamente ao envelhecer, mas a ordem no ranking permanece a mesma. Em outras palavras, aqueles com altos níveis de extroversão aos 20 anos ainda têm níveis altos aos 80, se comparados com pessoas de sua própria idade, mas não necessariamente se comparados com pessoas de 20 anos. A tendência geral de envelhecimento é positiva.
06. Descreva comboio social. 
Coletivamente, os membros familiares, amigos, conhecidos e até estranhos que caminham lado a lado no decorrer de suas vidas como indivíduos.
07. À medida que os filhos adultos saem, da casa de seus pais (Treas e Gubernskaya, 2012), as relações intergeracionais estão se fortalecendo ou enfraquecendo? 
Apesar de muitos adultos hoje em dia saírem da casa de seus pais para formar seus próprios lares, um estudo com 7578 adultos, em sete países, mostrou que a separação física não necessariamente causou o enfraquecimento dos laços familiares. Ao que parece, as relações intergeracionais estão se fortalecendo, e não enfraquecendo, à medida que os filhos adultos saem da casa de seus pais (Treas e Gubernskaya, 2012).

Continue navegando