Buscar

Os fatores que afetam sua segurança do trabalho

Prévia do material em texto

Os fatores que afetam sua segurança do trabalho
O Brasil é o 4º no ranking mundial se tratando de acidentes de trabalho e sem dúvidas, é algo que precisa de muita atenção. Não basta ser produtivo e gerar bons resultados para a empresa, o funcionário precisa ter boa saúde e segurança e isso só se obtém com adoção de medidas hábeis para prevenção de acidentes.
Por isso, trouxemos algumas práticas para prevenir esses acidentes. Entenda como a prevenção pode ser efetiva para aumentar a segurança e reduzir os danos para todos.
De inicio, verifique as ferramentas e máquinas utilizadas, devendo retira-las de uso caso tenha danos. Muitos acidentes podem ser evitados se medidas rigorosas forem tomadas nesses casos e se checado regularmente as condições de segurança.
Atente-se também aos equipamentos de proteção que devem ser usados durante o exercicio das atividades, pois é ele que irá protejer a saude do colaborador. Assim, irá evitar acidentes e impede que a produtividade seja afetada de alguma forma. É de muita importancia utilizar EPIs adequados e bem conservado, trocando sempre que estiverem danificados ou ultrapassados.
Vale lembrar da importância de realizar treinamentos pois não adianta boas condições, além de maquinas e ferramentas adequadas, se o funcionário não souber utiliza-los.
Capacite seu pessoal para o uso correto dos equipamentos e sempre os atualize sobre as novas tecnologias. É uma forma eficiente para o trabalhador realizar suas atividades corretamente, para que não gere acidentes.
Mantenha um bom diálogo com seus colaboradores, com conteúdos educativos e assim, lhes conscientizará a prevenir e evitar acidentes e cria a ideia de não ter improvisos e distrações durante a jornada na empresa.
São atitudes simples que servem para deixar claro que são inúmeros os benefícios quando se previne acidentes, desde reduzir afastamentos até o aumento de qualidade de vida.
Pense também em uma forma de seus colaboradores trocarem informações sobre as atividades na empresa, facilitando a confiança entre funcionário e gestor para que os acidentes sejam relatados rapidamente e que peçam a troca ou aquisição dos equipamentos.
Realize exames médicos periodicamente com seus colaboradores e ofereça ou incentive atividades como caminhadas, ginásticas laborais e outros exercícios para relaxar, minimizando os riscos de acidentes.
Atente-se a importância dos direitos do trabalhador e legislações vigentes para a saúde e segurança do trabalhador. O não cumprimento das normativas não se baseia apenas em pagar multas pois coloca em risco a vida de todos que estão na empresa.
É fundamental adotar essas e outras práticas para preservar a vida dos colaboradores, impactando diretamente na produtividade, imagem e lucros da empresa.

Continue navegando