Buscar

Entrevista Gestora Marianna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA R2 EM BIOLOGIA	
Cara Gestora Marianna dos Santos Domingos Braga dos Santos, gostaria de contar com sua colaboração no sentido de responder a essa entrevista. Não é necessário se identificar, e se assim o fizer, por uma questão de ética, terá a sua identidade preservada. 
1. Como foi assumir a gestão dessa escola? Conte um pouco desse processo e como a comunidade lhe recebeu. 
Para mim é uma grande responsabilidade, pois além de responder pela parte administrativa, ainda respondo pelo pedagógico. No entanto, fico grata que meu trabalho sirva de escada para a educação dos alunos e de incentivo para meus colegas de profissão. Meu cargo foi por indicação politica e fui muito bem recebida pela comunidade escolar, pais e alunos. 
2. Fale sobre sua formação profissional e a relação de sua arrea com a área de gestão escolar. 
Sou professora, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia, Neuropedagogia e Gestão Escolar, assumi em 2005 o cargo de Coordenadora desta instituição. Em 2012 assumi a direção. Gosto do que faço e faço da minha profissão uma filosofia de vida, já que, quando fazemos o que gostamos nosso trabalho flui mais e melhor. Temos que ser responsáveis naquilo que nos propomos a fazer, seja qual for a área. Se todos os profissionais pensassem assim, com certeza a educação tinha melhores resultados.
3. Você se identifica com o que faz? Pretende continuar na área quando não for mais gestor (a) educacional?
Com certeza, até porque, fiz magistério e sabia que meu trabalho não seria fácil. Sou Diretora há um ano e meio e estou nesta escola desde 2005 atuando como coordenadora. Sou professora e, portanto, continuarei na área se Deus quiser.
4. Fale um pouco da proposta pedagógica da escola? Você participou da construção da mesma? Pretende realizar alguma alteração e caso afirmativo, qual o motivo?
A Proposta Pedagógica é um instrumento de suma importância para a escola, pois é nela que são estabelecidas as metas, os objetivos, assim como as ações que vão melhorar o andamento da instituição. Minha participação foi bastante ativa, já que fiquei responsável pela elaboração da mesma em parceria com toda a equipe escolar, pois essa Proposta deve ser construída em conjunto, é um documento da escola e, portanto, exige a participação de todos que fazem parte dela.
5. Sua escola tem Conselho ou Colegiado Escolar? Em caso afirmativo, que ações foram implementadas a partir da atuação do mesmo? (seja na esfera administrativa, financeira ou pedagógica)?
Esta escola tem Conselho Escolar e sempre que necessário este Conselho se reúne para tomar discutir e tomar decisões que sejam em prol de uma educação de qualidade.
6. Para você, o que é uma escola de qualidade?
Uma escola que atinja o maior índice de aprendizagem, já que, não adianta uma escola ultramoderna se os alunos não aprendem a ler nem escrever.
7. Sendo assim, você classificaria a sua escola como “de qualidade”? Justifique:
Eu a considero uma escola de qualidade em parte, pois apesar de sermos uma equipe responsável, comprometida e com o IDEB acima da média projetada, ainda precisamos melhorar bastante, uma vez que, também, dependemos de fatores externos
8. Como a escola resolve os problemas de faltas/baixo rendimento dos professores?
Reuniões periódicas, análise dos resultados, tomadas de decisão, enfim. Volto a dizer uma escola não só é feita de diretor, ela é feita de diretor, vice-diretor, coordenador, secretário, professores, pais e alunos, somos uma família e precisamos, junto, lutar por objetivos promissores.
9. Como a escola procura resolver os problemas de falta/baixo rendimento dos alunos (as)?
Reuniões periódicas, análise dos resultados, tomadas de decisão, enfim. Volto a dizer uma escola não só é feita de diretor, ela é feita de diretor, vice-diretor, coordenador, secretário, professores, pais e alunos, somos uma família e precisamos, junto, lutar por objetivos promissores
10. Quais os pontos mais fortes da sua gestão e os que ainda precisam melhorar no que diz respeito às três esferas da gestão: administrativo, financeiro e pedagógico?
Para que uma instituição funcione de fato, uma esfera completa a outra, assim, no geral, considero o comprometimento de toda a equipe escolar e a vontade de dar certo, os pontos fortes desta unidade escolar e a falta de compromisso por parte de algumas famílias, e o reflexo trazido por estas crianças para a escola pontos que ainda precisam melhorar.

Continue navegando

Outros materiais