Buscar

Tuberculose: Causas, Sintomas e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Tuberculose
A tuberculose é caracterizada por uma doença infectocontagiosa que afeta, principalmente, os pulmões, mas pode apresentar formas extrapulmonares. 
A Mycobacterium tuberculosis é uma bactéria gram positiva, aeróbia intracelular facultativa, não esporulam, não produzem toxinas, além disso, possuem crescimento lento. 
De acordo com a OMS, 1/3 da população mundial é infectada pela Mycobacterium tuberculosis, sendo mais prevalente em países em desenvolvimento. 
Conceitos importantes: 
Patogenia o termo patogenia, ou patogênese, se refere ao modo como os agentes etiopatogênicos agridem o nosso organismo, produzindo a doença. 
Virulência grau de patogenicidade de um agente infeccioso. 
Patogenia:
1. Nos alvéolos, o bacilo é fagocitado por macrófagos locais (resposta imune inata);
2. Dentro doas alvéolos, ocorre a proliferação desses bacilos, gerando uma resposta inflamatória aguda, com recrutamento de neutrófilos e macrófagos;
3. Com a persistência do bacilo, ocorre resposta inflamatória crônica e a imunidade específica é ativada (linfócitos T são recrutados, 3-4 ou até 6 semanas após a infecção). 
4. Através da liberação de interleucinas, mais fagócitos são recrutados e se acumulam ao redor dos bacilos.
5. Ocorre uma agregação linfocitária, formando, assim, o granuloma, como tentativa de controlar a multiplicação e de isolar o bacilo.
6. No centro dessa reação granulomatosa, pode surgir uma área de necrose caseosa. 
Sinais e sintomas:
· Tosse por mais de 3 semanas;
· Febre vespertina (não muito elevada);
· Sudorese noturna;
· Perda ponderal;
· Cansaço/fadiga;
· Dor ao respirar. 
Fatores de risco:
· HIV/AIDS; 
· Tempo decorrida da infecção ao desenvolvimento da TB ativa;
· Idade < 2 anos > 60 anos;
· Presença de doenças e/ou tratamentos imunossupressores. 
OBS: ILTB ≠ TUBERCULOSE (doença ativa)
ILTB se refere a infecção latente da tuberculose, em que a pessoa é infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas o bacilo permanece viável sem causar doença no indivíduo. A tuberculose é a doença em si, com seus sintomas associados. 
Transmissão a tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.
Diagnóstico o diagnóstico da tuberculose é clínico, a partir de uma anamnese completa com avaliação de sinais e sintomas, somado a exames complementares (teste molecular, cultura e baciloscopia). Além disso, exames de imagem podem ser realizados como uma forma de diagnóstico complementar. 
· Teste rápido molecular teste de amplificação de ácidos nucleicos para detecção de DNA dos bacilos através da técnica de PCR. Além da detecção da doença, esse exame fornece informação relacionada a resistência ou não da bactéria a rifampicina (medicação utilizada para o tratamento da TB). 
· Baciloscopia pesquisa do BAAR (bacilo álcool-ácido resistente) pelo método de Ziehl-Neelsen. 
· Cultura em casos pulmonares com baciloscopia negativa, a cultura do escarro pode aumentar em até 30% o diagnóstico bacteriano da doença. Esse método possui como desvantagem o tempo de realização, mas é um método de elevada especificidade e sensibilidade. 
OBS: PPD (prova tuberculínica) a prova tuberculínica é realizada em pacientes com suspeita de tuberculose latente e PPD positivo indica infecção pela bactéria da tuberculose. 
Tratamento:
O tratamento da TB dura, no mínimo, 06 meses, é gratuito e está disponível no SUS. Além disso o esquema básico contém 4 medicações: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.