Buscar

Resposta imune humoral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta imune humoral 
As respostas imunes humorais são iniciadas a partir do reconhecimento específico do antígeno pela célula B, em órgãos linfoides secundários. Assim, o antígeno se liga a célula B naive maduras, resultando na proliferação e diferenciação da célula B em plasmócitos. O mecanismo efetor da resposta imune humoral é o anticorpo. 
T-dependentes X T-independentes 
As respostas aos antígenos proteicos requerem ajuda das células T auxiliares, de modo que esses antígenos são chamados de T dependentes. Nessas respostas, os linfócitos B ativados começam a produzir anticorpos distintos do igM, em um processo denominado troca de isotipo de classe pesada, sendo uma resposta mais lenta, porém mais potente. Além da troca de isotipo, ocorre maturação por afinidade no centro germinativo e as células T auxiliares estimulam a produção de plasmócitos de vida longa e a geração de células B de memória. No entanto, antígenos polissacarídicos podem ativar células B sem ajuda da Célula T auxiliar, promovendo uma resposta T-independente, sendo que essas respostas são mais rápidas e consistem em, principalmente, anticorpos igM de baixa afinidade. 
Reação no centro germinativo
Resposta primária X resposta secundária 
Em uma resposta primária, as célula B naive são estimuladas pelo antígeno, tornam-se ativadas e se diferenciam em células produtoras de anticorpos, produzindo, portanto, anticorpos específicos ao antígeno indutor. No entanto, na resposta imune secundária, o mesmo antígeno estimula a célula B de memória, levando a produção de quantidades maiores de anticorpos. 
OBS: o antígeno que ativam as células B não são apresentados por APCs.
Troca de isotipo de cadeia pesada 
A troca de isotipos em resposta a diferentes tipos de microrganismos é regulada por citocinas produzidas pelas células T auxiliares que são ativadas por esses microrganismos.
Anticorpos IgM primeiro anticorpo produzido quando há infecção (infecção aguda), atuando na ativação da via clássica do complemento.
Anticorpos IgG opsonização, ativação do complemento (via clássica), ADCC (citotoxicidade celular dependente de anticorpo). 
Anticorpos IgE mediam reações de hipersensibilidade (alergias) e participam da eliminação dos helmintos por mastócitos e eosinófilos. 
Anticorpos IgA imunidade da mucosa —previne a entrada de microrganismos através do epitélio.

Continue navegando