Buscar

A dama da noite Florence

Prévia do material em texto

FLORENCE, A MÃE DA ENFERMAGEM MODERNA 
RIO DE JANEIRO 
BRUNA DE MEDEIROS DA SILVA - ENFERMAGEM
2021
INTRODUÇÃO
Florence Nightingale foi um importante ícone para evolução e destaque da Enfermagem Moderna. Ativa por ter tido estudo e conhecimento em ciências, por ter sido nascida em classe nobre e de família religiosa, viajou por vários países junto a sua família, conhecendo outras culturas e crenças, acredita que sua jornada e participação na guerra de acordo com ela era porque acreditava que tenha sido chamada por Deus para cuidar de soldados e civis durante a longa Guerra da Crimeia, no ano de 1853 a 1856 entre Inglaterra e França que enfrentavam Turquia e Rússia. Com esse trabalho, a enfermeira se tornou uma das figuras de maior destaque, voltando à Inglaterra como uma heroína e com muitos festejos, além de ser reconhecida como a mãe e precursora da modernidade da Enfermagem atual. 
DESENVOLVIMENTO
A jovem Florence Nightingale percebeu que existiam muitas divergências no controle do ambiente, em primeira vista, pela higienização das mãos, que pouco sabia sobre a sua importância na época, até um médico publicar um artigo que esse hábito influenciava na questão de mortalidade entre as jovens que acabavam de dar à luz. Também, observava a quantidade exponencial de soldados que viam a óbito, o que fez com que precisasse treinar enfermeiras com suas técnicas. 
Nightingale propôs a formulação de um gráfico em formato redondo (“formato de pizza”) para a questão de gestão e administração dos hospitais, e acompanhar a evolução das doenças ao longo do período. Outro grande feito da enfermeira, foi ter proposto a Teoria Ambientalista, onde essa observou que o ambiente está intimamente ligado a melhora do paciente, pois em locais aonde trabalhava, os locais além de insalubres, tinham pouca luminosidade, o que relacionava-se a questão da saúde dos soldados, e consequentemente, conseguiam alta. 
Com todo o resultado de um trabalho sólido criado pela jovem nascida em Florença, percebeu que houve uma diminuição exponencial em questão da mortalidade, os soldados conseguiam superar as doenças e voltavam a ativa. Seu trabalho foi tão importante, que recebeu condecoração de mais alto patamar em sua época, por seu imenso e construtivo serviço à Enfermagem Moderna para o desenvolvimento de uma medicina preventiva, melhorando o status e o valor do enfermeiro.
Dedicada aos seus estudos, criou e fundou a primeira Escola de Enfermagem em Londres, abdicou da sua vida pessoal e focou em um trabalho árduo para que fosse tido uma excelente preparação para os enfermeiros que levam o legado da enfermeira até os dias atuais. 
CONCLUSÃO
Conclui-se que a dama da noite, Florence solidificou e edificou os trabalhos e a importância dos enfermeiros para a sociedade e o mundo, juntamente com a formulação de uma Teoria Ambientalista, criação de gráficos para cuidar da administração e gestão hospitalar e epidemiológica juntamente com a Escola de Enfermagem. Ela foi a base de um legado e deve ser reconhecida com alto mérito para a saúde e para os enfermeiros e também, aos futuros profissionais. 
REFERÊNCIAS:
https://gec.proec.ufabc.edu.br/profissao-cientista/florence-nightingale/
https://ctecsaudebsb.com.br/sabe-quem-foi-florence-nightingale-para-a-enfermagem/
https://www.ceen.com.br/historia-da-enfermagem/
http://here.abennacional.org.br/here/v10/n2/a4.pdf
https://www.escoladapaz.com.br/blog/conheca-a-mae-da-enfermagem-moderna-florence-nightingale/

Continue navegando