Buscar

AOL 3

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
1/1
O ___________________, operado a partir da Atenção Básica à Saúde, tem como objetivo principal monitorar o padrão alimentar e o estado nutricional dos indivíduos atendidos pelo SUS, em todas as fases do curso da vida. Por meio do levantamento de dados antropométricos e marcadores de consumo alimentar que possam identificar fatores de risco ou proteção para doenças relacionado a alimentação e nutrição, esse sistema deverá apoiar os profissionais de saúde no diagnóstico local e oportuno dos principais problemas alimentares e nutricionais da população.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima:
Ocultar opções de resposta 
1. Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional
2. Sistema de Informação em Alimentação e Nutrição
3. Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB)
4. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
Resposta correta
5. Sistema de Avaliação Alimentar e Nutricional do SUS (SAN-SUS)
2. Pergunta 2
1/1
A organização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), diretriz presente na PNAN, é uma demanda crescente nos serviços de saúde dos territórios, e possibilita o monitorar e avaliar os agravos de saúde e seus determinantes. Além disso, a VAN pode ajudar os gestores e os profissionais de saúde na garantia do cuidado integral à saúde da população, dando suporte na elaboração de estratégias de prevenção e de tratamento dos agravos e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e de segurança alimentar e nutricional.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Acerca da VAN, assinale a opção FALSA:
Ocultar opções de resposta 
1. A VAN pode ser compreendida como a descrição contínua e a antecipação de tendências dos níveis de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes.
2. A VAN não se sujeita ao controle e a participação da sociedade civil para não haver viés no diagnóstico da segurança alimentar e nutricional dos territórios.
Resposta correta
3. A VAN incorpora tanto a vigilância nos serviços de saúde quanto a integração de informações provindas dos sistemas de informação em saúde, dos questionários populacionais, das chamadas nutricionais e da produção científica.
4. A VAN fornece informações indispensáveis para o diagnóstico nutricional da população.
5. A VAN apoia o planejamento da atenção nutricional e das ações associadas à promoção da saúde e da alimentação equilibrada e saudável.
3. Pergunta 3
1/1
Aprovada pela Portaria nº 710, de 10 de junho de 1999, e atualizada pela Portaria no 2.715, de 17 de novembro de 2011, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) foi criada com o propósito de melhorar das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. O texto da política estabelece princípios, diretrizes, eixos estratégicos de ação e as responsabilidades da União, estados e municípios para com a sua execução e gestão.
São princípios da PNAN os elencados abaixo, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde
2. Combate à diversidade alimentar, de forma a universalizar os padrões alimentares considerados saudáveis
Resposta correta
3. Fortalecimento da autonomia dos indivíduos
4. A determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição
5. A segurança alimentar e nutricional com soberania
4. Pergunta 4
1/1
Para um efetivo monitoramento do estado nutricional da população, manter a periodicidade das avaliações se torna indispensável. Para isso, o registro da avaliação do estado nutricional (isto é, avaliação antropométrica e de marcadores do consumo alimentar) deve seguir o calendário mínimo de consultas para a assistência à saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Fonte: BRASIL. Manual instrutivo para implementação da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil: Portaria no 2.387, de 18 de outubro de 2012. Brasília, 2013a.
Qual a periodicidade recomendada de registro de dados antropométricos e marcadores de consumo alimentar no sistema de informação em saúde para indivíduos adultos?
Ocultar opções de resposta 
1. No mínimo, 1 registro trimestral.
2. No mínimo, 1 registro anual.
Resposta correta
3. No mínimo, 1 registro semestral.
4. No mínimo, 1 registro mensal.
5. No mínimo, 1 registro semanal.
5. Pergunta 5
1/1
O atual cenário de saúde pública do Brasil está caracterizado pela tripla carga de doenças, isto é, pela presença concomitante das doenças infecciosas e carenciais, além das DCNT e das causas externas (como violência urbana, acidentes de trânsito, suicídio etc.). Para solucionar esse problema, é necessário que o SUS reestabeleça a coerência entre a situação de tripla carga de doenças e a assistência à saúde em prática, através da implantação e articulação das ___________________.
Fonte: MARTINS, Thalyta Cássia de Freitas et al. Transição da morbimortalidade no Brasil: um desafio aos 30 anos de SUS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4483-4496, 2021.
Assinale abaixo a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Ocultar opções de resposta 
1. Unidades Básicas de Saúde (UBS)
2. Equipes de Estratégia de Saúde da Família (eSF)
3. Redes de Atenção à Saúde (RAS)
Resposta correta
4. Políticas públicas em Nutrição
5. Políticas de promoção à Saúde
6. Pergunta 6
1/1
A vinculação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) aos programas assistenciais difundiu sua implantação, embora com foco em grupos específicos. A partir da publicação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), reforçou-se a preocupação com a vigilância do estado nutricional de gestantes e do crescimento e desenvolvimento das crianças. Através da terceira diretriz dessa política, o SISVAN foi ampliado e aperfeiçoado, seus procedimentos foram acelerados e sua cobertura estendeu-se por todo o Brasil.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Assinale abaixo a alternativa que NÃO indica um dos objetivos do SISVAN:
Ocultar opções de resposta 
1. Monitorar o padrão alimentar dos brasileiros
2. Monitorar o estado nutricional dos usuários assistidos pelo SUS, em todos os ciclos da vida.
3. Dar o diagnóstico de doenças e dos principais problemas alimentares e nutricionais da população.
Resposta correta
4. Buscar os marcadores de consumo alimentar que possam denotar fatores de risco ou proteção, a exemplo do aleitamento materno e da introdução alimentar de forma complementar.
5. Permite a ênfase à VAN dos povos e comunidades tradicionais (como indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas) e de populações vulneráveis, como aquelas atendidas pelos programas de transferência de renda.
7. Pergunta 7
1/1
A implementação de ações de alimentação e nutrição no âmbito do SUS, sobretudo na atenção básica, devem estar respaldadas pelo conhecimento do perfil epidemiológico do território. Sendo assim, a vigilância epidemiológica e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) são indispensáveis nesse levantamento de dados.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Sobre o SISVAN, assinale a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta1. É um sistema de informação que monitora o padrão alimentar e o estado nutricional apenas de gestantes e crianças atendidas pelo SUS
2. Monitora e fornece dados de consumo alimentar e estado nutricional (antropométricos) de usuários do SUS em todas as fases do curso da vida.
Resposta correta
3. Seus dados não podem ser utilizados por profissionais da atenção básica no diagnóstico dos principais problemas nutricionais do seu território.
4. Não prioriza grupos populacionais em condições de vulnerabilidade – como idosos, gestantes, beneficiários de programas sociais, considerando o princípio da universalidade do SUS.
5. Seus dados são suficientes para o diagnostico completo da situação de saúde de uma localidade, não sendo necessário associá-los com dados de outros sistemas de informação em saúde.
8. Pergunta 8
1/1
As informações acerca do estado nutricional e marcadores de consumo alimentar da população assistida pelos serviços de atenção básica estão disponíveis no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), que é uma plataforma online onde os dados são alimentados e consolidados.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Acerca do SISVAN, assinale a opção INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. Há dois tipos de acessos ao SISVAN: público e restrito.
2. O SISVAN mantém relatórios que podem ser acessados a partir dos dados antropométricos registrados, e dos marcadores de consumo alimentar no e-SUS/APS (sistema informatizado de coleta de dados da atenção primaria a saúde – atenção básica), Sistema Bolsa Família (BFA), além do próprio SISVAN (plataforma própria).
3. Todo estado brasileiro deve ter um responsável pelo SISVAN, cadastrado na plataforma e-Gestor AB, que gerencie as informações da vigilância alimentar e nutricional no estado.
Resposta correta
4. No ingresso 'público' do SISVAN, o usuário tem disponíveis relatórios consolidados, de acesso livre e gratuito para qualquer pessoa por meio de dispositivos eletrônicos (computador, tablet, celular) conectados à internet.
5. Na entrada 'restrita' do SISVAN é possível gerar relatórios individuais e consolidados com informações detalhadas, incluindo a lista nominal dos indivíduos em nível local.
9. Pergunta 9
1/1
Nas últimas décadas, o Brasil vem acompanhando o fenômeno mundial da transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Esta tendência é compreendida como o conjunto de transformações decorrentes da nova conjuntura econômica, social e demográfica mundial que tem impactado no novo estilo de vida e perfil de adoecimento da população.
São características dessa transição, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. Menor longevidade.
Resposta correta
2. Diminuição da taxa de fecundidade e do crescimento populacional.
3. Aumento progressivo da urbanização.
4. Aumento do estilo de vida sedentário.
5. Maior consumo de alimentos hipercalóricos e pobres em nutrientes.
10. Pergunta 10
1/1
O processo de organização e gestão dos cuidados relacionado à alimentação e nutrição na rede de atenção à saúde deverá começar pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população que está adscrita nos serviços e equipes de Atenção Básica. Para tal, deverão ser utilizados dados presentes no(a) ________________________, além de outros sistemas de informação em saúde.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Assinale abaixo a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Ocultar opções de resposta 
1. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
Resposta correta
2. Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)
3. Unidade Básica de Saúde (UBS)
4. Estratégia de Saúde da Família (ESF)
5. Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS)

Continue navegando