Buscar

Hermenêutica Constitucional

Prévia do material em texto

Hermenêutica Constitucional
· Os princípios aplicáveis à interpretação constitucional = Função de propiciar uma melhor interpretação da constituição e construir respostas adequadas (jurista decide interpretar). São princípios que direcionam a interpretação da constituição
Princípio da unidade da Constituição
A constituição é um todo, uno, integrado de forma que apesar de consagrar direções e princípios ecléticos, as normas que constam na constituição tem status constitucional. São normas diferentes, que dao direções diferentes, mas por um olhar simplificado todas elas formam o corpo comum (constituição). Consequentemente, não há hierarquia formal entre as normas da constituição em ABSTRATO (todas tem mesmo valor e importância).
-Exceção: caso concreto a depender, um principio pode ceder espaço a outro ex: Caso Ellwanger (Liberdade de imprensa X Dignidade/Igualdade)
P. da concordância prática ou harmonização
No caso concreto, é preciso verificar qual argumento é melhor e mais forte para aquele caso. Ou seja no caso concreto é preciso interpretar.
Princípio da supremacia da Constituição
Vai determinar que a constituição ocupe o topo do ordenamento jurídico, que ela se posicione em um patamar superior. No caso a constituição ta em cima das leis ordinárias, decretos etc. Ela direciona o ordenamento jurídico como um todo, todo o resto precisa obedecer ela. Ela existe em dois sentido:
MATERIAL: por causa do conteúdo das suas normas, o conteúdo é mais importante e tudo que vem abaixo deve obedecer a ela
FORMAL: porque constituição determina o modo de produção da legislação infra. 
Princípio da máxima efetividade
Se relaciona com os direitos fundamentais e vai determinar que diante várias interpretações, é preciso decidir pela qual dê mais efetividade aos direitos fundamentais e priorize esses direitos
P. da força normativa 
Constituição deve ser interpretada em vista a sua Força Normativa (Konrad Hesse), nessa obra ele diz que apesar da diversidade das normas, todas devem ser encaradas como força normativo e não como meras intenções etc. Deve ser interpretada colocando os direitos como ilegíveis 
P. da interpretação conforme a constituição
É utilizado diante de normas que podem possuir diversos significados (plurissignificativas). Diante de várias possibilidades vamos preservar a interpretação que seja conforme a constituição. 
-Não pode violar a literalidade do texto e nem criar nova norma jurídica 
OBS: A norma é mantida no ordenamento jurídico.
OBS: Diante de normas unívocas, não há interpretação conforma, vc vai atender a interpretação
P. da presunção de constitucionalidade das leis
As normas inferiores são presuminamente constitucionais, presumimos que ta tudo certo com elas, que elas obedecem a constituição. No entanto, não é uma presunção absoluta, ex: câmara de ilhéus obriga alunos a rezarem pai nosso, houve um controle de constitucionalidade e ai foi retirada do ordenamento porque feria a constituição (País laico).
P. do efeito integrador
A constituição vai ser interpretada sempre pra promover a integração do Estado, a unidade politica do Estado. Então sempre buscando um estado unificado
P. da conformidade funcional ou justeza
A interpretação da constituição deve obedecer a divisão de suas competências, das funções do estado. Por esse principio vai ser possível promover a critica ao excesso de poder.
Vai se refletir no ativismo judicial (poder judiciário desobedece conforminadade funcional e vai além da sua função)

Continue navegando