Buscar

Caso N1 - Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Com base em Dornellas (2014), o termo estratégia é utilizado no empreendedorismo para definir como agir em uma negociação, fechar uma parceria, entrar em um novo mercado, lançar um novo produto, entretanto, de uma maneira subjetiva e não processual. Nesse sentido, uma análise estratégica da empresa deve incluir um misto de racionalidade e subjetividade, seguindo um processo básico, visando ajudar o empreendedor a compreender e melhorar a situação atual de seu negócio, assim como a definir as melhores alternativas ou meios para atingir objetivos e metas estipuladas.  
Considerando que, para estabelecer objetivos e metas, é preciso compreender o ambiente externo e interno e, para esse fim, a análise de SWOT se mostra relevante ao identificar as condições da empresa em seguir em frente, assim como os desafios que se apresentam e os riscos que correrá.  Com base no estudo de caso, sobretudo, no objetivo de internacionalização da empresa, faça uma análise ambiental, seguindo o material disponível no roteiro de estudo e identifique quais poderiam ser os aspectos indispensáveis para a empresa perante a identificação e confrontação de forças versus fraquezas, oportunidades versus ameaças, assim como, a partir dessas informações, identifique também o potencial de melhoria de desempenho versus deterioração, ou seja, a viabilidade do objetivo pretendido pela empresa. 
ANÁLISE SWOT
FORÇAS: - Gestor com tino financeiro e capacidade de identificar e aproveitar oportunidades.
- Gestor empenhado na busca de informações sobre a tecnologia das máquinas para tornar diagnósticos mais rápidos e precisos.
- Gestor começou a prestar manutenção nas máquinas.
- Gestor comandou um departamento exclusivo de uma rede integrada de consultórios de diagnósticos, foi nesse momento que viu possibilidade de iniciar seu negócio.
- Os produtos do gestor, além de agilizar diagnósticos e resultados de exames, podia ser comercializado com margens competitivas aos seus concorrentes estrangeiros.
- Gestor oferecia manutenção presencial, treinamento operacional e rápida entrega, fatores que o Brasil não dispunha até então.
- Gestor instituiu um centro de pesquisa e desenvolvimento biotecnológico, fornecendo suporte para negócios voltados a difusão e transferência de tecnologia e se destaca por desenvolver soluções inovadoras e de alto valor tecnológico agregado.
FRAQUEZAS: - A empresa foi fundada em uma cidade de médio porte no interior de Santa Catarina, em uma região distante dos centros formadores de mão-de-obra tecnológica, institutos de pesquisa e sem tradição significativa da indústria de software na área computacional, elementos considerados essenciais para o negócio, que estava nascendo.
- Empresa sem planejamentos e sem conhecimentos técnicos do mercado do qual pretendia atuar e sem os recursos financeiros suficientes para conduzir adequadamente o empreendimento.
OPORTUNIDADES: - Final da década de 80, o Brasil se viu no auge da preocupação com a AIDS e o controle de infecções. Nesse período os equipamentos de diagnósticos para a doença disponíveis nos centros hospitalares não se mostravam preparados para a sua aquisição, seja pelo elevado preço ou pela ausência de profissionais capacitados na sua operacionalização.
- Em vez de concertar, começou a produzir as máquinas para diagnósticos hospitalares. Aproveitou a necessidade de época, (diagnósticos hospitalares), desenvolveu o primeiro software que agilizava o processo de diagnósticos.
_ Gestor contava apenas com uma boa relação social que o fundador possuía com fornecedores e clientes.
- Venda de casa e carro para investir na empresa.
- Produção de peças feitas por terceiros que atendem até hoje a empresa.
- Feedback positivo dos primeiros clientes, possibilitaram a melhoria contínua das máquinas desenvolvidas pela empresa.
- A empresa pretende ser uma empresa de classe mundial, desenvolvendo soluções tecnológicas e solução hospitalares estéticas, atendendo normas internacionais.
AMEAÇAS: - Entretanto a condução da empresa se esbarra na ameaça provável dos produtos de origem europeia, com custo baixo.
- Forte demonstração do gestor de afastar da administração.
MELHORIA DE DESEMPENHO: Delegar tarefas para gestores profissionais, manter gestores de altíssima confiança para que assim os clientes sejam bem atendidos e a empresa funcione na ausência do gestor fundador.
DETERIORIZAÇÃO: Gestor centralizador, não divide poder, não confia em outros gestores.

Continue navegando