Buscar

exercicios Quimica Forense

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Os medicamentos classificados como psicotrópicos e entorpecentes, atendendo a requisitos legais, deverão ter área de estocagem distinta com controle de acesso, devendo permanecer trancada. Tal exigência ocorre, porque esses medicamentos são classificados como medicamentos:
sujeitos a controle especial.
2 - As substâncias utilizadas para a obtenção de entorpecentes ou psicotrópicos e constantes das listas aprovadas pela Convenção Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e de Substâncias Psicotrópicas, são denominadas:
Precursores.
3 - Seguem abaixo assertivas a respeito dos efeitos no corpo humano por uso de substâncias entorpecentes:
I - Causa torpor
II - Reprime
III - Causa sensação de embriaguez
É correto afirmar que:
Todas as assertivas estão corretas.
	4 - A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão de uso e consumo de álcool e outras drogas. No que diz respeito a psicotrópicos, é correto afirmar que
o uso de álcool é socialmente mais aceitável que o uso de outras drogas, mas o fato de ser socialmente aceitável não anula o risco que a droga representa
5 - Pedro, 32 anos, em uso de substâncias psicoativas (drogas) é atendido no pronto-socorro de sua região de moradia, apresentando olhos avermelhados, taquicardia, boca seca e sensação de angústia.
o quadro clínico sugere que o paciente utilizou maconha, que é classificada como droga de ação no sistema nervoso central
6 - A droga em forma de pedra, que pode ser quebrada em pequenos pedaços, misturada a cigarros ou utilizada em cachimbos improvisados que permitem a aspiração de grande quantidade de fumaça, é chamada de
crack.
6 - Estudamos que drogas depressoras da atividade mental produzem certas reações no corpo humano. Listamos algumas:
I - Diminuição da atividade global ou de certos sistemas específicos do SNC
II - Diminuição da atividade motora, da reatividade à dor e da ansiedade
III - Efeito euforizante inicial e, posteriormente, aumento da sonolência
Diante da observação das assertivas acima, podemos afirmar que:
Todas as 3 assertivas estão corretas.
7 - Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas. O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social.
As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas. Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconha, cocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais. Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.
No Brasil, a classificação aceita pelo Ministério da Saúde é o CID-10, que apresenta os seguintes critérios para diagnóstico de dependência química:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Intolerância. Controle ao uso.
8 - Com base nas modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento da pessoa que utiliza a substância, as drogas podem ser de três tipos:
Drogas depressoras da atividade mental, drogas estimulantes da atividade mental e drogas perturbadoras da atividade mental
9 - Quais são os tipo de drogas ilícitas?
drogas DEPRESSORAS da atividade mental; 2. drogas ESTIMULANTES da atividade mental; 3. drogas PERTURBADORAS da atividade mental.