Buscar

Top 10 comidas que você tem que comer em Salvador

Prévia do material em texto

Top 10 comidas que você tem que comer em Salvador
Os pratos típicos que fazem o maior sucesso na capital baiana
Conteúdo
Quando a pergunta for o que comer em Salvador, a resposta nunca será tão simples, já que existe uma grande variedade de pratos - típicos da Bahia ou não - que disputam espaço nos cardápios e no gosto de cada um, de acordo com sua particularidade e cheio do tal toque baiano.
Você certamente vai se deparar com uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. O peixe está sempre presente, assim como também os frutos do mar, azeite de dendê e pimenta. É o calor baiano que você pode experimentar nos pratos típicos, basta decidir onde comer em Salvador e se esbaldar.
1
Acarajé
O bolinho que é uma refeição completa
Ideal para:Alimentação
Ir para Salvador e não provar um de seus famosos e tradicionais acarajés é quase a mesma coisa do que não ter ido. Existem muitas bancas espalhadas pela orla e por toda a cidade de Salvador, mas um dos lugares que virou marca registrada de bom acarajé na capital baiana é o largo da Dinha. O acarajé da Dinha já ganhou até prêmio e sua receita vem sendo passada de geração para geração.
Cuidado com a diferença entre Acarajé frio e quente. Não tem nada a ver com a temperatura do bolinho (que sempre sai da fritadeira muito quente), mas sim com a pimenta extra que pode se colocar dentro dele. Um acarajé quente é aquele mais apimentado, apenas para paladares mais acostumados.
2
Abará
Um presente na folha de bananeira
Ideal para:Alimentação
O Abará é um dos pratos típicos da culinária baiana, presente em muitos locais de Salvador. Um bolinho de feijão cozido em banho-maria e embrulhado em folha de bananeira, que pode acompanhar a moqueca baiana ou ser recheado com vatapá e caruru, servido com camarões seco ou uma saladinha verde.
Além da opção tradicional do abará, alguns restaurantes resolveram incrementar esse quitute e trazem inúmeras opções de recheio, para todos os gostos dos turistas e moradores locais, como é o caso do Abará do Fradinho, que conta com cinco pontos de venda na cidade de Salvador, e que tem em seu cardápio opções como bacalhau, camarão, carne seca, lagosta, polvo, vegetariano, etc. 
Confira também
BLOG
8 dicas do que fazer em Morro de São Paulo à noite
Brasil
BLOG
10 melhores passeios gratuitos em Campinas
Brasil
BLOG
9 dicas do que fazer em Fernando de Noronha à noite
Brasil
3
Vatapá
O quitute que virou canção
Ideal para:Alimentação
O Vatapá é um prato típico da culinária nordestina e nortista, e tem presença garantida nos cardápios dos pratos típicos de da Bahia, seja servido como acompanhamento de outras comidinhas ou como recheio de um bom acarajé ou abará. 
O seu preparo pode incluir amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, farinha de rosca e fubá. Como todo prato baiano, se você não está familiarizado com pimenta, é bom lembrar de pedir o seu “frio”, que é a opção menos picante do prato.
4
Caruru
A erva de comer
Ideal para:Alimentação
A palavra Caruru significa, em língua tupi, “erva de comer”. Trata-se de um cozido de quiabos, que geralmente é servido acompanhando alguns pratos típicos baianos, como o acarajé ou o abará, ou mesmo com pedaços de carne, frango, peixe, camarão.
Os ingredientes do preparo quase que se repetem em relação ao Vatapá, outro acompanhamento típico na culinária baiana: castanha de caju, gengibre, amendoim, sal e, como não poderia deixar de ser, a pimenta malagueta.
5
Mugunzá (ou Mungunzá)
O doce de milho que ganhou o Brasil
Ideal para:Alimentação
É quase certo que você já tenha experimentado o Mugunzá (ou mungunzá como também é conhecido em todo nordeste brasileiro). Veja se isso lembra alguma coisa: um doce feito de milho, leite, açúcar, manteiga e canela... Isso mesmo. Em outras regiões brasileiras o Mungunzá ganha o nome de canjica. 
O Mugunzá, ou a canjica mineira e paulista, é um prato muito apreciado durante as festas juninas. Exatamente porque no nordeste brasileiro o quitute é presença obrigatória desses festejos. Vem daí a tradição de se comer esse prato típico baiano em todo o Brasil.
6
Cocada
A rainha dos doces baianos
Ideal para:Alimentação
Dos coqueirais da Bahia vem esse prato típico que é considerado o mais prestigiado entre os doces. A cocada baiana é a rainha soberana nas bancas das baianas típicas em Salvador. A receita, apesar de simples, com coco e leite condensado basicamente, ganha variações infinitas nas mãos hábeis das cozinheiras locais. Há cocada de todas as cores e de texturas, das mais consistentes às mais pastosas.
A cocada vem ganhando outras formas para ser apreciada entre os melhores pratos de Salvador. Hoje é possível encontrar sorvete, biscoito, até churros recheados com a cocada mais pastosa. Qual sua preferida?
7
Maniçoba
A mão indígena na culinária baiana
Ideal para:Alimentação
A maniçoba é muito conhecida na culinária nordestina e nortista brasileira. Há um segredo no preparo desse prato: as folhas de mandioca, ingrediente principal da receita, devem ser moídas e fervidas por toda uma semana para ser consumida. A partir daí, são acrescentadas carnes bovina e suína, e outros ingredientes defumados e salgados. Por isso, em certos lugares também é conhecida como “Feijoada Paraense”.
Existem muitos locais em Salvador que servem a maniçoba. O restaurante A Venda, tornou-se tradicional no preparo do prato e D. Neide, proprietária do local, é considerada a rainha da maniçoba, e ganhou essa fama popular graças a este prato, que é o mais requisitado do cardápio.
8
Caldo de Sururu
Da conchinha para os paladares refinados
Ideal para:Alimentação
O pequeno molusco conhecido como “sururu”, muito comum nos manguezais, sai direto de suas conchas para agradar aos paladares mais exigentes dos que provam as delícias dos pratos de Salvador. O caldinho de sururu é uma pedida indispensável como entrada dos pratos principais nos melhores restaurantes da capital baiana. A receita leva cebola, tomate, coentro, cheiro-verde e leite de coco.
Como na Bahia a pimenta é ingrediente obrigatório para quase todos os pratos, por isso quando é servido, o caldinho de sururu vem acompanhado de algum molho picante. Mas, caso você não seja fã da pimenta, pode pedir um limão para acompanhar.
9
Xinxim de galinha
O casamento do frango com o camarão
Ideal para:Alimentação
Somente na Bahia você vai encontrar uma receita que consiga casar tão perfeitamente o frango com o camarão. O xinxim de galinha é uma combinação surpreendente de quase todos os ingredientes que fazem da culinária baiana um sucesso.
Amendoim, castanha de caju e camarão seco batidos, formam o “fundo negro”, base para muitas receitas baianas. Com o xinxim de galinha não é diferente. A base é feita com o “fundo negro”, misturado com azeite de dendê, pimenta, frango e outros temperos. É bastante consumida em Salvador, e vai bem com muitos acompanhamentos como arroz branco, caruru, vatapá, feijão fradinho, entre outras opções.
10
Moqueca Baiana
Dendê e panela de barro não podem faltar
Ideal para:Alimentação
De maneira geral, a moqueca é um prato servido em todo o Brasil. Mas, na Bahia, ela exige algumas regras no preparo que a tornam especial. Primeiro, o uso do azeite de dendê, sempre mais forte que os comuns. Depois, sua confecção lenta nas panelas de barro. A receita leva pescado em postas – ou frutos do mar, como camarão, lagostim, polvo, siri (ou ainda todos eles juntos) - , tomate, cebola, pimentão, coentro, pimenta e alho. Antes de servir, uma generosa parcela de leite de coco dá o toque final na receita.
Para acompanhar a tradicional moqueca baiana, servida também em pratos de barro (nagé) pode-se optar pela simplicidade do arroz branco, ou a sofisticação do arroz de castanhas e farofa de dendê. Bom apetite!
11
Cachaça de Cravinho
Um aperitivo típico do Pelô
Ideal para:Alimentação
A cachaça de cravinho é mais uma dessas descobertas surpreendentes que vai fazer você lembrar de sua viagem para a Bahia por muito tempo. Trata-se de uma infusão de cachaça artesanal com cravo, canela e limão.O sabor adocicado e picante é marcante. Difícil mesmo é parar na primeira dose.
A cravinho original é servido no bar de mesmo nome que fica localizado na região do Pelourinho. É indicada para todos os amantes da cachaça e para os turistas que querem experimentar a bebida tradicional de Salvador.

Mais conteúdos dessa disciplina