Buscar

As funções inorgânicas

Prévia do material em texto

As funções inorgânicas foram criadas para facilitar o estudo dos grupos de compostos com características e propriedades semelhantes. Existindo quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. 
Os ácidos são compostos covalentes, que compartilham elétrons nas suas ligações. Eles têm a capacidade de ionizar em água e formar cargas, liberando o H+ como único cátion. Seus tipos são classificados de acordo com a quantidade de hidrogênios que são liberados e ionizam formando o íon hidrônio. Monoácidos possuindo um hidrogênio, Diácidos possuem dois hidrogênios, Triácidos possuem três hidrogênios e Tetrácidos possuem quatro hidrogênios. As regras de nomenclatura dos ácidos tem fórmula geral de um ácido pode ser descrita como HxA, onde A representa o ânion que compõe o ácido e a nomenclatura gerada pode ser eto, ato e Ito (terminação de ânion) e ídrico, ico e oso (terminação do ácido). Exemplos de ácidos: são os Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH), Ácido Nítrico (HNO3), ácido mangânico(MnO4-2) e Ácido bórico(H3BO3)
Bases são compostos iônicos formados por cátions, na maioria das vezes de metais, que se dissociam em água liberando o ânion hidróxido (OH-) Classificados em Monobases possuem apenas uma hidroxila, Dibases possuem duas hidroxilas, Tribases possuem três hidroxilas e Tetrabases possuem quatro hidroxilas. As regras de nomenclatura das bases consistem na fórmula geral de uma base pode ser descrita como, onde B representa o radical positivo que compõe a base e y é a carga que determina o número de hidroxilas. A nomenclatura para bases com carga fixa é dada bases com carga fixa hidróxido de + nome de cátion e quando a base em variável a nomenclatura pode ser de duas formas bases com carga variável hidróxido de + nome do cátion + algarismo romano indicado a carga de cátion e hidróxido + nome de cátion (ico – maior Nox e oso – menor Nox). 
Exemplos de bases: O hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), Hidróxido de Amônio (NH4OH), O Hidróxido de cálcio Ca(OH)2, Hidróxido de ferro II [Fe(OH)2], Hidróxido de magnésioMg(OH)2 , Hidróxido de alumínio Al(OH)3, Hidróxido de ferro(III) Fe(OH)3, Hidróxido de lítio (LiOH) e Hidróxido de zinco Zn(OH)2.
OS Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Sendo classificados com solúveis ou insolúveis. A nomenclatura dos sais de maneira geral, a nomenclatura de um sal segue da seguinte forma nome do ânion + de + nome do cátion. Os exemplos de sais são: Sulfato de Bário (BaSO4), Cloreto de Sódio (NaCl), Cloreto de Amónio NH4Cl, Acetato de sódio C2H3NaO2, O sulfato de cálcio CaSO4, Bicarbonato de sódio (NaHCO3), Carbonato de sódio (Na2CO3), Fluoreto de sódio (NaF), Carbonato de cálcio (CaCO3) e o Sulfato de Cobre (II) CuSO4.
Óxidos são compostos binários (iônicos ou moleculares), que têm dois elementos. Possuem oxigênio na sua composição, sendo ele o seu elemento mais eletronegativo. Classificados em iônicos que é a combinação de oxigênio com metais e moleculares Combinação do oxigênio com elementos não metálicos. A nomenclatura dos óxidos segue da seguinte maneira óxido de + nome do elemento combinado com o oxigênio. Alguns dos exemplos são: Óxido de lítio Li2O, dióxido de carbono (CO2), Trióxido de Enxofre (SO3), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogénio (NO2 ), Peróxido de sódio (Na2O2 ), óxido de zinco (ZnO), óxido de magnésio (MgO), óxido de silício (SiO2) e o peróxido de hidrogênio ( H2O2).

Continue navegando