Buscar

anatomia do quadril

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

quadril
Cada um dos dois ossos do quadril de um recém-nascido é formado por três ossos separados por cartilagem: o ílio superior, o púbis anteroinferior e o ísquio posteroinferior. Por volta dos 23 anos de idade, os três ossos separados se fundem. 
O cíngulo do membro inferior (quadril) é formado pelos dois ossos do quadril. Os ossos do quadril se unem anteriormente na articulação chamada de sínfise púbica; unem-se posteriormente com o sacro nas articulações sacroilíacas. O anel completo composto pelos ossos do quadril, sínfise púbica, sacro e cóccix forma a pelve óssea.
-Os ossos masculinos são maiores e mais pesados e possuem acidentes superficiais maiores que os ossos femininos. A maioria das diferenças estruturais pélvicas são adaptações às necessidades da gravidez e do parto. A pelve feminina é mais larga e mais rasa do que a masculina. Consequentemente, há mais espaço na pelve menor da mulher, sobretudo nas aberturas superior e inferior da pelve, para acomodar a passagem da cabeça do bebê durante o parto
 Articulações
A articulação do quadril é uma articulação esferóidea formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo do osso do quadril.
-Ligamento iliofemoral. se estende da espinha ilíaca anteroinferior do osso do quadril até a linha intertrocantérica do fêmur. É considerado o ligamento mais forte do corpo e evita a hiperextensão do fêmur na articulação do quadril em posição ortostática. 
-Ligamento pubofemoral. se estende da parte púbica da margem do acetábulo até o colo do fêmur. Esse ligamento evita a abdução excessiva do fêmur na articulação do quadril e reforça a cápsula articular. 
-Ligamento isquiofemoral. se estende da parede isquiática do acetábulo até o colo do fêmur. Esse ligamento encontra-se frouxo durante a adução, tenso durante a abdução e reforça a cápsula articular. 
-Ligamento da cabeça do fêmur. se estende da fossa do acetábulo até a fóvea da cabeça do fêmur. Em geral, o ligamento contém uma pequena artéria que supre a cabeça do fêmur.
-Ligamento transverso do acetábulo. Forte ligamento que cruza a incisura do acetábulo. Sustenta parte do lábio do acetábulo e está conectado ao ligamento da cabeça do fêmur e à cápsula articular
 Músculos
-Os músculos psoas maior e ilíaco compartilham uma inserção comum (trocanter menor do fêmur) e são coletivamente conhecidos como músculo iliopsoas. 
-Há três músculos glúteos: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. O músculo glúteo máximo é o maior e mais pesado dos três, além de ser um dos maiores do corpo e o principal extensor do fêmur. Na sua ação muscular reversa (AMR), é um potente extensor do tronco na articulação do quadril. Em geral, o músculo glúteo médio é mais profundo ao M. glúteo máximo e um poderoso abdutor do fêmur na articulação do quadril; é um local comum de injeção intramuscular. O músculo glúteo mínimo é o menor dos glúteos, localizado profundamente ao músculo glúteo médio.
-O músculo tensor da fáscia lata está localizado na face lateral da coxa.
-Os músculos piriforme, obturador interno, obturador externo, gêmeo superior, gêmeo inferior e quadrado femoral são profundos ao músculo glúteo máximo e funcionam como rotadores laterais na articulação do quadril.
-Os músculos adutor longo, adutor curto e adutor magno são encontrados na face medial da coxa; originam-se no púbis e se inserem no fêmur. Esses três músculos aduzem a coxa e são únicos na capacidade de rotação tanto medial quanto lateral da coxa.

Continue navegando

Outros materiais