Buscar

CATEQUESE ACOLHIMENTO - 08-10-2022


Continue navegando


Prévia do material em texto

Catequese do Acolhimento – Paróquia de Gueifães
08/10/2022
OBJECTIVOS:
I) Reconhecer Jesus Cristo como pressente do Pai, para nós;
II) Reconhecer que cada pessoa recebeu de Deus inúmeros dons, como presentes, que pode colocar ao serviço do outro.
Materiais presentes em cada sala:
· Catecismos (cada ano irá encontrar os catecismos na sua sala)
· Cartaz com imagem (silhueta de Jesus)
· Tintas 
· Toalhitas
· Disticos: 
ALEGRIA, INTELIGÊNCIA, PAZ, AMIZADE, DINAMISMO, SOLIDARIEDADE, BELEZA, OTIMISMO, COMPETÊNCIA, CARIDADE, FÉ, LIDERANÇA, JUSTIÇA E FELICIDADE.
Acolhimento:
Na infância, cada ano acolhe as suas crianças nos lugares pré-estabelecidos e depois seguem para as salas;
A Adolescência fará catequese em conjunto.
Na sala de catequese
1. Diálogo sobre o período em que estivemos distantes, sobre as nossas férias…
2. Atividade
3. Palavra
4. Entrega do Catecismo.
5. Oração 
1.Diálogo sobre o período em que estivemos distantes, sobre as nossas férias…
Colocar algumas perguntas às crianças sobre como foi este tempo de férias. Deixar as crianças partilhar as suas experiências.
 
ACTIVIDADE:
I - No painel da sala terão um cartaz com uma imagem em silhueta da figura de Jesus. No interior dessa imagem devem colocar os nomes das crianças e catequistas de cada grupo;
Depois devem pintar uma das mãos de cada criança e a criança deve colocar a sua mão à volta da imagem de Cristo, de forma a representar-se um abraço a Jesus (este cartaz será usado depois na celebração).
II - Entretanto, na sala estará também uma caixa embrulhada em forma de presente, que passará de mão em mão.
Ao mesmo tempo que a caixa passa de mão em mão, o catequista, ou quem o catequista entender, lê as seguintes frases:
Início: O catequista com a caixa na mão, diz o seguinte:
Hoje é um dia especial. Iniciamos hoje um novo ano de catequese e como tal, nós catequistas queremos dar um presente a um de vocês. Podia ser qualquer um, mas eu vou escolher a / o …. 
De seguida, continua: 
PARABÉNS. Tens muita sorte. Foste premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio, é capaz de curar o mundo. Olha à tua volta e entrega o presente àquele amigo ou amiga, que consideres uma pessoa ALEGRE;
A criança entrega o presente a um colega do grupo e o catequista continua (e assim sucessivamente).
- ALEGRIA! Hoje é um dia muito feliz e pessoas como tu, transmitem otimismo e alegria. Com essa alegria, passa o presente para alguém que aches que é inteligente;
- A INTELIGÊNCIA foi-nos dada por Deus. Parabéns por teres encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam a sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é para ti. Passa-o a alguém que te transmita PAZ.
- O mundo inteiro clama por PAZ e tu gratuitamente transmites esta tão grande riqueza. Continua assim… Parabéns!. Com muita Paz, passe o presente a quem consideras AMIGO.
- Uma música de Milton Nascimento, diz que “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. Parabéns por seres amigo, mas o presente. . . ainda não é teu. Passa-o a quem consideres DINÂMICO.
- Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Continua a ser agente multiplicador de boas ideias e boas ações. Parabéns! Mas passa o presente a quem achas SOLIDÁRIO.
- Parabéns! Sendo solidário, provas ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. A solidariedade é um grande valor. Olha para os amigos e passa o presente a quem consideras bonito.
- Parabéns! A beleza torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não é ainda teu. Passa-o a quem aches OTIMISTA.
- Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por seres uma pessoa otimista! É bom conviver contigo, mas o presente ainda não é teu. Passa-o a quem achas COMPETENTE.
- Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem-sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Mas o presente ainda não é seu. Passa-o a quem consideres CARIDOSO.
- A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Tu que és caridoso, mereces o presente. Mas mesmo assim, passa o presente a quem achas que tem FÉ.
- Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de ti que tens fé, pois com ela suportas tudo, esperas e confias porque sabes que Deus virá em teu socorro nas horas difíceis e poderás ser feliz. Se acreditas e esperas tanto de Deus, sabes também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim serás feliz. Mas o presente não é teu, pois não precisas dele. Passa-o a quem achas que tem o espírito de LIDERANÇA.
- Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de ti, que és líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em ti, que és líder, mas o presente ainda não é teu. Passa-o a quem achas mais JUSTO.
- Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanimes. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que és muito justo, não vais querer o presente só para ti. Abre-o e partilha-o com todos, desejando-lhes FELICIDADES! E assim o presente é distribuído entre todos.
Após a dinâmica, explicar às crianças que todos os dias recebemos presentes de Deus e dos outros, que devemos valorizar e partilhar com os outros.
PALAVRA: 
Vamos, todos juntos escutar o que a Palavra de Deus nos diz (colocarmo-nos de pé, fazer silêncio, acender uma vela, escutar com atenção, …)
Rm 12, 6-8
“6Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
7Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
8se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.”
Dicas para a exploração da Palavra:
COMENTÁRIO IN DEHONIANOS:
“Cada um de nós é único. Se não escutarmos o apelo ao dom de nós mesmos, os outros ficam empobrecidos. Dar e dar-se, não é um gesto de magnanimidade, mas a modalidade própria de ser pessoas humanas verdadeiras. Somos puro dom de Deus, com a colaboração dos nossos pais, educadores, catequistas e tantos outros. Só nos realizamos tornando-nos dom para Deus e para os outros. Deus chama-nos a redescobrir e a viver esta fundamental vocação humana. Descobri-la é tanto mais urgente quanto mais sentimos em nós, e à nossa volta, vazios de humanidade.”
Comentário Padre Rui Santiago:
“As respostas de Deus são sempre Pessoas: é assim que Deus atua na nossa história e Se mostra comprometido com o nosso mundo, suscitando Pessoas que são para o mundo autênticos Presentes de Deus. 
Deus não responde à nossa história escrevendo coisas no céu ou fazendo atos de poder maravilhosos, mas suscitando Pessoas para o serviço de um Mundo Novo, despertando Pessoas para uma Esperança capaz de ultrapassar impossíveis.»
ENTREGA DO CATECISMO: 
Então para que todos possamos por os nossos dons a render, a ser presente para o outro, precisamos de algo que nos ajude a descobrir estes dons que temos e a descobrir a melhor forma de os por ao serviço do outro. Para isso temos o catecismo, que é também um presente dos nossos Pais, para nos ajudar no caminho que estamos agora a começar.
Entrega do Catecismo (fazer deste, um momento especial – Cada ano adaptará a entrega do catecismo à realidade do seu ano): 
ORAÇÃO – EXPRESSÃO DE FÉ:
Como Jesus precisa de todos nós, para nos darmos aos outros e nos colocarmos ao serviço dos outros, vamos pedir a Jesus que nos ajude nesta missão, dizendo:
Jesus não tem mãos:
Tem só as nossas mãos
Para fazer o Seu trabalho hoje.
Jesus não tem pés:
Tem só os nossospés
Para guiar os homens nos Seus
caminhos.
Jesus não tem lábios:
Tem só os nossos lábios
Para falar aos homens de hoje.
Jesus não tem meios:
Tem só a nossa ajuda
Para conduzir os homens para Si.
Nós somos a verdadeira Bíblia
Que as pessoas ainda lêem!
Somos a última mensagem de Deus,
Escrita em obras e palavras.
E por tudo isso nós
Só podemos dizer:
Obrigado Senhor,
Por confiares tão difícil
tarefa em nós neste dia.
Por isso também Te
Bendizemos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Este é apenas um guião sugestivo, cada ano tem a liberdade de o adaptar à sua realidade.
Trabalho Realizado por: 5º e 10º ano