Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AV I - Infância e saúde

Pré-visualização | Página 1 de 2

1“A Surdez Infantil exerce um importante impacto sobre a comunidade, seja do ponto de vista económico, envolvendo altos custos na sua detecção e reabilitação, seja do ponto de vista psicossocial, não apenas para o próprio indivíduo, como também para a sua família e mesmo para a sociedade em geral” (OLIVEIRA; CASTRO; RIBEIRO, 2002, p. 418). Sobre os sinais de alerta de surdez e suas respectivas fases do desenvolvimento infantil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Oito meses.
II- Cinco anos.
III- Dois anos.
IV- Idade escolar.
(    ) Ao falar, o final das palavras está praticamente sempre faltando.
(    ) A criança não tenta imitar os sons feitos pelos pais.
(    ) A criança fala pouco, ou não fala.
(    ) Apresenta fala com intensidade elevada ou reduzida.
(    ) Parece tensa ou desatenta quando está imersa numa situação de debate.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, P.; CASTRO, F.; RIBEIRO, A. Surdez infantil. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia [on-line], v. 68, n. 3, p. 417-423, 2022. Disponível em:https://doi.org/10.1590/S0034-72992002000300019. Acesso em: 15 fev. 2022.
A
I - III - II - IV - I.
B
IV - III - II - I - II.
C
I - II - IV - III - III.
D
II - I - III - IV - IV.
2-Segundo Oliveira (2016, p. 891), as fases mais importantes do ciclo de políticas públicas  são “[...] agenda, processo decisório e formulação; implementação e avaliação”. Sobre as políticas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As políticas públicas de saúde são pautadas por uma estrutura, e sua elaboração e aplicabilidade dependem de planejamento, organização e logística.
II- A participação dos cidadãos, isto é, da população, é fundamental na aplicabilidade e no acompanhamento das políticas públicas de saúde.
III-  No Brasil, as  políticas públicas são pressupostos estabelecidos pela população e que têm como objetivo atingir o Estado como um todo ou pelo menos partes dele.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, V. E. de. Saúde Pública e Políticas Públicas: campos próximos, porém distantes. Saúde e Sociedade [on-line], v. 25, n. 4, p. 880-894, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016172321. Acesso em: 14 fev. 2022.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
3- “Os primeiros passos da especialização em saúde pública no Brasil foram dados ainda na década de 1920, marcada pela crescente participação do Estado na implementação e condução de políticas no campo da saúde” (SANTOS; FARIA, 2006, p. 292). Com relação aos diferentes entendimentos sobre higiene e saúde ao longo da história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em meados de 1850, nos Estados Unidos, diante da falta de sanitariedade, em Massachusetts, reuniram-se médicos e leigos para checar os relatos feitos por Lemuel Shattuck, acerca da falta de higiene naquela cidade.
(    ) Ao nos reportarmos à mitologia do povo Maori veremos que Hiene era o nome da santa da saúde, da limpeza e a da sanitariedade. Desta maneira, logo percebemos que a palavra higiene venha desta raiz.
(    ) Sanitariedade se refere exclusivamente aos padrões rigorosos de limpeza relativos ao processamento e acondicionamento de alimentos, das Indústrias Alimentícias e, portanto, não se trata de um conceito vinculado à Saúde Pública. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: SANTOS, L. A. de C.; FARIA, L. O ensino da saúde pública no Brasil: os primeiros tempos no Rio de Janeiro. Trabalho, Educação e Saúde [on-line], v. 4, n. 2, p. 291-324, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462006000200005. Acesso em: 14 fev. 2022.
A
F - V - V.
B
V - F - F.
C
F - V - F.
D
V - F - V.
4-Existem diferentes programas relativos à saúde. Dentre eles, o PROERD - que é conduzido por policiais militares. É ideal que esses instrutores passem por processos de formação/capacitação, tendo em vista o público alvo, e as temáticas que abordam. Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A sigla PROERD significa Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Trata-se de um programa que se inspirou no DARE (Drug Abuse Resistence Education), que surgiu em 1983 nos EUA. O PROERD foi implementado em 1992 no Brasil. ( ) A versão americana do programa conta com quatro propostas curriculares diferenciadas, que são oferecidas de acordo com a faixa etária das crianças. Já no Brasil, a única proposta existente é voltada à Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. ( ) O objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é prevenir o abuso de drogas e violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
V - F - F.
C
F - F - V.
D
F - V - F.
5- De acordo com Scliar (2007, p. 35), “[...] métodos numéricos no estudo da sociedade, aí incluída a situação de saúde, já haviam sido introduzidos no século XVII”. Para além dos números, o conceito de saúde abarca alguns campos. Sobre eles, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Organização da assistência à saúde.
II- Estilo de vida.
(    ) Relaciona-se às decisões que afetam a saúde, como fumar ou deixar de fumar, beber ou não, praticar ou não exercícios.
(    ) Envolve a disponibilidade de água potável, alimentos saudáveis, medicamentos, e serviços ambulatoriais.
(    ) Abrange os serviços hospitalares. A escassez de recursos na área da saúde obriga, muitas vezes, a selecionar prioridades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva [on-line], v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100003. Acesso em: 14 fev. 2022.
A
I - II - II.
B
II - I - I.
C
II - II - I.
D
I - I - II.
6-Diante dos atuais desafios que se descortinam dia após dia para a saúde, não cabe mais um sistema tradicional, com participantes e níveis hierárquicos engessados. É necessário que mais atores sociais se unam aos gestores e profissionais da saúde. A saúde requer, porquanto, a intersetorialidade e as redes. Tendo em vista as redes em questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Redes sociais que abrangem apoio social, participação comunitária, e os contatos solidários que pessoas e/ou grupos estabelecem entre si. Podem abarcar instituições ou representares das diferentes esferas, como saúde, educação, religião etc. ( ) São espaços de confiança que beneficiam a criação de vínculos, entre familiares, amigos, parentes, e instituições tais como: grupos religiosos, associações sindicais ou de moradores e clubes de recreação. ( ) São as redes sociais como Facebook, Youtube, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Twitter, WeChat, Douyin/TikTok etc. São estruturas mediadas pela internet, utilizadas por pessoas que compartilham valores e objetivos comuns. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F.
B
F - F - V.
C
V - F - F.
D
V - V - F.
7-“A descentralização, desde a Constituição Federal de 1988, tem sido uma das diretrizes organizacionais mais enfatizadas no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil” (BARATA; TANAKA; MENDES, 2004, p. 15). Tendo em mente a descentralização, analise as afirmativas a seguir:
I- O PPSUS é a iniciativa que propõe a descentralização da pesquisa em saúde para estimular o desenvolvimento científico e tecnológico de cada UF brasileira.
II- O SUS busca uma saúde coletiva, de maneira universalizada, equânime, integral, hierárquica, regional e descentralizada.
III- Cada vez mais o SUS têm atuado com estruturas centralizadas, isentando assim a responsabilidade de iniciativa da sociedade.
Assinale a alternativa
Página12