Buscar

ARTE VISUAL, HISTÓRIA E SOCIEDADE - APOLs 01 e 02 Linha do tempo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1- Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o trecho de texto:
"O sítio arqueológico de Teotihuacan está atualmente carregado de um simbolismo muito forte, pois foi o berço local de uma nova criação do tempo e da humanidade, segundo a mitologia mesoamericana".
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa correta a respeito de Teotihuacan, a cidade dos deuses, situada no México:
	
	A
	O traçado da cidade levou em conta o que era mais adequado às atividades diárias da comunidade.
	
	B
	A cidade edificada em Teotihuacan foi toda pensada para facilitar as tarefas domésticas de homens e mulheres.
	
	C
	A cidade não tinha um governo único e era governada por todos, democraticamente.
	
	D
	A cidade de Teotihuacan não foi considerada um sítio arqueológico pelo pouco interesse histórico e cultural.
	
	E
	Essa residência divina foi edificada respeitando as regras de orientação astronômica.
Comentário: “A comunidade que a fundou decidiu edificar em Teotihuacan uma cidade monumental oferecida aos deuses. Ao contrário das cidades construídas para os homens,
essa residência divina foi edificada respeitando as regras de orientação astronômica” (livro- base, p. 40).
	
	
	
Questão 2 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A maioria das academias do século XVIII, que se disseminaram pela Europa, tinha como base o estilo neoclássico, que modificou muito a arquitetura, a escultura e a pintura na segunda metade do século”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que contempla a corrente de pensamento que moveu a criação das academias de belas-artes:
	
	A
	Iluminismo.
Comentário: "Esses fatos estão intimamente relacionados ao Iluminismo, uma vez que a fundação de instituições de ensino é uma característica do período” (livro-base, p.93).
	
	
	
	
	B
	Renascentismo.
	
	C
	Florescentismo.
	
	D
	Conceitualismo.
	
	E
	Dadaísmo.
Questão 3 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o fragmento de texto sobre o começo do séc XIX:
“Napoleão invadiu a Espanha e encarcerou o rei. Como consequência, na América espanhola, as colônias se tornaram independentes e, em poucos anos, converteram-se em cenários de grandes batalhas sangrentas”
 (
E
D
C
B
A
)Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que contempla de que forma a arte esteve presente neste cenário:
Por meio da arte abstrata, negando a representação.
Através do lúdico, para escapar do horror da guerra.
Por meio da representação da natureza e de como a luz incide sobre os objetos.
 (
Comentário: "Em meio à agitação política, a arte também estava presente. No século XIX, as imagens, que apareceram com o poder de sintetizar ideias que poderiam chegar por escrito ou oralmente, tiveram a função de promover o conhecimento de uma maneira que a palavra escrita não poderia, expressando crenças, atitudes e todo o fundamento que formava a cultura ocidental" (livro-base, p.96).
)Esteve presente por meio da síntese de ideias, substituindo a palavra.
A arte se absteve desse período e não esteve presente.
Questão 4 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o trecho de texto a seguir:
“Tendências classicistas e barrocas conviviam no Século das Luzes. Alguns artistas optaram pelo rococó, inspirados no barroco; outros, pela volta ao clássico. O século XVIII não foi, portanto, homogêneo artisticamente.”
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que contempla aspectos do rococó:
	
	A
	Linhas retas e objetivas.
	
	B
	Formas geométricas simplificadas.
	
	C
	Cópia dos padrões clássicos de beleza.
	
	D
	Ornamentos exagerados utilizados no mobiliário e na arquitetura.
Comentário: “É importante lembrar que o nome rococó, que vem da palavra francesa rocaille, significa decoração com linhas sinuosas, lembrando pequenas conchas do mar. São
ornamentos exagerados utilizados no mobiliário e na arquitetura” (livro-base, p.88).
	
	
	
	
	E
	Obras de forte tema social, criticando a sociedade da época.
Questão 5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o fragmento de texto:
“Giotto di Bondone (1267-1337), cujas datas de nascimento e de morte poderiam até indicar que ele foi um medievalista”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e América Latina sobre os indícios de Giotto ser um artista do renascimento, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Giotto pode ser considerado um Renascentista, pois em sua época já pintava com tinta acrílica.
	
	B
	Giotto foi, por muitos, considerado um Renascentista, uma vez que foi o primeiro artista a trabalhar com o bronze.
	
	C
	Giotto antecipou, em alguns anos, problemas artísticos que seriam próprios da arte renascentista.
Comentário: “O primeiro artista a apresentarmos aqui é florentino Giotto di Bondone (1267- 1337), cujas datas de nascimento e de morte poderiam até indicar que ele foi um medievalista, contudo o artista curiosamente também pode ser considerado um pintor da Renascença, uma vez que antecipou, em alguns anos, problemas artísticos que seriam próprios da arte renascentista. Um precursor, portanto, é aquele que tem uma ousadia incomparável, já que é o
primeiro a se arriscar em um novo terreno” (Livro-base, p. 60).
	
	
	
	
	D
	A técnica de têmpera e caseína foram descobertas por Giotto, tornando-o, assim, um renascentista.
	
	E
	Além de ter ajudado Leonardo da Vinci na pintura da Monalisa, Giotto colaborou para o desenvolvimento da perspectiva.
Questão 6 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os artistas considerados românticos representavam a feiura e os episódios desesperadores, sinistros, repulsivos, que se originavam de intensa pesquisa. A existência era retratada de
forma dramática.”
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 3, Vídeo 6, Tema 5 - Romantismo, assinale a alternativa que contempla um dos motivos do surgimento do chamado espírito romântico:
	
	A
	O compromisso em retratar a aristocracia da época.
	
	B
	Insatisfação com aspectos da industrialização.
Comentário: "O espírito romântico é o resultado de uma série de insatisfações. [...]. Acontecem muitas transformações na sociedade devido à industrialização. [...]. Várias pessoas saem do campo, vão até as metrópoles [...] e isso promove uma relação de exploração do trabalho muito grande. As pessoas acabam vivendo em condições muito ruins e os artistas são sensíveis a essas transformações" (Aula 3, Vídeo 6, Tema 5, 0'36'' a
01'27").
	
	
	
	
	C
	A vontade de retorno aos valores clássicos.
	
	D
	A valorização da gratidão.
	
	E
	A fidelidade da representação.
Questão 7 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Nele há mais detalhamento das formas, um virtuosismo do artista ainda mais evidente. A exagerada profusão de curvas não mais se materializa em obras de cunho religioso, mas nas de temáticas mundanas, triviais.”
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que apresenta o estilo que substitui o barroco na Europa:
	
	A
	A arte florescentista.
	
	B
	A arte contemporânea.
	
	C
	A arte moderna.
	
	D
	O rococó.
Comentário: “Na Europa do século XVIII, o imponente e monumental barroco foi, aos poucos, substituído por outro estilo: o rococó.” (Livro-base, p.86).
	
	
	
	
	E
	O neoclassicismo.
Questão 8 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O desdobramento do barroco possibilitou o surgimento do rococó [...]. Ao mesmo tempo, como resposta pretensiosamente mais racional e ligada à alta intelectualidade, o clássico foi revisitado”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que apresenta a ênfase dada pela arte neoclássica:
	
	A
	A beleza das pinturas renascentistas e das esculturas gregas.
Comentário: “O novo clássico ou neoclássico deu ênfase à proposta de que o artista ganha tempo e se torna mais eficiente ao observar a beleza das pinturas renascentistas e das esculturas gregas. Assim, tomá-las como ponto de partida seria mais recomendável do que ter
a natureza como modelo” (livro-base, p. 86).
	
	
	
	
	B
	O estilo e olhar desenvolvidos pela fotografia.
	
	C
	A liberdade de expressão e a crítica social.
	
	D
	A ostentação e vultuosidade das formas decorativas.
	
	E
	A arte fora dos espaços institucionais.
Questão 9 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[...] o fato de Napoleão ter tomado a Espanha desnudou a fragilidade de Portugal em continuar no comando de suas colônias latinas, o que facilitou a ação de insurgentes que começaram a se organizar em movimentos de resistência.“
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que apresenta uma característica marcante da arte latina do séc XIX:
	
	A
	Cópias de modelos clássicos.
	
	B
	Retratos, principalmente de heróis.
Comentário: "no século XIX, a arte que se destacou nos países latinos de língua hispânica foi a retratística, que gira principalmente em torno da imortalização dos heróis, dos líderes revolucionários da época" (livro-base, p.93).
	
	
	
	
	C
	O universo onírico.
	
	D
	A persecução de formas da natureza.
	
	E
	A intervenção urbana.
Questão 10 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a citação a seguir:
"O pintor Paul Gauguin, em uma de suas cartas [...] conta o que as mulheres dos funcionários europeus que trabalhavam em solo taitiano comentavam ao ver a arte taitiana: “É horrível!
Selvageria!”
 (
E
D
C
B
A
)Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o pintor Gauguin e sua relação com a arte, é correto afirmar que:
Gauguin era um grande admirador do progresso e resolveu colocá-lo em suas pinturas.
Encantado com a arte de tradição ocidental, recusou ardentemente a arte taitiana.
 (
Comentário: “
Gauguin
 tinha família e uma vida que arriscaríamos chamar de 
pequeno- burguesa
. 
Em determinada altura de sua trajetória, decidiu largar tudo e se dedicar exclusivamente à arte. As ilhas primitivas o fascinavam desde quando, com poucos anos de idade, viajou com a família da Europa para a América do Sul. [...] 
Gauguin
, ao contrário, não estava em busca do exotismo. Ele foi ao Taiti para explorar a si mesmo e viver como um primitivo, procurando um modo de vida simples, mais conectado com a natureza” (livro-base, p.30-32).
)Em determinada altura, o pintor largou tudo para se dedicar à arte e foi viver no Taiti, presença constante em seu imaginário.
Gauguin se dedicou à arte desde a mais tenra idade e se tornou conhecido por ser um artista acadêmico e tradicional.
Gauguin se dedicou à arte desde a mais tenra idade e se tornou conhecido por ser um artista acadêmico e tradicional.
Questão 11 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o fragmento de texto sobre as academias de arte:
“Surgia um novo ideal de beleza fundamentado nas obras gregas. Era possível visitar as ruínas greco-romanas, obter autorização para conhecer a coleção de arte renascentista da família Médicis.”
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que contempla um dos motivos pelos quais artistas procuravam as academias de belas-artes no séc. XVIII e XIX:
	
	A
	A oportunidade de expor em bienais e entrar em contato com curadores.
	
	B
	O aprendizado de intervenção urbana e happening;
	
	C
	A possibilidade de conhecer os estudos de performance.
	
	D
	
	O desenvolvimento de habilidades para o tempo livre.
	
	E
	
	Valorização social e a busca pelo conhecimento específico.
Comentário: “As academias davam um estatuto mais elevado ao artista, trabalhavam com conhecimento enciclopédico, ensinamentos técnicos, história, mitologia, teoria da arte e promoviam o debate sobre gosto, gênio e sentimentos artísticos” (livro-base, p. 91).
Questão 12 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Na América Latina, a arte barroca importada erudita atraiu o espírito popular. Ela se materializou de forma totalmente imprevisível.”
 (
A
B
C
D
E
)Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que apresenta uma característica que diferencia a arte latina da europeia no séc XIX:
Maior rigidez acadêmica.
Maior compromisso com a representação do real.
Maior compromisso com a noção de verdade.
 (
Comentário: "Houve maior liberdade, pois os artistas latinos não passaram pelo filtro do Renascimento europeu, por isso improvisaram, resolveram, quebraram regras, ajeitaram, cancelaram, propuseram, refizeram à vontade e escolheram o que iria prevalecer” (livro-base, p.94).
)Maior liberdade.
Maior expressividade na performatividade corporal.
Questão 13 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Jacques-Louis David (1748-1825) foi um pintor neoclássico por excelência e um grande incentivador das academias. Em um discurso, disse que ‘Cada um de nós é responsável perante a nação pelos talentos que recebeu da natureza’”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que traz a principal ideia difundida por Jacques-Louis David nas academias de belas-artes:
	
	A
	A ideia como elemento central da obra.
	
	B
	A liberdade de expressão.
	
	C
	O foco na crítica social.
	
	D
	O retorno aos clássicos.
 Comentário: “David contribui muito para disseminar o retorno aos clássicos. Foi uma espécie de 
 ministro da cultura de Napoleão, tendo criado uma série de outras academias” (livro-base, p.90).
	
	E
	Valorização do artesanato e da renda local.
Questão 14 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia	a	citação:
"Nas artes visuais do Período Clássico, justamente o momento em que Atenas estava no seu auge, os artistas buscaram suprimir a estilização a favor de um naturalismo.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre a escultura grega, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A beleza corporal não era uma das preocupações mais importantes.
	
	B
	O Discóbolo, de Míron, é uma obra que apresenta uma rigidez de representação, semelhante a um grande bloco pesado de pedra.
	
	C
	A escultura grega tinha como temas principais as cenas do cotidiano doméstico.
	
	D
	Na busca de um realismo exagerado, passaram a esculpir a partir da observação de um modelo vivo.
 Comentário: “Aprimorando as técnicas de trabalho, passaram a esculpir a partir da observação 
 de um modelo vivo, na busca de um realismo exagerado. Há, portanto, uma grande preocupação
 formal visando ao alcance da beleza corporal, pois a arte gira em torno da figura humana, por
 isso são representados, sobretudo, atletas e figuras do politeísmo grego” (livro-base, p. 34).	
	
	E
	A representação mais realista era uma preocupação secundária da escultura grega.
Questão 15 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia
a	citação	a	seguir: "O que chamamos de arte da Antiguidade Clássica está diretamente ligada ao povo grego".
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que traz observações corretas sobre a arte grega:
	
	A
	Desde as primeiras esculturas gregas, o realismo e a elaboração primorosa foram características presentes.
	
	B
	A arte da Antiguidade Clássica relaciona-se também com a produção artística dos egípcios.
	
	C
	Desde o início da produção escultórica grega suas obras expressavam movimento e intensa leveza.
	
	D
	Na escultura, os artistas gregos alcançaram um altíssimo nível de sofisticação.
Comentário: “Quando dirigimos nosso olhar para essa época, imediatamente verificamos a predominância da escultura da figura humana como modalidade artística principal. Nela, os
artistas alcançaram um altíssimo nível de sofisticação” (livro-base, p. 32).
	
	
	
	
	E
	A pintura sempre se apresentou como a principal modalidade artística da cultura grega.
Questão 16 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia	o	fragmento de	texto:
"Atenas se tornou a cidade mais importante da Grécia, berço da civilização ocidental e da democracia".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa correta sobre o teatro grego:
	
	A
	De todas as encenações teatrais, a tragédia era a arte mais característica da democracia ateniense.
Comentário: “Também havia teatros em que eram encenadas as famosas tragédias, a arte mais característica da democracia ateniense [...]. As peças eram gratuitas, mas apenas o público seleto de cidadãos livre podia frequentá-las. Os tragediógrafos eram selecionados por meio de concursos pelo governo, ou seja, pela classe dominante, o que implicava um direcionamento evidente, uma censura” (livro-base, p. 33).
	
	
	
	
	B
	O teatro era gratuito e todas as camadas sociais podiam usufruir.
	
	C
	Tragediógrafos eram as pessoas que gostavam de tragédias.
	
	D
	A escolha do que seria encenado era uma escolha livre do povo.
	
	E
	O teatro surgia de um processo democrático e sem qualquer interferência do governo.
Questão 17 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte extrato de texto:
“Os pensadores iluministas acreditavam no progresso e na perfeição humana e almejavam que o conhecimento fosse estendido a todos os campos, pois com ele seria possível transformar a Terra em um mundo melhor.”
 (
E
D
C
B
A
)Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, História e Sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, assinale a alternativa que contempla ideais do Iluminismo:
A emoção e a individualidade.
A religião e a pátria.
 (
Comentário: “Os pensadores iluministas acreditavam no progresso e na perfeição humana e almejavam
 
que
 
o
 
conhecimento
 
fosse
 
estendido
 
a
 
todos
 
os
 
campos,
 
pois
 
com
 
ele
 
seria
 
possível transformar a Terra em um mundo melhor. A razão e o conhecimento, sempre fundamentados na experiência, eram, para eles, o único meio de superar os preconceitos e o obscurantismo” (livro-base,
p.88).
)A razão e o conhecimento.
A técnica e a tradição.
O controle e o autoritarismo.
18 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a passagem de texto a seguir: “Assim, a arte cristã da Idade Média tornou-se uma curiosa mistura de métodos primitivos e sofisticados. O poder de observação da natureza, cujo despertar assistimos na Grécia, por volta de 500 a.C., voltou a adormecer por volta de 500 d.C. Os artistas deixaram de cotejar suas fórmulas com a realidade”. 
Conforme os conteúdos trabalhados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre a condição do artista durante a Idade Média, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O artista medieval iniciava como um aprendiz e realizava, inclusive, algumas partes mais simples das pinturas, além de copiar modelos estereotipados.
Por volta do século XIII que os artistas abandonaram seus livros de modelos, a fim de representar algo que lhes interessava de forma pessoal. Sua formação ocorria sem o treinamento exaustivo e repetitivo em desenho e sim como aprendiz, realizando pequenas tarefas. Nesse período não era necessário desenhar ou pintar a partir da observação do real (p. 46).
	
	B
	O artista medieval gozava de boa situação financeira, pois nesse período a arte era considerada fundamental para a sociedade.
	
	C
	O artista medieval estava atento aos detalhes da realidade, estudava anatomia e se preocupava em realizar retratos fiéis.
	
	D
	Na Idade Média, o artista normalmente era alguém muito religioso, já que nesse período as obras de arte eram exclusivamente religiosas.
	
	E
	O artista do período medieval expressava-se por meio da pintura que formalmente apresentou inovações como o sfumato.
Questão 19 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para o seguinte extrato: 
“A Revolução Francesa, a proeminência da burguesia e o início da Revolução Industrial na Inglaterra modificam radicalmente a posição do artista na sociedade. A arte passa a responder a necessidades sociais e econômicas. A construção de edifícios públicos - escolas, hospitais, museus, mercados, cárceres etc. - e as intervenções no traçado das cidades evidenciam a exigência de racionalidade que a arquitetura e a urbanística, nova ciência da cidade, almejam ”. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O Neoclassicismo não apresentou temáticas diferentes em relação ao Rococó, seguiu o mesmo estilo, demonstrando que não há rupturas radicais na história da arte.
	
	B
	Houve, por parte dos artistas neoclássicos, uma experimentação em relação à representação do real, dando origem a figuras estilizadas e simplificadas.
	
	C
	A intenção do Neoclassicismo era tratar temas mundanos e triviais, como na obra A morte de Sócrates, de Jacques-Louis David.
	
	D
	O Neoclassicismo foi o estilo mais próximo dos valores da época representando os ideais patrióticos da Revolução.
O Iluminismo influenciou a arte a partir do combate aos excessos do barroco e do rococó e defendia uma arte racional, mais próxima aos valores da época.  (livro-base Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.90-91).
	
	E
	No Neoclássico há o predomínio de formas sinuosas que lembram conchas do mar.
20 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem da obra a seguir:
 
Tempestade de neve: barco a vapor perto da embocadura de um porto
William Turner, 1842. Óleo sobre tela, 91 cm x 122 cm. Tate Gallery, Londres – Reino Unido. 
Considerando a imagem da obra e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Romantismo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A pintura de Turner, apesar de datada do período em que ocorria o Romantismo na Europa, demonstra características do período Neoclássico, demonstrando que a arte do século XIX não teve muitas mudanças.
	
	B
	A obra de Turner representa uma ruptura com a arte da escola Barroca, que perdurou na Europa até o século XIX.
	
	C
	O Romantismo pretendia reconciliar o homem e a natureza e a pintura de Turner demonstra a sensação de fragilidade do homem diante da força da natureza.
A obra de Turner é única no sentido de demonstrar o espírito romântico e a sensação de impotência do homem diante da natureza (livro-base Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.106).
	
	D
	Turner utiliza-se do rigor das Academias de arte em sua pintura, na qual o desenho prevalece em relação à cor.
	
	E
	No Romantismo houve um retorno à arte do período clássico grego e a obra
de Turner demonstra essa influência.
21 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o seguinte trecho de texto:
“Movimento de origem literária, o futurismo se expande com a adesão de um grupo de artistas reunidos em torno do Manifesto dos Pintores Futuristas e do Manifesto Técnico dos Pintores Futuristas (1910). A partir de então, se projeta como um movimento artístico mais amplo, que defende a experimentação técnica e estilística nas artes em geral, sem deixar de lado a intervenção e o debate político-ideológico”. 
Considerando o trecho de texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Futurismo, considere V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas.
I. ( ) O Futurismo foi um movimento que contou com a participação de artistas italianos.
II. ( ) Em seu Manifesto, os artistas futuristas expressavam ideias polêmicas, com conotação machista e violenta.
III. ( ) Os artistas futuristas representavam cenas de cidades futuristas, com veículos voadores e edifícios em metal, como uma forma de representar como desejavam que fosse o futuro.
IV. ( ) Os artistas futuristas demonstravam em seus trabalhos a paixão pela máquina e pelo desenvolvimento científico. 
Agora assinale a opção que apresenta a ordem correta:
	
	A
	V - F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
A assertiva I está correta pois o Futurismo contou com os artistas italianos como Marinetti, Boccioni, Balla, todos italianos. A assertiva II está correta pois, em seu manifesto, os futuristas consideravam que o feminismo, além do moralismo e das tradições na arte deveriam ser atacados de forma violenta. A assertiva III é falsa, pois os artistas futuristas representavam o movimento e a velocidade das máquinas da época em que viviam. A assertiva IV é verdadeira pois os artistas representavam seu fascínio pelas inovações tecnológicas que testemunhavam na época (livro-base Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.160).
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	F – F – F – V
22 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
 
O despertar da criada – Eduardo Sívori, 1887. Óleo sobre tela, 192 cm × 131 cm. Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires – Argentina. 
Considerando a imagem e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte da Argentina do final do século XIX, assinale a alternativa que apresenta as características do nu na pintura argentina do referido período:
	
	A
	O nu em questão não é idealizado e não se enquadrava nos padrões de beleza da época, pois a mulher representada era uma pobre criada e seu corpo aparenta estar desgastado pela vida difícil.
O nu não idealizado era uma forma de ataque dos artistas portenhos ao conservadorismo da sociedade argentina da época (livro-base Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.130).
	
	B
	A representação do nu na arte da Argentina do final do século XIX correspondia aos padrões de beleza da época e demonstrava o mesmo padrão vigente em Paris.
	
	C
	No final do século XIX Buenos Aires buscava fontes europeias para seu desenvolvimento e, dessa forma, a população estava preparada para este tipo de pintura, pois frequentavam a Europa e o nu não era mal visto.
	
	D
	O nu era uma novidade para a sociedade argentina e exaltava, de forma alegórica, a história do país.
	
	E
	Os artistas argentinos do final do século XIX representavam o nu a partir de figuras estilizadas que beiravam a abstração.
23 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
Considerando a imagem acima e o conteúdo abordado no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o período Alexandrino ou Helenístico, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
( ) Os artistas ainda se baseavam na observação do real para representar a figura humana.
( ) A escultura Vênus de Milo apresenta uma menor rigidez, parece mais descontraída que as obras do Período Clássico.
(  ) A escultura Vênus de Milo é uma cópia da original e, mesmo assim, perdeu os braços por ter sido feita em mármore, um material menos resistente que o bronze.
( ) O único material que os gregos do período Alexandrino ou Helenístico utilizavam para a escultura era o mármore. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – F - F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – V – F
As afirmativas I, II e III são verdadeiras porque o período Alexandrino ou Helenístico foi posterior ao Período Clássico e, nesta época, os artistas utilizavam as mesmas técnicas desenvolvidas no período anterior, no entanto a rigidez das primeiras esculturas desaparece, a figura humana é idealizada a ponto de representar uma beleza descontraída, representando um corpo cheio de vitalidade e beleza. A afirmativa IV é falsa pois os gregos desse período faziam esculturas em bronze, no entanto estas foram destruídas durante o Império Romano. Também trabalhavam com o mármore, mas este era empregado boa parte das vezes para fazer cópias ou moldes das esculturas de bronze. (livro-base, p.35-38)
	
	E
	V - F – F – F
24 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a seguinte imagem:
 
Considerando a imagem dada e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o artista Paul Gauguin, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O artista Paul Gauguin foi ao Taiti na tentativa de se libertar das tradições e de ver o mundo de forma diferente de um europeu.
Comentário: Gauguin foi ao Taiti com a família na tentativa de pintar de forma diferente da tradicional, distanciando-se da Europa como uma forma de se libertar (livro-base, p. 30 e 31).
	
	B
	O artista Paul Gauguin foi um representante do Barroco Protestante e se dedicava à pintura de gênero.
	
	C
	Gauguin, apesar de passar anos no Taiti, continuou a pintar de forma tradicional, revelando como é difícil se libertar das tradições.
	
	D
	A obra de Gauguin demonstra como sua pincelada é lisa e seus temas mórbidos.
	
	E
	Gauguin levou ao Taiti a tradição do Neoclássico, influenciando toda uma geração de artistas deste país.
25 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a seguinte citação:
“Eram necessárias exposições muito demoradas e as pessoas que se sentavam para serem fotografadas tinham que ficar escoradas a fim de permanecerem quietas por muito tempo. O desenvolvimento da máquina fotográfica portátil e do instantâneo ocorreu durante os mesmos anos que também presenciaram a ascensão da pintura impressionista”. 
Considerando esta citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte moderna, assinale a alternativa correta em relação à importância da fotografia para a estética modernista:
	
	A
	A fotografia permitiu que os artistas pesquisassem e explorassem os materiais artísticos de forma mais livre e sem a preocupação em representar as coisas do mundo de forma realista.
Durante muito tempo os artistas eram incumbidos de retratar as coisas do mundo de forma realista. Após a invenção da fotografia passaram a realizar pesquisas e experimentos com os materiais de forma mais livre, procurando outros valores para a pintura, além da representação (livro-base Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.136).
	
	B
	A fotografia permitiu que os artistas passassem de pintores a fotógrafos, ampliando suas oportunidades de trabalho.
	
	C
	A fotografia causou um impacto negativo na arte, pois muitos pintores passaram por muitas dificuldades e a pintura quase foi extinta após a sua invenção.
	
	D
	A fotografia não causou nenhum efeito relevante no mundo da arte.
	
	E
	A invenção da fotografia possibilitou
que os artistas se dedicassem ainda mais à representação da realidade.
26 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Muitas pessoas gostam de ver em quadros o que também lhes agradaria ver na realidade. Isso é uma preferência muito natural. Todos gostamos de beleza na natureza e somos gratos aos artistas que a preservaram em suas obras”. 
Considerando o extrato de texto dado e o conteúdo abordado no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o olhar clássico, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O olhar clássico é baseado em preferências refinadas, baseada em materiais sofisticados, no qual prevalece a nobreza dos elementos.
	
	B
	O olhar clássico é baseado na arte como mimese, ou seja, como imitação do real.
Desde os tempos dos antigos gregos prevalece a ideia de que a arte deve imitar a realidade, pensamento que só passou a ser questionado com a arte moderna (livro-base de Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.38)
	
	C
	O olhar clássico é pautado no rigor, nos quais apenas eram considerados temas para as obras de arte as imagens de santos ou de Cristo, não importando a forma como fosse representado.
	
	D
	O olhar clássico demonstra a extrema beleza da paisagem, natureza-mortas, figura humana idealizada, a partir de linhas estilizadas e formas decompostas.
	
	E
	O olhar clássico é aquele orientado por referências artísticas famosas.
27 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
Em cinza – Wassily Kandinsky, 1919. Óleo sobre tela, 129 cm x 176 cm. Centre Georges Pompidou, Paris – França.
Considerando a imagem dada e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Abstracionismo, assinale a alternativa que define uma obra de arte abstracionista:
	
	A
	
	O abstracionismo é uma forma de arte que explora o subconsciente em suas representações.
	
	B
	
	Uma obra de arte abstracionista tem como característica não figurar ou imitar as coisas do
mundo.
O termo abstracionismo refere-se as formas de arte não regindas pela figuração e pela imitação do
mundo e pela recusa da representação ilusionista da natureza (livro-base Artes visuais, história e
sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p.168-171).
	
	C
	
	O abstracionismo foi um movimento que buscava representar as coisas do mundo de forma
figurativa.
	
	D
	
	O abstracionismo é uma forma de arte que representa figuras, mas com as cores utilizadas de
forma inovadora.
	
	E
	
	Uma obra de arte abstracionista é representada pelo uso da cor pura aplicada diretamente à
tela.
Linha do Tempo - Artes Visuais, História e Sociedade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando