Buscar

Estudo dirigido patologia respondido

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
 
1. Explique como se inicia um processo inflamatório e suas possíveis causas. 
O processo Inflamatório se inicia com uma lesão tecidual ou a entrada de um agente etiológico (microrganismos). Tendo a causa vinda de um processo biológico (nutrição, metabolismo das substâncias, físico, químico (radiação, poluição, toxinas), genético ou as infecção por vírus, bactérias ou fungos.
2. O que há de positivo no desenvolvimento de uma inflamação? 
A inflamação é essencial para proteger nosso corpo de infecções, sem ela os microrganismos iriam passar despercebidos e nos deixariam rapidamente doente. 
3. Quando a inflamação deve ser enquadrada como um processo maléfico ao organismo? 
Ela deve ser enquadrada quando se prolonga por muito tempo, formando uma inflamação crônica, sendo possível a destruição de células saudáveis durante o combate ao agente etiológico.
4. Como você poderia reconhecer uma inflamação (aguda e crônica) em um
Indivíduo? 
A inflamação aguda é rápida e dura poucos dias ou semanas, a principal característica é a exsudação e a migração de leucócitos. Já a inflamação crônica dura mais de um mês, sendo formada devido a não destruição do agente etiológico ou diretamente, tendo a principal característica a presença de leucócitos, macrófagos, proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e destruição tecidual. 
5. Descreva os eventos vasculares e celulares que ocorrem em um processo inflamatório e correlacione-os às manifestações clínicas. 
A início terão as liberações de citosinas pelas células do local lesionado, fazendo o aumento de fluxo sanguíneo, que equivale a hiperemia, o rubor e calor. Seguido de uma constrição rápida do vaso e uma vasodilatação para aumentar a permeabilidade do vaso que faz com que tenha o extravasamento de líquido plasmático, causando inchaço ao local, e também pressionando nervos, que causa dor. Há também a entrada de linfócitos da corrente sanguínea através da adesão com o endotélio que irão ajudar na fagocitação contra o agente etiológico.
 
6. O que é fagocitose? 
Fagocitose é o ato de ingestão de substâncias que não são naturais do corpo, sendo destruídas através de lisozimas, óxido nítrico, entre outras substâncias que degradam o invasor.
7. Cite as células efetoras da inflamação e sua principal função. 
As células presentes na reação inflamatória são: Leucócitos, que constituem os neutrófilos (fazem fagocitose, produzem pus), monócitos (se transformam em macrófagos, células epitelióides e fibroblastos, fazem fagocitose), linfócitos (produzem anticorpo e memória ao patógeno), plasmócitos (são linfócitos B ativados, produzem anticorpo), eosinófilos (fazem a proteção contra parasitas e alergias), macrófagos (fazem fagocitose, há vários tipos, como já falado os monócitos do sangue, histiócito do tecido conjuntivo, células reticulares do baço, linfonodos e da medula óssea, células de kupfer do fígado, células da micróglia do SNC e os osteoclastos do osso), células tronco mesenquimais (podem se transformar em fibroblastos, para reconstrução tecidual e endotélio de capilares).
8- O que é exsudato, transudato, edema e pus?
Exsudato é um fluído inflamatório extracelular com alta concentração de proteína e detritos celulares, normalmente opaco. Transudato é um fluído inflamatório extracelular com baixa concentração de proteína, normalmente transparente, mas nem sempre. Edema é o acúmulo de líquido no interstício, pode ser exsudato ou transudato. Pus, é o acúmulo de exsudato purulento, com neutrófilos e fragmentos celulares.
9- Quais as alterações vasculares da inflamação aguda?
São as alterações no calibre do vaso, onde a pressão hidrostática aumenta, devido a vasodilatação, aumentando a permeabilidade do vaso, liberando líquido para fora do vaso, diminuindo a pressão osmótica, pois perde a proteína.
10- Quais são os sinais cardinais do processo inflamatórios e como são formados?
Rubor (formado pelo influxo sanguíneo no local), calor (formado pelo migração de células sanguíneas), inchaço (aumento da permeabilidade sanguínea, liberação de líquido), dor (pressão dos nervos devido ao inchaço) e perca de função (devido ao agravamento das lesões)
11- Disserte sobre as características macroscópicas e microscópicas da necrose de coagulação e da necrose caseosa.
A necrose de coagulação, macroscopicamente é esbranquiçada e intumescida (aumento de volume), microscopicamente é observado citoplasma com substância coagulada (proteína) com a arquitetura do tecido preservada. Já a necrose caseosa, macroscopicamente parece ser uma massa de queijo, é quebradiça, friável, microscopicamente estão presentes as fases de degradação do núcleo e há a perca total da arquitetura do tecido, além de estar homogêneo.
12- Cite os tipos de necrose
Necrose de coagulação, liquefação (coliquativa), caseosa (caseificação), esteatonecrose, fibrinóide e gangrenosa.
13- Descreva o processo de apoptose e as características morfológicas da célula em apoptose.
O processo de apoptose é a morte programada da célula, um processo isolado, sem reação inflamatória. Podem surgir a partir da rota das caspases e proteínas reguladoras da apoptose. 
Inicialmente as células perdem sua função e suas junções de superfície, diminuindo seu tamanho, depois, a cromatina e o citoplasma condensam, tendo a fragmentação do núcleo. A célula se rompera em fragmentos, chamados de corpúsculos apoptóticos, que são reconhecidos e ingeridos por fagocitose ou degenerado. 
A característica morfológica é a falta de inflamação, a célula encolhida, núcleo fragmentado e fragmentação da célula mais tarde.
14- Qual o principal tipo celular da inflamação crônica? Explique. 
15- Cite as características morfológicas da inflamação crônica. 
Na inflamação crônica, há uma grande quantidade de macrófagos (monócitos), leucócitos, células diferenciadas, como células epitelióides, as neovascularização, a proliferação de fibroblastos 
16- Quais os tipos celulares encontrados na inflamação granulomatosa? 
Linfócitos T e B, macrófagos e células epitelióides, células dendríticas, células gigantes, macrófagos espumosos, célula NK, neutrófilos e fibroblastos.
17- Descreva os aspectos macro e microscópicos da inflamação crônica. Exemplifique os diferentes tipos encontrados. 
Microscopicamente há um infiltrado de células inflamatórias, há uma destruição celular devido a tentativa de eliminação do agente etiológico e uma tentativa de cicatrização pelos fibroblastos junto com a angiogênese.
Macroscopicamente, pode-se encontrar um granuloma (aumento do tecido) ou uma fibrose (aumento de células no local, fibroblastos).
Reparo e cicatrização 
18- O que é reparo? 
19- Qual a diferença entre Regeneração e Cicatrização?
A regeneração é a substituição de células do parênquima do mesmo órgão, já a cicatrização são substituídas por tecido fibroso, com perca de função
20- Qual é a característica das células lábeis? Cite exemplos. 
São células encontradas em tecido, que estão em constante renovação, regeneração, como os hepatócitos, células de revestimento. 
21- Qual é a característica das células estáveis? Cite exemplos. 
São células que não se replicam sem um estímulo adequado, fibroblastos e células do túbulo renal.
22- Qual é a característica das células permanentes? Cite exemplos. 
São células que não se regeneram, uma fez perdida, não são substituídas, neurônios e fibras musculares.
23- Cite as funções da Matriz Extra Celular. 
Está localizada nos espaços intercelulares, permitindo interação entre elas, sendo um suporte mecânico (ancoragem da célula, migração celular), controle de crescimento celular através de sinalização aos receptores celulares, manutenção da diferenciação celular, auxilio na renovação tecidual, armazenamento de moléculas reguladoras.
24- Qual a importância da angiogenêse na Regeneração tecidual? 
Os vasos sanguíneos formados através de vasos preexistentes, participam da formação do tecido de granulação para suprir os nutrientes e o oxigênio para possibilitar o reparo tecidual,crescimento dele.
25- Qual a importância da Fibroplasia na Regeneração tecidual
A fibroplasia é a reprodução de colágeno pelos fibroblastos, que tornam a ferida mais forte e resistente.
26- Explique a cicatrização de 1º e 2ª intenção?
A cicatrização de primeira intenção ocorre quando as bordas da ferida são aproximadas, sem perca de tecido, pouco ou nada de exsudato, não há infecção, o fechamento é rápido e não tem tecido de granulação. Já a de segunda intenção é a que permanece aberta, tendo perca de tecido, com resposta inflamatória, tecido de granulação, demora mais tempo, pode ter infecção relacionada

Continue navegando