Buscar

(Curte, comenta e salva) - Grata | Legislação social e trabalhista | 2 EXERCÍCIOS - UNIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2ª Correção dos exercícios da unidade
Questão 1Correta
A própria nomenclatura do instituto “aviso prévio” já nos diz muita coisa, pois revela a necessidade de avisar/comunicar/dar ciência a alguém previamente/com antecedência da vontade de dissolver um contrato de trabalho. Contrato de trabalho é bilateral, ou seja, envolve duas partes – empregado e empregador –, não sendo justo e nem leal que uma delas resolva romper o contrato sem comunicar previamente a outra parte.
 
Com relação as características do aviso prévio, no que tange aos deveres do empregado e do empregador, complete as lacunas a seguir:
 
O aviso prévio poderá ser ___________ ou ____________. No primeiro caso, o _____________ cumpre o período prestando serviços na empresa, enquanto que, no segundo, recebe em dinheiro o valor correspondente ao aviso. Quem decide se o aviso será trabalhado ou indenizado é a pessoa que _____________, ou seja, o ______________, na hipótese de dispensa sem justa causa; e o empregado, na hipótese de pedido de demissão.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Sua resposta
trabalhado/ indenizado/ empregado/ a concede/ empregador.
Alternativa correta : trabalhado/ indenizado/ empregado/ a concede/ empregador.   O aviso poderá ser trabalhado ou indenizado. No primeiro caso, o empregado cumpre o período prestando serviços na empresa, enquanto que, no segundo, recebe em dinheiro o valor correspondente ao aviso. Quem decide se o aviso será trabalhado ou indenizado é a pessoa que a concede, ou seja, o empregador, na hipótese de dispensa sem justa causa; e o empregado, na hipótese de pedido de demissão.
Questão 2Correta
A greve, no Direito do Trabalho, representa uma forma legal e excepcional de autodefesa e também um mecanismo unilateral de solução de conflitos coletivos de trabalho (...). O Estado abre mão, momentaneamente, do seu poder/dever de prestar a tutela jurisdicional para permitir que os trabalhadores, representados pelo ente coletivo respectivo, promovam a autotutela dos seus direitos, sem que isso configure crime de exercício arbitrário das próprias razões, previsto no artigo 345 do Código Penal.
CAIRO JÚNIOR, José. Curso de Direito do Trabalho. 13. ed. Salvador: JusPodivm, 2017. p. 1.136.
Acerca do direito de greve, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
A greve só pode ser exercida após esgotadas as tentativas de negociação e de conciliação.
Por ser um instrumento de pressão máxima, a greve só pode ser exercida após esgotadas as tentativas de negociação e de conciliação.   Embora não haja lei que regulamenta a greve no serviço público, o STF entendeu pela aplicação da Lei nº 7.783/1989 como forma de suprir a omissão legislativa. Portanto, é permitida a greve aos servidores públicos.   O direito de greve é vedado aos militares, nos termos do art. 142, § 3º, IV, da Constituição Federal.   A greve é um direito social e coletivo.  A greve é um direito a ser exercido coletivamente (não existe greve de um trabalhador).   Via de regra, a greve gera a suspensão do contrato de trabalho, sem o pagamento dos salários. Contudo, pode ser que o Poder Judiciário fixe regra diversa.
Questão 3Correta
Em relação ao assunto dispensa indireta, conhecida também como rescisão indireta, o que se evidencia na prática trabalhista é que o empregador adota a postura de não concordar com a falta grave que lhe foi imposta. Desse modo, restará ao empregado a única alternativa de ajuizar uma ação trabalhista e esperar a decisão judicial que reconheça a culpa empresarial fundamentadora da pretendida rescisão indireta.
 
Com base nas características da rescisão indireta, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I.  A redução salarial advinda da retração do mercado ou de falta de empenho do empregado configura a falta grave do empregador prevista na CLT, artigo 483, alínea “g”.
 
PORQUE
 
 
II. A redução do salário capaz de caracterizar a justa causa patronal ocorre sempre que o empregador diminui o valor de verba alimentar, como é o caso do salário, ainda que justificadamente, pois o empregador não pode se eximir dessa responsabilidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições falsas.
O empregado que deseja pleitear a justa causa precisa fundamentar o seu pedido em uma ou mais hipóteses do artigo 483, da CLT, demonstrando a culpa empresarial e a impossibilidade de manter o contrato de trabalho. A redução salarial advinda da retração do mercado ou de falta de empenho do empregado não configura a falta grave do empregador nos termos da CLT. A redução do salário capaz de caracterizar a justa causa patronal ocorre quando o empregador simplesmente diminui a possibilidade de ganho do trabalhador, no sentido de puni-lo ou de preteri-lo em relação a outro empregado, sem justificativa plausível.
Questão 4Correta
A justa causa no Direito do Trabalho significa ato faltoso que de alguma forma faz desaparecer a confiança existente na relação de trabalho. Tal justa causa pode ser realizada pelo empregado ou pelo empregador, sendo que cada uma dessas condições implica consequências distintas.
 
Considerando a justa causa empresarial, ou seja, aquela causada pelo empregador, analise as afirmativas a seguir a:
 
I. For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo.
II. Cumprir o empregador as obrigações do contrato.
III. Evitar o empregador ou seus prepostos, contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama.
IV. O empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, ainda que em caso de legítima defesa, própria ou de outrem.
V. O empregador aumentar o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
I e III, apenas.
A alternativa correta é: I e III, apenas. For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo: Isso ocorre quando o empregador abusa de seu poder, aplicando sanções severas; impõe metas impossíveis de serem alcançadas; estipula regras que ferem a dignidade ou a intimidade do trabalhador, tais como proibir a utilização do banheiro, etc. Praticar o empregador ou seus prepostos, contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama: o ato lesivo da honra e boa fama significa ofender a dignidade do trabalhador ou sujeitá-lo ao desprezo dos outros ou expô-lo ao ridículo.   I Correta. For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo. II Incorreta. Não cumprir o empregador as obrigações do contrato. III Correta. Praticar o empregador ou seus prepostos, contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama. IV Incorreta. O empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo se em caso de legítima defesa, própria ou de outrem. V Incorreta. O empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
Questão 5Correta
Na relação trabalhista, muitas são as situações que podem ocorrer entre empregado e empregador. Uma delas é o cometimento de falta grave por parte do empregador.
 
No caso em questão é possível ao empregado pleitear a rescisão indireta. Geralmente ela ocorre por meio do ajuizamento de ação trabalhista, pois ao comunicar sua rescisão indireta ao empregador, nem sempre há o reconhecimento de forma amistosa por parte da empresa, que dificilmente concorda com essa falta grave.
Supondo que um empregado ingresse com ação trabalhista a fim de comprovar a falta grave cometido pela empresa e obter sua rescisão indireta; caso o juiz entenda que a conduta da empresa não configura justa causa, em regra,
Sua resposta
reconhecerá o fim da relação de emprego por pedido de demissão do trabalhador.
A alternativa correta é: reconhecerá o fim da relação de emprego por pedido de demissão do trabalhador. O juiz, se entender que a condutada empresa não configura justa causa, em regra, reconhecerá o fim da relação de emprego por pedido de demissão do trabalhador.

Continue navegando