Buscar

trabalho suínos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
FORMAS EFETIVAS DE TROCA DE CALOR EM
 
SUÍNOS.
) (
De forma geral, os 
suídeos
 possuem um sistema termorregulador pouco desenvolvido, que os torna muito sensíveis ao frio quando filhotes e muito sensíveis ao calor quando adultos. Portanto, o clima tropical acaba sendo um entrave na criação desses animais, principalmente, na fase de crescimento, terminação e
 
reprodução.
) (
Como suas glândulas sudoríparas são 
afuncionais
, sua principal via de eliminação de calor é a evaporativa, que ocorre pela respiração com eliminação de água. É possível que o animal entre em estresse térmico quando o calor recebido do meio ambiente somado ao calor oriundo do seu metabolismo forem superiores ao calor que ele consegue eliminar.
) (
Adaptações fisiológicas dos 
suídeos
 ao calor
1. 
Vasodilatação
 periférica pelo desvio de sangue de regiões mais profundas do corpo para as extremidades e pele, na tentativa de dissipar calor.
2. Aumento da sudorese, mesmo que ineficiente.
3. Elevação da 
frequência
 cardíaca e respiratória, que leva a uma modificação do 
pH
, pressões parciais de oxigênio e gás carbônico, concentrações de sódio e potássio.
4. Aceleração da 
frequência
 respiratória para promover a perda de água e, 
consequentemente
, de calor.
5. Redução do metabolismo basal energético, acarretando menor consumo de alimentos e desencadeando menor taxa de produção.
6. Alteração no comportamento do animal, observado por atitudes como deitar-se de lado, com o focinho em direção ao vento para facilitar a troca de calor com o meio ambiente, ou em seus próprios dejetos, locais úmidos ou superfícies frescas.
) (
Os 
suídeos
 podem perder calor sensível (não evaporativo) por convecção, condução e radiação, e calor latente (evaporativo). Além disso, existe uma diferença muito ampla de conforto térmico entre animais recém-nascidos e adultos, moldada de acordo com o avanço de fase da vida do animal.
) (
O animal sob estresse de calor produzirá pouca carne e aumentará o depósito de gordura. Fêmeas em lactação expostas a temperaturas elevadas reduzem em até 30% sua produção de leite e fêmeas reprodutoras podem apresentar redução do número de leitões por gestação.
)

Outros materiais