Buscar

portifolio 6 semestre claudineia

Prévia do material em texto

10
LICENCIATURA EM pedagogia
FACULDADE ANHANGUERA
CLAUDINEIA BOSCHETTI COSTA
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Cidade
2022
Cidade 
2022
CLAUDINEIA BOSCHETTI COSTA
Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da faculdade Anhanguera, para as disciplinas: Adolescência e Juventude no século XXI, Temas Atuais em Educação, Gestão Educacional, Pedagogia em Espaços Não Escolares, Relações Interpessoais e Administração de Conflitos, Ed- Práticas de Estudo-Competências Socioemocionais.
Orientador: Cinthia Gomcalves Maziero
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
2.1 Projeto de Vida e a Formação Integral dos Sujeitos.........................................5
2.2 Apresentação Projeto de Vida e seus Principais Aspectos.............................6
3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9
4. REFERÊNCIAS ................................................................................................... 10
1. INTRODUÇÃO
	A proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática: Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos, o presente trabalho fala sobre como a escola em tempo integral que pode favorecer o aluno de modo que a criança desenvolva suas atividades criando pontes entre o aprendizado e o cotidiano, propondo novos saberes dos docentes, assim sendo, essa produção textual, possibilitará a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e também consolidará a prática como um ambiente de reflexão.
	A importância do objetivo da realização desse trabalho é de fundamental compreender os principais aspectos sobre o projeto de vida, promovendo o entendimento sobre os seguintes pontos: o papel ativo do jovem na sociedade hodierna em relação ao protagonismo juvenil, as atribuições dos professores em meio a realização do projeto de vida dos alunos, a importância e a viabilidade do uso das metodologias ativas na construção desse projeto, além de reconhecer, sobretudo, a relevância da formação integral do sujeito tanto para o âmbito profissional, quanto social. 
	Em suma, na educação formal, o projeto de vida é uma metodologia que envolve a aprendizagem ativa da dinâmica do projeto de valores e competências onde os alunos encontram significado e propósito no processo de aprendizagem através da importância de suas experiências, reflexões, conscientização, visão de mundo, buscando desenvolver habilidades cognitivas e não cognitivas que possam orientar os jovens a desenvolver projetos para si mesmos. 
O planejamento de vida no ensino médio se torna importante, pois é nessa fase que os alunos estão participando das etapas finais de sua preparação para a vida adulta e precisam saber o que querem e como alcançarão seus objetivos. para poder conviver com diferentes raças, crenças e costumes A educação faz com que se sintam parte do processo educativo e se tornem protagonistas de sua aprendizagem.
2. DESENVOLVIMENTO
Para a realização do desenvolvimento da proposta do Projeto interdisciplinar através dessa pesquisa iremos relatar os benefícios da formação integral do aluno, como também as vantagens e desvantagens do ensino integral. De acordo com o documento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino médio é a etapa final da educação básica na qual os alunos são direcionados para se tornarem cidadãos brasileiros. Nesse sentido, enfrenta a realidade educacional de segurança educacional limitada, sendo, portanto, necessário buscar serviços universais que garantam a permanência dos alunos, atendam às suas necessidades e os orientem no melhor caminho. Documentos de orientação reconhecidos, grupos escolares, projetos de políticas educacionais, BNCC, são atividades essenciais para o planejamento e elaboração. Além disso, apurou-se que as ações desenvolvidas por meio da gestão educacional contribuíram para a melhoria da qualidade educacional e refletiram a situação atual e as necessidades dos adolescentes no ordenamento e aplicação do território.
2.1 Projeto de Vida e a Formação Integral dos Sujeitos
	
	O Projeto de Vida proporciona experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis. 
	Nessa direção, Arantes e Klein (2016), enfatizam que, diante de um mundo imprevisível, instável e repleto de oportunidades, ter projeto de vida pode ser uma maneira de guiar-se, na busca por significados que são duradouros e capazes de transcender interesses imediatos e individualistas. Para Daryl (2003) a visão de condição transitória do mundo jovem para o mundo adulto, do “vir a ser" é negativa, pois nega-se o presente vivido, perde-se a totalidade da existência juvenil, uma vez vista como fase passageira, efêmera e com foco exclusivamente no futuro.
	 O Projeto de Vida veio para alcançar integralmente o aluno. Devido à grande evasão nas escolas, muita das vezes pela realidade socioeconômica dos estudantes, trazer um direcionamento profissional, emocional, físico e cognitivo, abriu caminhos para que os alunos não se enxerguem inaptos e possam conhecer alem daquilo que lê já experimentaram a Valorizar a diversidade dos a alunos, a vivência cultural, apropriar dos conhecimentos e experiências que possibilitam entender as relações no âmbito profissional e fazer escolhas alinhadas e certeiras ao exe. rícino da cidadania e do projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. O contexto em que o Projeto de Vida está inserido, dentro das expectativas para o Ensino Médio, envolve outras experiências que devem ser trabalhadas de forma integrada de acordo com a BNCC, que são: 
· Favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação dos conhecimentos.
· Garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, que são essenciais para sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.
· Valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualificar os processos de construção de sua identidade e de seu Projeto de Vida. 
	Vê-se, pois, que o projeto de vida se configura como algo de suma importância no planejamento das ações e escolhas de cada indivíduo e, por conta disso, essa atividade deverá estar presente, como componente curricular do NEM (Novo Ensino Médio). Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar -se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018 pág. 78).Sendo a Lei Federal 13.415, de 2017, responsável por mudança, pois esta prevê que “os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do estudante, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socio emocionais” (BRASIL, 2017, pág. 22).
 	A formação integral é um conceito que visa promover o desenvolvimento integral dos alunos Sua dimensão formativa prevê uma aprendizagem completa, ao invés de focar apenas em características intelectuais e culturais. Na educação integral, a aprendizagem não se dá apenas na sala de aula, mas nos diferentes espaços que uma criança ou adolescente pode ocupar e por meio de diferentes experiências e linguagens. Além da jornada escolar ampliada, a educação em tempo integral promove uma formação integral que visa o desenvolvimento intelectual, emocional, físico, social e cultural dos alunos que permanecerão na escola.
É papel da equipe pedagógica auxiliar os estudantes a aprender a se reconhecer como sujeitos, considerando a aprender a se reconhecer como sujeitos, considerando suas potencialidades e a relevância dos modos de participação e intervenção social na concretização de seu projeto de vida. É, também, no ambiente escolar que os jovens podem experimentar, de forma mediada e intencional, as interações com o outro, com o mundo, e vislumbrar, na valorização da diversidade, as oportunidades de crescimento para seu presente e futuro (BRASIL, 2018, p. 473).
O ensino em período integral melhora o rendimento do aluno, tornando-os responsáveis e autônomos. Os pais ou responsáveis pela criança pode trabalhar todo o dia sem preocupações, enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar. No Protagonismo Juvenil o jovem é sempre o ator principal em ações que dizem respeito a problemas concernentes ao bem comum, na escola, nos grupos sociais, nas comunidades de bairro, ou na sociedade de maneira geral. Nesse tipo de ação há a influência do jovem na conjuntura social para resolver problemas reais. É um formato de educação para a cidadania onde o jovem toma uma atitude de centralidade. Nesse aspecto a fonte de iniciativa do jovem é a ação e a fonte de compromisso é a responsabilidade.” (HAMZE, 2021).
As metodologias ativas são estratégias de ensino que vem para romper o método de ensino, foca do na transmissão mecânica dos conteúdos, para que o foco passe a ser a aprendizagem, no qual teremos alunos mais participativos no processo, assumindo o papel de protagonistas e responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem, através de uma maior colaboração, interação e, sobretudo no engajamento no processo educacional. (Nogueira, 2019 pág.).
 
2.2 Apresentação Projeto de Vida e seus Principais Aspectos
	O ensino integral vai muito além de otimizar as horas disponíveis dos estudantes, ampliando o tempo que passam na escola. De acordo com a BNCC, a educação integral visa a formação e ao desenvolvimento global do corpo discente durante a Educação Básica, tendo como objetivo promover pontes entre o aprendizado e o cotidiano.
1. conclusão
	De maneira geral esse projeto apresentou-se como uma grande oportunidade de refletirmos acerca da importância de trabalhar a construção do projeto de vida no ensino médio. Isto é, em uma etapa da formação em que os alunos estão se preparando para lidar com os desafios e as possibilidades da vida adulta, tanto no viés profissional, quanto pessoal. O planejamento do professor deve contribuir com a formação de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar, respeitar a convivência no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas de modo responsável e produtivo.
	Assim sendo, em poucas palavras, o projeto em si é uma grande oportunidade para refletir sobre a importância do trabalho na construção dos projetos de vida do ensino médio. Esta é uma fase de formação em que os alunos são preparados para enfrentar os desafios e possibilidades da vida adulta, tanto profissionalmente como pessoalmente. Assim, ao entrarmos nesse tema, torna-se possível entender o quanto esse processo é importante para o planejamento de vida dos alunos, pois a partir do momento em que um projeto de vida é construído, as chances de atingir os objetivos desejados aumentam exponencialmente. 
	Contudo, entende-se que ao longo dessa produção o Projeto de Vida é imprescindível para a vida dos estudantes, a qual devem ser refletivas e organizada pelos educadores. Devem oferecer um ensino de qualidade, por meio de metodologias ativas, colocando os alunos na posição de protagonismo e garantindo sua permanência na escola, mas é preciso tomar cuidado para não confundir esse plano com a definição de um passo a passo para o futuro. Projetar a vida é uma forma de dar sentido às nossas ações e isso pode ser feito por meio de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo. Para isso, o estudante fará um exercício de projetar o futuro por meio dos sonhos, emoções e ambições e, depois, o representará em um planejamento de estratégias e metas.
REFERÊNCIAS
· BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Brasília, 2018, p. 461-468.
· DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e ensino médio: quem é esse aluno que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (org.) Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG,2014.
· Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.2017b. Disponível em: Acesso em: 02 mar 2022.
· NOGUEIRA, N. 1 (Vídeo 3: 51 min). O que são Metodologias Ativas? Conceitos Básicos. Publicado pelo canal Nilbo Nogueira Oficial. 23 jun. 2019. Disponível em: <http:// www.youtube.com.chanelUC7QYBQIY0JjDDi q4VJH90g.> Acesso em: 04 agosto 2021.
· HAMZE, Rodrigo. Como metodologias ativas no ensino médio ajudam nas provas do Enem. Disponível em: https://tutormundi.com/blog/metodologias-ativas-no-ensino-medio/. Acesso em: 08 de agosto. 2022.

Continue navegando