Buscar

EST. EI

Prévia do material em texto

1. Dados do estudante/curso
Curso: Pedagogia
Instituição: Cruzeiro do sul virtual - Polo Amontada
Nome: Maria do Socorro Mendes Ribeiro
RGM: 29896711
Disciplina: Estagio curricular supervisionado Na educação infantil 
Ano/semestre de realização do estágio: 2022/1
Quantidade de horas realizadas: 100 horas 
2. Características da escola
Nome da escola: C.E.I. Alegria do Saber
Endereço/região cidade em que se situa: rua Francisco de castro. São Sebastião. Amontada-CE 
Dependência administrativa: publica
Diretoria/secretaria de ensino a qual está vinculada: secretaria de educação 
Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Infantil IV 
	A creche citada não tem prédio próprio ainda, por isso funciona como anexo na escola(Escola de Educação Básica Sargento Francisco de Castro) onde possui um espaço amplo para que as crianças possam se movimentarem, como um pátio/refeitório, campo de futebol, laboratório de ciências, biblioteca, sala de informática e corredores bem largos e abertos, a escola também possui banheiros bem equipados com portas pensadas para que não possa ocorrer acidentes, pias e torneiras com material de higiene disponível para todos, também é possível avistar a presença de plantas por todo o espaço e a motivação do cuidado com a natureza. Busca-se sempre manter a limpeza e organização dos ambientes e das salas de aulas pois um ambiente agradável que posso favorecer o processo de ensino e aprendizagem depende da limpeza e da organização do mesmo, por isso que a instituição em questão conta com uma equipe de limpeza, além de sempre motivar os alunos cuidar do seu ambiente de estudo. A ventilação e iluminação das salas de aulas são bem favoráveis pois além de ventiladores as salas de aula possuem grandes e largas janelas tornado o ambiente mais arejado. As carteiras são posicionadas em círculos para facilitar a comunicação e o campo de visão dos alunos. Além do mais todas as salas de aulas possuem quadro branco, armários e um espaço com brinquedos e jogos para que as crianças possam se divertir em momentos direcionados pelo professor.
3. Introdução 
O estágio é o ato educativo que visa colocar em pratica tudo aquilo que foi aprendido, tanto em sala de aula quanto por meio virtual. No estágio em questão que foi realizado no dia 01/04/2022 ao dia 10/05/2022 foi-se aproveitado e explorado ao máximo, além de observações foi possível participar de algumas atividades do cotidiano da escola atividades como: ajudar os professores em montagem de painéis para melhor harmonização de salas de aulas, fazendo recostes necessários para serem utilizados em aulas, tornado a mesma mais interativas, como por exemplo no dia que foi proposto a criação de um painel montado em um papal madeira, onde constaria o nome de todos os alunos seguidos de quadrinhos nomeados com letra final e letra inicial, e recortes de revistas de diversas letras. Na atividade os alunos teriam que se direcionar ao painel e aos recortes de letras casarem a letra inicial e a letra final do seu nome e posicionar no quadrinho indicado, esta atividade fez com que os alunos aprendesse o conceito de letra final e letra inicial de forma prazerosa e divertida.
 A observação é algo essencial durante o estágio, e foi possível acompanhar o dia a dia da escola, observando como os professores planejam e direcionam suas aulas, como os alunos se comportam durante as aulas, como funciona a disponibilidade do uso de ambientes como, sala de informática, campo de futebol, e pátio, como acontece o rodízio de professores. Enfim observar o cotidiano da escola desde antes da chegada os alunos até a saída dos mesmos relacionando conceitos aprendidos em campo virtual como por exemplo o cuidar, brincar e aprender.
4. Perfil dos professores 
Durante o estagio pode acompanhar o dia a dia na Escola de Educação Básica Sargento Francisco de Castro, na turma do Infantil IV, a mesma conta com duas professora uma é formada em Pedagogia e pós-graduada em história e geografia, a mesma atua na área há 20 anos. Identifica-se com a área de linguagens e códigos, mas especificamente português, que é sua área de atuação no momento. A segunda professora é formada em Letras/espanhol, há 10 anos ensina na educação infantil, nas disciplinas de matemática que inclusive são disciplinas de sua preferência. O estágio teve duração de 100 horas sendo realizado 4 horas por dia, em 5 dias da semana.
5. Pratica pedagógica dos professores 
As professoras acompanhadas durante o estágio trabalham na mesma sala com os mesmos alunos, porém em momentos diferentes, pois ensinam disciplinas distintas, assim a escola busca implementar e manter os professores trabalhando em parceria, buscando conhecer e compartilhar das dificuldades de aprendizagens dos educandos e procurando desenvolver atividades que venha a suprir a carência e defasagem de aprendizagem dos mesmos. A escola, assim com as professoras, buscam como principio serem mediadoras do processo de aprendizagem, uitizando-se de estratégias onde os alunos sejam sujeitos protagonistas desse processo. Alem de incentivar e motivar a socialização através da participação durante as aulas, sempre de forma lúdica e respeitando as adversidades e diversidades culturais.
 
6. 0bservações específicas 
A hora da história é uma momento/atividade que se encaixa nas aulas de língua portuguesa, e sempre eram realizadas pelo menos 3 vezes na semana, a atividade era proposta no começo da aula onde era preparado um ambiente aconchegante e todos os alunos se sentavam em circulo facilitando o campo de visão de todos de forma que facilitaria o debate durante a leitura, depois de todos acomodados a professora fazia a apresentação do livro que seria trabalhado, indicando quem era o autor, o ilustrador e qual empresa fez a publicação do livro logo em seguida começava-se a leitura da história, sempre mostrando a turma as gravuras presentes no livro com o decorrer da história.
Abramovich (1997) ressalta a importância de contar historias para as crianças, de forma que escutá-las é um precedente para a formação de leitoras além de incitar seu imaginário para responder tantas questões existentes no mundo das crianças. 
Desta forma o contar de história se torna indispensável no âmbito escolar principalmente na educação infantil, pois a mesma além de incitar a imaginação é um importante estimula para a leitura, que leva diretamente para a escrita.
Nos anos iniciais destaca-se a leitura como: os contos, livros em quadrinhos, parlendas, biografias, poemas, prosa, poesia, rimas, entre outras leituras indicadas para crianças, leituras que possam despertar a criatividade e ir além de seu tempo e espaço, podendo se imaginar em outros mundos e situações diferentes.
Segundo Villardi (1997, p.110) “a literatura é feita pra encantar, é feita com prazer para proporcionar prazer, o que vem depois é consequência desse prazer” 
A contagem de histórias é realizada pela professora, que esta junto com os alunos sentados no chão formando um círculo, e para isso é necessário ser preparado o ambiente, no caso a professora responsável utiliza um tapete para forrar o chão e almofadas para que os alunos sintam-se confortáveis e capazes a dar asas à imaginação de forma prazerosa. 
7. Considerações finais
O papel do estágio, desse modo possibilitou não somente na compreensão das teorias estudadas, mas principalmente no campo da análise e reflexão acerca da pratica, de forma que pelo processo do pensamento e da reflexão crítica. O estágio juntamente com teoria adquiridas durante a formação acadêmica nos ensina a lidar com as diferentes situações que acontecem no espaço educativo.
Portanto vale ressaltar a importância do estágio, pois o mesmo se trata do primeiro contato que um acadêmico na área de educação tem com a escola com a sala de aula, com alunos e ate mesmo com outros professores, é quando pode-se observar e colocar todo seu conhecimento adquirido em pratica, relacionando assim a teoria com a pratica.
8. Referencias bibliográficas 
ABRAMOVICH, Fany. Literatura infantil: gostosurase bobices. 4º ed., São Paulo: Scipione,1997
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

Continue navegando