Buscar

ATIVIDADE 2 DE INTERAÇÃO DROGA NUTRIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 DE INTERAÇÃO DROGA NUTRIENTE
As ações do sistema nervoso autônomo e somático são mediadas pela liberação de substâncias químicas endógenas, agonistas totais, que se ligam aos seus receptores e possuem a capacidade de realizar a comunicação dos neurônios entre si e dos neurônios com as células efetoras. Vários fármacos atuam sobre essas sustâncias, com o objetivo de inibi-las ou estimulá-las, conforme o efeito terapêutico desejado.
(Fonte: SOARES, V. H. P. Farmacologia humana básica. São Caetano do Sul: Difusão, 2017. E-book.)
Resposta: Neurotransmissores
A farmacodinâmica é a área da farmacologia que descreve os mecanismos pelos quais os fármacos modulam as funções dos organismos. Após serem administrados, normalmente os fármacos são absorvidos e alcançam a corrente sanguínea, circulam pelo corpo e interagem com diferentes células, tecidos e órgãos até alcançarem os locais alvos para ação farmacológica. (Fonte: OLIVEIRA-JR., I. S. Princípios da farmacologia básica: em ciências biológicas e da saúde. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2012.)
Considerando a ação farmacológica, qual alternativa está relacionada aos efeitos benéficos dos fármacos no organismo?
Resposta: Efeitos terapêuticos 
O sistema nervoso periférico (SNP) é constituído pelos gânglios e por uma rede de neurônios aferentes (sensoriais) e eferentes (motores). O sistema nervoso motor pode ser subdivido em sistema nervoso somático (SNS) e autonômico (SNA). O SNS comanda as funções viscerais do organismo, também denominadas funções involuntárias ou vegetativas. Por sua vez, o SNA é subdivido em sistema simpático (condições adversas) e parassimpático (situações de repouso). Na divisão parassimpática (neurônios colinérgicos) o principal neurotransmissor é a acetilcolina. Já a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina estão envolvidas na divisão simpática. 	
(Fonte: SALVI, R. M.; MAGNUS, K. Interação fármaco-nutriente: limitação à terapêutica racional. Desafios atuais da farmacovigilância. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. E-book.)	
Considerando os neurotransmissores do SNA, analise as afirmativas a seguir:	
I. Agonistas do sistema parassimpático (parassimpaticomiméticos) reproduzem as respostas desenvolvidas pela acetilcolina no organismo.	
II. Antagonistas do sistema parassimpático (anticolinérgicos) induzem a produção da acetilcolina.	
III. Agonistas do sistema simpático (simpaticomiméticos) estimulam a degradação da adrenalina ou da noradrenalina no organismo.	
IV. Antagonistas do sistema simpático (simpaticolíticos) bloqueiam a ação da adrenalina ou noradrenalina.	
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas:	
Resposta: | e |||
O termo antagonista vem do grego antagonistes, de anti = contra e agon= competição, representando rivais que competiam entre si. Nesse mesmo sentido, os antagonistas farmacológicos são substâncias que bloqueiam o acesso ou a ligação dos agonistas aos seus receptores, reduzindo, assim, sua resposta terapêutica.
(Fonte: OLIVEIRA-JR., I. S. Princípios da farmacologia básica: em ciências biológicas e da saúde. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2012.)
Os antagonistas de receptores farmacológicos podem ser classificados como:	
Resposta: Reversíveis ou irreversíveis 
O sistema nervoso pode ser divido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP) [...]. O SNC pode ser dividido em região encefálica e medula espinhal. O encéfalo é a área integradora do pensamento, das emoções e da memória, sendo o cérebro o principal órgão neural. A medula espinhal é a área integradora do subconsciente (reflexo) e responsável pela condução das informações para as vias nervosas.	
(Fonte: SOARES, V. H. P. Farmacologia humana básica. São Caetano do Sul: Difusão, 2017. E-book.)
Como são conhecidos os fármacos com ação direta nas funções do sistema nervoso central?	
Resposta: Psicotrópicos e entorpecentes 
O cetoconazol, representado na figura seguinte, é um antifúngico de ação sistêmica e tópica pertencente à classe dos imidazóis. O principal efeito dos fármacos imidazólicos sobre os fungos é a inibição da enzima esterol 14-α-desmetilase prejudicando a síntese do lipídeo ergosterol na membrana fúngica, inibindo, assim, seu crescimento.
(Fonte: STAUB, I. et al. Determinação da segurança biológica do xampu de cetoconazol: teste de irritação ocular e avaliação do potencial de citotoxicidade in vitro. Rev. Bras. Cienc. Farm., [s. l.], v. 43, n. 2, p. 301-307, 2007.) 
Os alimentos, em geral, interagem com o cetoconazol causando:	
Resposta: Redução da biodisponibilidade do fármaco 
O ácido acetilsalicílico (AAS) e a morfina são fármacos utilizados, respectivamente, no tratamento de dores leves e intensas. Entretanto, quando coadministrados com frutas cítricas alguns vegetais, leite e derivados pode ocorrer um aumento da excreção renal desses fármacos.
Em relação ao ácido acetilsalicílico (AAS) e a morfina, assinale a alternativa que apresenta sequencialmente sua classificação de acordo com o mecanismo de ação:	
Resposta: Anti inflamatório não esteroidal e narcótico 
Os mecanismos de sinalização celular são os meios pelos quais os receptores geram sinais ou mensagens celulares. Os receptores possuem configurações tridimensionais que permitem que os fármacos se conectem especificamente aos seus receptores, como uma chave que se encaixa em uma fechadura.
(Fonte: OLIVEIRA-JR., I. S. Princípios da farmacologia básica: em ciências biológicas e da saúde. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2012.)
Na figura seguinte, observa-se a ilustração de dois fármacos (representados em azul e em vermelho) interagindo com o mesmo receptor (representado em amarelo) e induzindo respostas celulares com maior ou menor intensidade (representadas pelas estrelas em azul).
Partindo dos conceitos das interações entre fármacos e receptores, correlacione corretamente a cor dos fármacos com sua classificação de acordo com a forma de interação no receptor.	
Resposta: Agonistas (azul) e antagonistas (verde) 
Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs), também conhecidos como corticosteroides/glicocorticoides são fármacos que apresentam propriedades imunossupressoras. São utilizados em pacientes transplantados para reduzir o risco de rejeição dos órgãos. Para esses pacientes, exige-se um acompanhamento nutricional especial com o objetivo de: (1) controlar os efeitos relacionados ao uso de fármacos e seus efeitos adversos; e (2) garantir a segurança alimentar dos alimentos ingeridos e a educação nutricional. No quadro a seguir, é apresentado o manejo dietético para contornar as reações adversas relacionadas ao uso de corticosteroides.
(Fonte: Adaptado de SALVI, R. M.; MAGNUS, K. Interação fármaco-nutriente: limitação à terapêutica racional. Desafios atuais da farmacovigilância. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. p.108-109. E-book.)
Complete adequadamente as recomendações X, Y e Z.
Resposta: Dieta hiperproteica, restrição de carboidrato simples, aumento de sódio.		
A farmacodinâmica analisa as alterações bioquímicas e fisiológicas que os fármacos provocam nas células dos organismos. As informações farmacodinâmicas respaldam as indicações terapêuticas dos medicamentos e possibilitam a prevenção do surgimento de efeitos adversos e interações fármaco-fármaco e fármaco-nutriente.
(Fonte: SALVI, R. M.; MAGNUS, K. Interação fármaco-nutriente: limitação à terapêutica racional. Desafios atuais da farmacovigilância. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. E-book.)
Qual alternativa contém as principais áreas de estudo da farmacodinâmica?	
Resposta: Efeitos terapêuticos, mecanismos de ação, locais de ação.

Continue navegando