Buscar

contex metodologia do ensino de geografia

Prévia do material em texto

Uninassau
Atividade Contextualizada
Disciplina: Metodologia do Ensino de geografia
Professora: Andressa Ribeiro de Queiroz 
Aluna: Jaqueline Patrícia Alves do Nascimento Botelho
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Enunciado
Um hábito é qualquer comportamento adquirido que se torna mais ou menos involuntário. Uma das primeiras características dos movimentos cotidianos para os quais nos atentamos é a sua a natureza habitual. Os movimentos habituais se estendem por todas as escalas de ambientes – de dirigir e caminhar até alcançar e movimentar os dedos. Um membro do grupo descreveu como ele de vez em quando vai para a escola e se pergunta como chegou ali, simplesmente porque não se recorda da experiência da caminhada: “Você não se lembra de ter caminhado até aqui – faz isso automaticamente”. (Trecho retirado de SEAMON, 2011)
A geografia é o nosso dia a dia, por isso ela está em todo lugar. Na ida para o colégio ou trabalho, nos jantares em família. Frequentemente, nós vivemos no automático, realizando as tarefas diárias sem nos atentarmos para o espaço geográfico e as relações e fenômenos existentes nele. Precisamos nos atentar ao que acontece e romper essa vivência automática em ordem de compreender a geografia do nosso dia a dia.
A atividade de hoje possui duas partes:
   
1. A primeira consiste em descrever as atividades que você realiza, os espaços em que elas acontecem e as pessoas que você encontra durante todo um dia.
   
2. A segunda etapa consiste em mobilizar o arcabouço geográfico aprendido, as categorias e outros conteúdos geográficos, para contextualizar essas atividades e seus espaços numa perspectiva multiescalar.
Começando a rotina diária, ao levantar me preparo para realizar as tarefas do dia, começo alimentando os animais, gato e cachorro limpo seus ambientes e coloco água nas plantas em seguida preparo o café da manhã, meus filhos ainda dormem, aproveito para fazer a limpeza do quintal, e organizar a casa, quando acordam se preparam para mais um dia tomamos o café da manhã, vejo as mensagens sobre as tarefas do ensino remoto da minha filha o que deve ser feito no dia e que aulas ela terá, meu filho é bebe e não está na creche ainda, depois que ele acorda fica bem mais complicado realizar os afazeres, então adianto tudo que posso meu pai passa aqui várias vezes por dia, minha mãe também aparece quando tem um tempinho para brincar com o bebe, começo a organizar a preparação do almoço enquanto as crianças brincam um pouco ou assistem tv. As vezes estudo de manhã as vezes a tarde depende de como está as tarefas do dia ou o momento que tá mais tranquilo pra isso. 
Devido a pandemia não tenho contato com muitas pessoas meu convívio é bem restrito, no entanto não gosto de sair de casa só quando necessário, adoro ficar na minha casa. Depois que almoçamos fica mais tranquilo, a correria fica mais na parte da manhã, arrumo a cozinha o bebe dorme, eu estudo as vezes assisto um filme. A noite jantamos assistimos a novela, fico um pouco no celular e vamos dormir.
Moro no agreste em uma vila na zona rural, que no momento devido a seca encontra-se sem muitas áreas verdes, poucas chuvas, sol de rachar, algumas áreas de mata raras nascentes, clima semiárido onde predomina a caatinga, aqui a maioria das pessoas vivem da agricultura e pecuária, fazem parte da vegetação cactos e bromélias é uma região menos úmida que a zona da mata e menos seca que o sertão, por se tratar de uma zona de transição localizada entre o litoral e o sertão.
Referências:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/agreste acesso 01/12/2021
https://www.todamateria.com.br/agreste/ acesso 01/12/2021
https://www.suapesquisa.com/geografia_do_brasil/agreste_nordestino.htm acesso 01/12/2021

Continue navegando