Buscar

Gestao de pessoas , questões semana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
A área de Gestão de Pessoas das organizações, muitas vezes, exige que os indivíduos estejam atentos às transformações do mercado e as possibilidades para o crescimento profissional. Essas análises são adequadas porque apresentam fatores importantes na determinação das aspirações profissionais. Embora não sejam obrigatórias, são vistas pela organização como hipóteses factíveis ao colaborador. Trata-se da sinalização de possibilidades que se classificam como:
Você acertou!
C. 
possibilidades gerais, objetivas e percebidas.
Os enfoques de crescimento profissional se estruturam nas possibilidades gerais, objetivas e percebidas onde deve-se estar atento as mais diversas barreiras de planejamento de carreira e trajetória profissional. Enquanto o desenvolvimento de carreira é considerado processo conduzido muito mais pelo colaborador do que pela área de RH das organizações, o aconselhamento formal está concentrado em capacitações por meio de palestras, cursos de avaliação e centros de desenvolvimento profissional. A definição de metas não é uma atividade de desenvolvimento, mas um processo de qualificação de uma gestão eficaz, esta que diz respeito a pontos fortes e fracos, que podem ser medidos para um melhor processo de aconselhamento.
2. 
A trajetória profissional pode ser compreendida como o rumo que é dado à vida profissional, em que serão realizadas as ações que promovam o crescimento e que auxiliem a chegar nos objetivos. Em suma, é o histórico de todas as atividades desempenhadas, as qualificações realizadas, o desenvolvimento obtido na vida profissional, entre outras questões. Assim, o conjunto de experiências que foram acumuladas ao longo da vida profissional são parte da trajetória profissional. Desta maneira destaca-se alguns passos que podem auxiliar em uma trajetória profissional percebida como bem-sucedida. Identifique um destes passos.
Resposta correta.
E. 
Procurar um emprego adequado.
É uma tarefa difícil e complexa, pois nem sempre é possível trabalhar no emprego ideal, algumas vezes por necessidades financeiras e outras por falta de oferta de uma oportunidade. Porém, para tanto, é fundamental que seja identificado o objetivo e, a partir disso, seja iniciada a sua busca. radores comtemplados diretamente. Os outros passos dizem respeito à agir e reagir de maneira adequada e interpretar corretamen
3. 
A noção tradicional de currículo foi atualizada em consequência das mudanças em nossa forma de viver, decorrentes da introdução da tecnologia, dentre outros aspectos, e do acesso ampliado a informações e conhecimento. Qual das opções abaixo passou a ser considerada para os novos currículos?
Você acertou!
B. 
uso de redes sociais e network
Por meio das redes, os perfis se conectam a outros perfis e a rede de conexão, à medida que cresce, é percebida como uma importante ferramenta de network (rede de trabalho), imprescindível em razão da velocidade com que as necessidades, o conhecimento e as oportunidades se atualizam. O histórico profissional tem dado espaço as realizações desenvolvidas; a folha impressa do passado ainda não extinta foi digitalizada e não se deve restringir a inclusão de somente promoções, transferências e vagas permanentes bem como barreiras de gênero e habilidades.
4. 
Algumas questões no que diz respeito aos ajustamentos de planejamento de carreira e à trajetória podem estar relacionadas às perspectivas de cada geração. Qual geração que tem lealdade ao próprio projeto profissional; busca a informalidade no ambiente de trabalho e questiona a hierarquia
Você acertou!
D. 
Geração X
A Geração X são leais ao próprio projeto profissional; buscam a informalidade no ambiente de trabalho; questionam a hierarquia. Os Baby boomers são workaholics; buscam o status e a ascensão profissional dentro da empresa; são leais ao empregador. A Geração Y Priorizam a vida pessoal no lugar da profissional; estão acostumados à instabilidade econômica. A Geração Z são dos nativos digitais, tem uma íntima relação com o mundo digital e não costumam criar vínculos duradouros, já a Geração Alfa é mais autônoma em relação às próprias dúvidas e curiosidades.
5. 
À medida que mais pessoas entram no mercado de trabalho – e buscam formar uma carreira, as organizações se veem (cada vez mais) diante do fenômeno da carreira dupla (dos casais). No passado, muitas companhias não empregavam marido e mulher. Hoje, a existência de muitos casais com carreira profissional faz com que as organizações estejam constantemente buscando alternativas para contornar as consequências oriundas do fato de um casal trabalhar na mesma empresa. Assinale, abaixo, a ação mais indicada para empresas que possuem casais em seu quadro funcional:
Você acertou!
A. 
refletir questões de gênero e pluralidade além do senso comum
É necessário, ampliar as reflexões de gênero e pluralidade além do senso comum, refletir se o seu gênero, em algum momento, o direcionou para determinada trajetória profissional? Dito de outro modo, você já desistiu de um caminho profissional por conta de seu gênero?. Pode-se considerar também revisar a política referente a transferências e desenvolvimento de carreira, contudo, é preciso oferecer flexibilidade, e não um processo engessado. A organização não deve, mas pode, sim, estabelecer acordos de cooperação com outras organizações, no sentido de oportunizar um novo posto de trabalho para o outro cônjuge. A providência parte em flexibilizar, sim, o horário de trabalho, de modo compatível com as demandas da família, visando a resolver os problemas de gestão de carreira de casais profissionais. A organização tem por missão conceder auxílio especial para fomento da gestão de carreira a casais de funcionários, e não para autoajuda.

Mais conteúdos dessa disciplina