Buscar

APOLS 1 e 2 -EJA nota 100

Prévia do material em texto

APOLS-1- Metodologias Para Adultos na EJA
Questão 1/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir: "[...] quando o educador desenvolve atitudes frente ao conhecimento dos alunos, diferente da esperada por eles, os alunos podem mudar a sua visão sobre o papel do professor e dos colegas [...]". Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Um sonho que não serve ao sonhador, identifique a alternativa correta que indica o papel mais amplo da escola: A	Produzir conhecimento.
Questão 2/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o excerto de texto a seguir: "O poder de um discurso, por melhor que seja, é muito pequeno para se contrapor a uma imagem gerada pela cultura em que o aluno está inserido durante uma vida inteira [...]". Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, assinale a alternativa correta que descreve o objetivo do educador: A	Desencadear um processo de descobertas.
Questão 3/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a afirmação a seguir: "Compete ao professor desafiar o aluno para outras atividades além daquelas que ele espera da escola. É no exercício delas que ele irá percebendo sua utilidade e irá modificando a sua visão escolar".Considerando a afirmação acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, identifique a alternativa correta que menciona, segundo a visão popular, em quem a aprendizagem está centrada:
A	Na ação do professor.
Questão 4/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a citação a seguir: "Também existem idéias consagradas sobre a atitude que os alunos devem ter para poder aprender. Como imaginam que o professor é o único detentor do conhecimento que vão buscar, acham que devem prestar toda a atenção naquilo que o professor diz". Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, sobre a ideia de como aprender melhor, assinale a alternativa correta que indica a crença forte dos alunos em relação a um bom recurso de aprendizagem:
A	Repetição mecânica e cópias dos conteúdos.
Questão 5/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir: "Nem de leve desconfia que vive em uma sociedade de classes cujas relações interferem significativamente nos destinos individuais. Que pertencer a classes socialmente privilegiadas dá uma vantagem inicial na ocupação de posições sociais vantajosas". A	Aulas de ler, escrever e falar bem.
Questão 6/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir:"Quem já alfabetizou adultos deve lembrar-se dos alunos que, levando caderno e lápis já no primeiro dia de aula, se põem a copiar e re-copiar mecanicamente qualquer coisa que o professor escreva no quadro negro". Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, sobre as competências do professor em relação o aluno, assinale a alternativa correta: 
A	O professor precisa desafiar o aluno para outras atividades além daquelas que ele espera da escola.
Questão 7/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a citação a seguir: "Compete ao professor desafiar o aluno para outras atividades além daquelas que ele espera da escola. É no exercício delas que ele irá percebendo sua utilidade e irá modificando a sua visão escolar". Considerando a citação de texto acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, assinale a alternativa correta que menciona uma das expectativas que o aluno adulto traz para a escola: 
C	Obter informações de um mundo distante do seu.
Questão 8/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a citação a seguir: "Baseados em sua experiência de vida, em que na quase totalidade das vezes aprenderam as coisas vendo os outros fazerem e tentando fazer depois, acreditam piamente que irão aprender se repetirem muitas vezes o que estão procurando aprender". Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhado, sobre a ideia de como aprender melhor, assinale a alternativa correta que indica a crença do professor:
A	Poder da repetição.
Questão 9/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a citação a seguir: "A disparidade entre a visão que o aluno tem do que seja a escola e uma educação que efetivamente sirva a esse aluno pode gerar conflito".Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, sobre a frustração do aluno em relação ao seu ideal de escola, identifique a alternativa correta que descreve um das ações que podem ser realizadas por parte do professor:
E	Fazer com que o aluno reconheça na escola que está entrando a escola que imaginava, já nas primeiras semanas.
Questão 10/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir: "Que ao observarem os outros fazerem com o objetivo de aprender, estavam estabelecendo relações, comparando com outras formas possíveis de fazer etc. Enfim, estavam pensando sobre aquilo que queriam aprender". Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Um sonho que não serve ao sonhador, assinale a alternativa correta que menciona nas ações de quem está centrada a aprendizagem, na visão popular: E	Professores.
Apol -2-Questão 1/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto:“A segunda questão relacionada à organização curricular diz respeito à seleção e organização dos saberes que farão parte do currículo escolar. Ao longo dos anos, a organização mais tradicional dos saberes escolares se fez em matérias ou disciplinas.”Considerando o fragmento de texto e o artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares sobre o entendimento formalista do currículo e a sua relação com a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa correta.
C	Inadequações produzem consequências geralmente ainda mais danosas que na escolarização chamada regular.
Questão 2/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto:“A educação popular, um dos movimentos mais questionadores do pensamento pedagógico, nasce e se alimenta de projetos de educação de jovens e adultos colados a movimentos populares nos campos e nas cidades, em toda a América Latina”.Considerando o fragmento texto e o artigo-base A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão, assinale corretamente a alternativa que aponta um dos movimentos mais questionadores do pensamento pedagógico. B	Movimento da educação popular.
Questão 3/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto:“Restitui-se, assim, a legitimidade de um conjunto de redes de saberes, poderes e fazeres presentes no cotidiano, mas normalmente expulsos do ambiente escolar.“Considerando o texto e o artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, identifique e assinale corretamente a alternativa que descreve a forma que pressupõe linearidade, sucessão e sequenciamento obrigatório, do mais simples ao mais complexo. A	A forma da árvore.
Questão 4/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto:“Os olhares tão conflitivos sobre a condição social, política, cultural desses sujeitos têm condicionado as concepções diversas da educação que lhes é oferecida. ”Considerando o fragmento texto e o artigo-base A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão, identifique e assinale corretamente a alternativa que aponta qual modalidade de ensino tem sua história muito mais tensa do que a história da educação básica. A	EJA
Questão 5/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto :“Cada vez que se pensa em discutir currículo, a primeira ideia que surge é a de que é preciso definir fundamentalmente que conteúdos ou habilidades precisam ser trabalhados.“ Considerando o fragmento do artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, quem organiza as propostas oficiais quanto a conteúdos de ensino? Assinale a alternativa correta. A	Os guias curriculares
Questão 6/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmentode texto:”Em primeiro lugar é preciso perceber que aquilo que, tradicionalmente, é entendido como criação curricular é o processo oficial de elaboração de um documento formal [...]”.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do artigo Tendências recentes dos estudos e práticas curriculares sobre as propostas oficiais, como se faz a difusão do novo currículo? B	A difusão se faz com atividades de sensibilização e capacitação para a utilização do material.
Questão 7/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto:“[...] os processos de aprendizagem vividos, sejam eles formais ou cotidianos, envolvem a possibilidade de atribuição de significado, por parte daqueles que aprendem, às informações recebidas do exterior – da escola, da televisão, dos amigos, da família etc. “.Sabe-se que, ao longo da história, formas alternativas de organização curricular foram desenvolvidas. Considerando o fragmento do texto e o artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, identifique e assinale a alternativa que descreve corretamente o princípio da transversalidade no currículo. C	Entender que o conhecimento se cria segundo a lógica das redes.
Questão 8/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto:“Considerando a singularidade das conexões que cada um estabelece, em função de suas experiências e saberes anteriores, não faz sentido pressupor um trajeto único e obrigatório para todos os sujeitos em seus processos de aprendizagem”.Considerando o fragmento do texto e o artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, observa-se que a autora usa uma metáfora para explicar que os saberes diversos se articulam com os outros já sabidos, modificando os sujeitos. Identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta o nome dessa metáfora: 
D	Metáfora da rede.
Questão 9/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto.“A difusão do novo currículo, em geral, se faz com atividades de sensibilização e capacitação para a utilização do material [...]”.Considerando o fragmento do artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares sobre uma série de atividades e experiências não previstas ou sugeridas pelos guias curriculares , identifique e assinale corretamente a alternativa que indica quem desenvolve estas atividades.
A	professores e alunos.
Questão 10/10 - Metodologias Para Adultos na EJA
leia o fragmento de texto:“Ao longo dos anos, a organização mais tradicional dos saberes escolares se fez em matérias ou disciplinas. Na verdade, pode-se dizer que as matérias escolares são grandes classes segundo as quais se agrupam alguns dos saberes que penetram na escola”.Considerando o fragmento de texto e o artigo-base Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares como é a seleção de conteúdo e sua inserção em campos disciplinares específicos da escola? E	É um processo histórico e conflituoso.

Continue navegando