Buscar

Portifólio 6 semestre Paula

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
PAULA ARENHARDT
produção textual
CAXIAS DO SUL
2022/02
PAULA ARENHARDT
produção textual
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial à aprovação no 	sexto semestre do curso de Pedagogia.
Caxias do Sul
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DESENVOLVIMENTO	4
CONSIDERAÇÕES FINAIS	6
REFERÊNCIAS	7
INTRODUÇÃO
No desenvolvimento do trabalho a seguir irei apresentar algumas dificuldades em relação a aplicação de metodologias novas mas de extrema importância para a construção do conhecimento.
É necessário, antes de trabalhar determinados assuntos ou determinadas formas de trabalho em um ambiente escolar, que o corpo docente esteja com conhecimentos técnicos e científicos a cerca da metodologia a ser aplicada bem como uma equipe toda envolvida.
“O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos”
A muito tempo podemos observar que o papel da escola atual vai muito além do “simples” ensino de conteúdo. Para que a escola realmente atinja seus objetivos, se faz necessário englobar diversos aspectos da realidade de seus estudantes. 
Em uma escola, formam-se muito mais do que alunos com conhecimentos científicos e de habilidades básicas. Forma-se pessoas capazes de pensar, com a necessidade de transformar ou melhorar o meio onde vive. 
É no ambiente escolar que o sujeito desenvolve conhecimentos que vão muito além do conhecimento escrito. Forma-se cidadãos capazes de compreender o seu meio e modificar o que se faz necessário evoluindo os seus espaços. Também, é no espaço escolar que se formam cidadãos criativos capazes de transformar conhecimento em tecnologias entre outras tantas habilidades.
Para que essas habilidades sejam de fato aproveitadas, o estudante precisa compreender o seu mundo, conhecer as suas potencialidades e paixões. Cabe ao corpo docente fornecer estratégias e oportunidades onde cada indivíduo possa aproveitar e compreender ao máximo suas capacidades. 
Assim, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio de 2018 entrou em prática construindo um currículo baseado na educação integral e com o desenvolvimento pleno do estudante. Nela, existem dez competências e uma delas é o projeto de vida como um dos elementos para construção da formação integral. A BNCC como documento norteador dos currículos escolares busca, por meio dessa competência, reiterar o foco no estudante, no protagonismo discente e no seu projeto de vida.
Uma dessas metodologias novas é o Projeto de vida e a forma integral dos sujeitos. Essa metodologia se dá no trabalho de habilidades cognitivas e não cognitivas que auxiliarão a orientar o jovem no processo de desenvolvimento do seu projeto de vida. Quanto isto ocorre, certamente os resultados serão positivos.
Este projeto só terá atingido seus objetivos se conseguir inspirar, motivar e despertar a curiosidade do indivíduo para orientá-lo na construção do seu futuro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Envolver diversas culturas em um único ambiente é desafiador. É importante aprender a respeitar o outro e o espaço que cada um possui sem deixar de lado o seu espaço, a sua cultura.
Este projeto fez com que todos da escola e da comunidade escolar se envolvesse e regatasse grande parte da cultura deixada de lado neste período de pandemia (ou até de antes dela). É perceptível a volta ao engajamento escolar dos estudantes. A escola passou por um período de adaptação e o que já era, por muitas vezes, deixado de lado, passou a ser visto novamente com olhos de encantamento. Com olhar de descoberta.
Isso é notável tanto nos estudantes como também nos professores e a comunidade escolar envolvendo as famílias e os meios que ocupam.
7
Sempre é bom aprender mais sobre si e sobre os demais que nos envolve. 
REFERÊNCIAS
https://caxias.rs.gov.br/gestao/secretarias/cultura
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838
https://caxias.rs.gov.br/servicos/cultura/casa-da-cultura

Continue navegando