Buscar

ciências ambientais

Prévia do material em texto

Ciências Ambientais 
Thamara Conceição
Desenvolvimento sustentável
 Podemos usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente, conciliando crescimento econômico e a preservação da natureza. Nesses casos, a procura de um modelo de desenvolvimento sustentável encontra-se diretamente relacionada com as transformações que caracterizam o mundo e em especial as diversas organizações produtivas de forma que “as intensas relações do ser humano com o meio ambiente e com a história fazem com que o homem passe a traçar uma constante avaliação dessas relações com o seu semelhante e o seu habitat”
 A sociedade deve mostrar-se capaz de assumir novos hábitos e de projetar um tipo de desenvolvimento com equilíbrio ecológico e que funcione dentro dos limites impostos pela natureza.
Tripé sustentável
 A sustentabilidade é formada por um tripé, logicamente seguido de três conceitos básicos, onde cada um desses aspectos deverá estar estritamente ligado e de forma bem definida.
· Social:
 Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade, sociedade como um todo. Além de salários justos e estar adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, proporcionando, um ambiente de trabalho agradável.
· Ambiental:
 Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. Aqui, assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar.
· Econômico:
 Empresas nem sempre sabem como deve ser uma gestão mais sustentável e responsável financeiramente, então, o foco se limita ao lucro. O primeiro passo é cuidar do seu patrimônio de maneira responsável, com a renovação do que é necessário em nível de equipamentos e ferramentas, investindo para ter bons resultados.
Esses cuidados internos são fundamentais para que a empresa tenha uma produção e uma prestação de serviços da melhor qualidade.
Sustentabilidade e engenharia
 O conceito de um Projeto Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. 
Tal modelo de construção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução de resíduos gerados pela construção, utiliza de forma econômica água e energia e proporciona aos usuários um conforto e melhor aproveitamento das áreas. É importante ressaltar que os critérios de sustentabilidade ambiental para o espaço construído, muitas vezes representam um investimento inicial alto, mas que ao longo da vida útil do empreendimento vão sendo minimizados, por meio dos ganhos com eficiência energética, uso racional da água e durabilidade da edificação.
obra sustentável
1. planejamento sustentável
 O planejamento deve privilegiar o uso racional de materiais,energia e água em todas as suas etapas, desde o estudos de viabilidade até a execução e entrega da obra.
2. Mão de obra qualificada
 Trabalhadores que têm o domínio dos processos que executarão e se conseguem realizá-los de forma eficiente.
3. Use materiais de qualidade
 Materiais de qualidade garantem a durabilidade da construção, evitando reparos recorrentes ou grandes intervenções na edificação
4. aposte em eficiência energética
reduza o consumo de energia onde for possível. no canteiro,verifique se os equipamentos utilizados estão com a manutenção em dia. 
5. Aproveite recursos naturais
Recursos naturais como orientação solar,vegetação e corrente de ar podem ser aproveitados no projeto, para oferecer conforto térmico com baixo consumo energético. 
6. separe os tipos de resíduos 
Durante a obra, faça a separação dos resíduos para que possam ser reutilizados ou reciclados corretamente.
7. Gerencie o uso da água 
A gestão da água deve definir e monitorar processos que reduzam o consumo de recursos hídricos, como sistemas de captação de água das chuvas. 
8. Faça a gestão dos resíduos na edificação 
O bom gerenciamento dos resíduos reduz a sua produção, prevendo ,ainda,formas de reutilização, reciclagem e descarte.
9. Use racionalmente os materiais 
Evite ao máximo o desperdício de materiais, realizando um bom planejamento de compras e reduzindo o retrabalho.
10. Invista em produtos e tecnologias sustentáveis
Produtos e tecnologias desenvolvidos com propósitos sustentáveis devem ser priorizados
 Ciclo de vida das edificações
 Ao se fazer uma análise da avaliação do ciclo de vida de edificações sempre é útil considerar os efeitos da edificação como um todo. Todos os materiais usados, desde a cadeia de produção até a sua utilização no empreendimento, sejam as vedações, materiais complementares, ou sistemas complexos de climatização, alvenarias e estrutura, podem afetar o “Ecoperfil” da edificação, causando um maior impacto ambiental.
 O processo do ciclo de vida de uma edificação deve necessita de uma avaliação da energia incorporada, mais conhecida como “Embodied Energy”. Este termo é utilizado para descrever toda energia necessária e utilizada para criar um produto, neste caso uma edificação. O fluxo de energia de uma edificação inicia na extração da matéria prima que resultará em todo o material usado na construção do empreendimento. Passa pelo transporte destes recursos e chega até a manufatura e desenvolvimento dos materiais da construção civil. Após esse processo, novamente existe a logística e transporte até os empreendimentos, que por fim serão utilizados na obra.
 Temos o edifício pronto e em operação. Neste ponto é importante termos a consciência que toda a energia intrínseca neste edifício agora vai iniciar seu processo de perda, ou seja, após 5 anos serão trocados alguns materiais, em 10 a 15 anos serão feitas reformas e manutenções importantes, e assim o edifício vai recebendo doses homeopáticas de cuidados paliativos, até o ponto que o mesmo será desmontado, reciclado e descartado.
Como caracterizar, analisar e quantificar os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de um produto ou edificação?
 A norma ISO 14040 (Avaliação do Ciclo de Vida – Princípios e Estrutura) e 14044 (Avaliação do Ciclo de Vida – Requisitos e Diretrizes) que possui 4 etapas com definições e diretrizes para uma correta avaliação: 
· Primeira etapa: Objetivo e escopo do período de estudo. 
 Nesta etapa a equipe envolvida no projeto deve determinar os objetivos da avaliação do ciclo de vida investigando os impactos ambientais de cada um dos sistemas e processos da edificação.
· Segunda etapa: Análise do inventário. 
 Neste segundo momento tem-se a coleta de dados sobre os materiais e seus efeitos no meio-ambiente após a sua implementação no edifício e seu uso pelos moradores, no ambiente em que ele está inserido.
· Terceira etapa: Avaliação dos impactos. 
 Este processo caracteriza-se pela classificação, caracterização, normalização, agrupamento e ponderação e finalmente interpretação dos dados coletados no processo geral de funcionamento em forma escalonada em todo o período proposto de vida do edifício.
· Última etapa: Interpretação,
 Trata da conclusão de todo este processo com avaliação para a tomada de decisão quanto aos produtos, fornecedores e a melhor forma de operação e manutenção da edificação.
CERTIFICAÇÃO DE UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
 Os selos ecológicos ou ecolabels, certificam produtos e serviços que levam em conta a preservação do meio ambiente.
 Avaliam o desempenho da construção e funcionamento dos edifícios com indicações aos especialistas sobre as áreas analisadas, como: localização, uso eficiente de água, uso eficiente de energia, qualidade ambiental interna, etc.
Procel Edifica
 A criação do Programa incentiva a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação etc.) nas edificações, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.
 O consumo de energia elétrica nas edificaçõescorresponde a cerca de 45% do consumo faturado no país. Estima-se um potencial de redução deste consumo em 50% para novas edificações e de 30% para aquelas que promoverem reformas que contemplem os conceitos de eficiência energética em edificações.
 É um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria.

Continue navegando