Buscar

Resumo HPA1 AP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· Fordismo
HENRY FORD: linha auxiliares de abastecimento nos postos de trabalho, verticalização da produção industrial.
Ordenação salarial fordismo: distribuído para todos os funcionários de forma igualitária
Conceito de produto no fordismo: conceito de produto único, de consumo popular e direcionado para o mercado de massa
Elementos-chave modelo Fordista: linha de montagem móvel; linhas auxiliares de abastecimento e linhas de produção das peças;
Contribuições de Henry Ford para a gestão de empresas: o sistema de produção em série, jornada de 8 horas e salário mínimo.
a) Seis sigma: é baseado no conceito que considera os clientes a razão de ser de qualquer empresa, por meio de acompanhamento de dados, análises estatísticas e uma gestão com vistas à melhoria e reinvenção dos processos da produção e de negócios. Esse sistema serve para detectar quais e quantos são os defeitos e assim adotam-se medidas para eliminá-los.
b) Racionalização da produção: estandardização, especialização por tarefas ou especialização do trabalhador e sincronização da produção
· Sloanismo
ALFRED SLOAN: estrutura divisional
A criação de divisões descentralizadas, a descentralização do poder decisório nessas divisões, centralização das políticas financeira e de vendas, isso a partir de uma linha diversificada de produtos voltados para diferentes mercados.
Conceito de produto no sloanismo: produto-marca, baseando-se na expectativa do americano médio alcançar o status social
· Toyotismo
TAIICHI OHNO: a filosofia dos zeros
KENICHI OHMAE: melhorias contínuas com foco no cliente
Just in time modelo no qual não existem estoques e as entregas são rigorosamente programadas para evitar paralisação por falta de peças. sistema de abastecimento de peças e componentes, feito de modo sequenciado à medida que o processo de produção se desenvolve, sendo seu objetivo o abastecimento contínuo da linha de montagem, no tempo, no ritmo e na qualidade certos, e seu mentor é Taiichi Ohno.
Kanban: uma forma de comunicação por meio de cartões, para controle do fluxo de materiais, que tem como meta a produtividade e a qualidade em um processo de fabricação acionado apenas quando necessário (horizontal)
Kaizen: termo japonês que se refere a um processo contínuo de melhoria (Vertical)
Nenko: consiste em um sistema de pagamentos de salários caracterizado pela avaliação da idade e antiguidade na empresa , com progressividade salarial
Jikoda(autonomação): significa um processo automatizado em que o operador tão somente inspeciona ; a interferência humana ocorre apenas quando o defeito é detectado.
Ordenação salarial Toyotismo: de forma pessoal, num sistema detalhado de bonificações e prêmios por produto.
Produção enxuta: a fábrica torna-se, efetivamente, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento, um lugar em que a combinação de experiências individuais leva a aperfeiçoamentos contínuos(Kaizen) no processo de produção e no produto final; uso do modelo de trabalho em equipe.
· Teoria das Relações Humanas
A descoberta dos grupos sociais, da emergência da organização informal e da prevalência das necessidades sociais e psicológicas sobre as necessidades econômicas possibilitou o surgimento de uma nova concepção do homem: a idéia do homem social. 
Críticas A Teoria das Relações Humanas: oposição serrada à Teoria Clássica; concepção ingênua e romântica do operário; parcialidade das conclusões; ênfase nos grupos informais.
· Elton Mayo e Hawthorne
ELTON MAYO: tipo ideal, males de espírito
Conceito de cooperação
Conclusões da experiência de Hawthorne: os grupos informais são importantes no ambiente do trabalho ; o trabalho é um processo coletivo ; os grupos tendem a desenvolver suas próprias normas , valores e atitudes ; é preferível colaborar com os grupos informais a eliminá-los; aspectos psicossociais do trabalho têm poder de influência sobre a produtividade.
Efeito Hawthorne: É a possibilidade de trabalhadores que recebam atenção especial apresentarem um desempenho melhor simplesmente por terem recebido atenção
Tipos de reações: aprovação, rejeição, neutralidade e resistência.
· Follet
MARY PARKER FOLLET: “lei da situação”
A Lei da Situação Follet: no contexto da Teoria da Liderança indica a maneira mais eficaz de exercer a autoridade – despersonalizar o ato de dar ordens-, o que pode ser obtido através das “exigências da situação”
Princípios de Coordenação Follet: princípio do contato direto; princípio do planejamento; princípio das relações recíprocas; princípio do processo contínuo de coordenação.
Princípios da liderança eficaz Follet: prepare o caminho para as ordens, criando antecipadamente as atitudes que garantam que elas serão executadas; proporcione alguns estímulos para a adoção dos métodos sugeridos; e dê oportunidades para que esses métodos se tornem hábitos. 
Formas de administrar conflitos segundo Follet: dominação, conciliação e integração.
· Burocracia
MAX WEBER: decisões programadas e decisões não programadas
CHARLES PERROW: as disfunções burocráticas
Forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Características da organização burocrática: a legalidade provém da crença na justiça da lei; o sistema de regras impessoais define o desempenho dos funcionários (burocratas); tem na burocracia o seu aparato administrativo; o exercício do poder pelo governante segue os limites fixados por um sistema de regras que tem força de lei.
Conceitos essenciais do exercício do poder e autoridade Max Weber: legitimidade, legitimação e dominação
Principais organizações burocráticas: empresas capitalistas burocráticas e o estado capitalista burocrático moderno
Tipos de Sociedade segundo Max Weber e suas dominações: tradicional= patriarcais e patrimonialistas; carismática= místicas, arbitrárias e personalísticas; racional-legal= normas impessoais e racionalidade.
O estudo das disfunções burocráticas: Perrow, Roth, Merton, Thompson e Michels
Chester Barnard formação de um grupo exigem três condições básicas: interação, cooperação e objetivos comuns. Ele entende que o processo interativo está associado à função de cooperação.
Organizações Ad Hoc(temporárias) Alvin Tofler: grupos de trabalho, temporário, sinergia de experiências; cumprimento de objetivos específicos, descentralização, comités; equipes de projetos, busca pelo consenso entre pares, temporário; intercâmbio de conhecimento, descentralizados, objetivos específicos.
· Teoria Neoclássica
HERBERT SIMON: organização social da fábrica
Assentaram as bases da gerencia moderna, quando enfatizaram os processos de cooperação, a criação de propósito comum, o estudo das funções do executivo e a análise do exercício da autoridade e do poder;
Teoria Neoclássica aspectos relevantes: redefinição dos princípios gerais da Administração; revisão conceitual das funções administrativas; estudo da eficiência e eficácia; análise dos processos de centralização e descentralização.
Desvantagens do processo de descentralização segundo neoclássicos: Não há uniformidade de critérios nas decisões, ocorre insuficiente aproveitamento dos especialistas concentrados no topo da organização e falta uma equipe apropriada
voltada para a tomada de decisões específicas.
Pirâmide invertida: consiste na total reformulação dessa estrutura piramidal clássica. Os pressupostos do modelo de pirâmide invertida são: todo o pessoal de nível de gerência deve estar voltado para apoiar o pessoal que trabalha diretamente com o cliente; os níveis mais elevados da hierarquia da empresa existem para servir os níveis hierárquicos inferiores; toda a organização deve estar focada no cliente.

Continue navegando