Buscar

Atividade II da AD1 - 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2019/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): _____________________________________________________________Polo: _________________________________________________________________
Orientações para a atividade:
· Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. 
· Esta atividade está relacionada com o Capítulo 2 do Chiavenato e com as aulas de 1 a 4 (vale 4,0 pontos).
· Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda aos tutores a distância.
· A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 18/08/2019).
· Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
· Não deixe para postar a atividade no último dia.
I) Com base no Capitulo 2 do Chiavenato e nas aulas 1 a 4, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
Questão 1: Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de ________, foi o filósofo mais influente até o início da Idade _________. Em Política, que versa sobre a organização do Estado, Aristóteles distingue três formas de Administração Pública: 
1. _________ ou governo de um só (que pode redundar em _________).
2. _________ ou governo de uma elite (que pode descambar em _________).
3. _________ ou governo do povo (que pode degenerar em _________). 
Questão 2: As ideias básicas dos economistas clássicos liberais são os germes iniciais do pensamento administrativo dos dias atuais. Adam Smith (1723-1790) é o fundador da ________________________, cuja ideia central é a ___________. Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir a alocação mais ____________dos recursos e da ____________, sem que aja excesso de ________.
Questão 3: Nos Estados Unidos, por volta de 1820, o maior negócio empresarial foram as _________, empreendimentos privados que construíram um poderoso núcleo de investimentos de toda uma classe de investidores. As _________ permitiram o desbravamento do território e provocaram o fenômeno da _________, que criou novas _________ de habitação, alimentação, vestuário, luz e aquecimento, o que se traduziu em rápido crescimento das _________ voltadas para o consumo direto. 
Questão 4: A _________________ abriu as portas para o início da Era Industrial, que passou a dominar o mundo ____________ até o final do século XX e foi o divisor de águas entre os países __________________ (mais avançados) e os não industrializados ( _______________ e _________________). E igualmente, entre as organizações mais bem administradas e aquelas precariamente administradas.
Questão 5: Existe diferença entre organização e Administração? _____. Administrar é _________, organização é _________; sendo assim, ambas se complementam. Uma ORGANIZAÇÃO somente atinge seu _________ e seus _________ se for bem administrada. E a Administração exige de quem a administra, por sua vez, um mínimo de organização. 
Questão 6: O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida, deve definir __________e ________________, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de _________, ________________ e atribuir _________ e _______________ para cada membro da equipe. 
Questão 7: O trabalho de um administrador é complexo e _________________, e requer uma série de _______________. Apesar de alguns teóricos da Administração proporem uma longa lista delas, as necessárias para administrar um departamento ou uma organização podem ser resumidas em três categorias:____________, ____________ e _____________. 
Questão 8: A Administração é um processo de _________ que envolve recursos com vistas ao alcance dos _________. Dentre os recursos utilizados pelo administrador, o mais importante são as _________, daí o valor do exercício da _________. O processo administrativo compreende o _________, a organização, a _________, a coordenação e o _________. Cada uma dessas atividades tem um papel a cumprir na prática da administração e da gestão. São todos relacionados entre si, o que significa que uma falha em um deles compromete todo o __________________. 
Questão 9: No período em que predominaram as __________________, a produção industrial era controlada pelas oficinas, e o comércio estava limitado a associações regionais que administravam a produção e o _________. 
Questão 10: O aumento do consumo exigiu aumento da produção e com a revolução industrial, iniciou-se um processo ininterrupto de produção coletiva _____________, de geração de __________ e de acúmulo de __________. As sociedades foram superando os tradicionais critérios da ________________ (principalmente a do privilégio de nascimento, a descendência nobre), e os novos “senhores” passara a ser os donos das fábricas e do capital. 
Questão 11: Na produção em massa, as mercadorias atingem um ________ mais ________ e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em _________ quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e _____________, sendo todas iguais, pois seguem o mesmo __________ de produção. Há grande __________ de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é ____________ em tarefas dispostas em _____________. 
Questão 12: Nas oficinas medievais predominava o modelo de produção _________. Com o desenvolvimento da maquinaria, fruto das descobertas científicas da __________________, as _________ emergiram como os novos locais de produção, em substituição às oficinas dos _________.
Nas _________, o sistema _________ deu lugar ao sistema _________ moderno, consolidando-o como modo de produção e dando origem aos __________________. 
Questão 13: A divisão do trabalho, que extinguiu a relação simples e direta entre _________ e _________, fez com que todos fossem _________, e não mais donos de oficina, aprendizes ou artesãos especialistas que controlavam a produção. Foi exatamente essa divisão do trabalho o incial marco teórico do desenvolvimento do _________ industrial, da nova organização do _________ na produção _________. Com o trabalho fragmentado, subdividido em tarefas, surgiu a __________________. A partir de então, o trabalho tornou-se “_________” por tarefas. Reduziram-se o _________ e as _________ dos trabalhadores, e as _________ passaram a ser as vedetes do processo. 
Questão 14: Ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes, _____________________ criou o conceito de divisão de trabalho industrial. Conforme sua análise, o trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores: era o início do “_____________________” aplicado à produção industrial. 
Questão 15: Produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes é o conceito de ______________________________. Este conceito, foi abordado pela primeira vez em 1970, por ____________________, em seu livro O choque do Futuro e surgiu em resposta aos seguintes desafios:
a) o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era capaz de atender às _____________ e ao aumento das ________________ dos clientes no volume, qualidade e ritmos necessários.
b) houve o surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a automação de processos.
c) houve também uma intensificação da _______________ no mercado consumidor, exigindo das empresas maior _______________, ______________ e _________________ na gestão da produção e de seus negócios. 
 
Questão 16: Marx identificou dois estágios da produção capitalista: a _________ e a _________. Na _________, a produção era manual e o trabalhador era _________,pois mostrava-se hábil no uso de ferramentas no domínio de habilidades __________________. Na _________, o operário tornou-se um _________ da máquina, muitas de suas habilidades foram _________ para a máquina. 
Questão 17: __________ utilizou incentivos monetários sob a forma de gratificações por aumento da produção, para motivar os trabalhadores. 
Questão 18: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto _____________ de materiais, matéria-prima e _________, e para o baixo nível de __________________ dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor concentrou-se na aplicação de __________ e ___________ de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima __________ e a ______________ dos custos. 
Questão 19: (i) Selecionar cientificamente os trabalhadores, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor e (ii) definir as atribuições e responsabilidades de cada um no trabalho estão relacionados aos respectivos princípios tayloristas: _________ e _________. 
Questão 20: Complementando os estudos tayloristas sobre a fadiga física, os _________dividiram a fadiga em duas categorias: a _________ (resultante dos esforços despendidos pelos trabalhadores na execução das tarefas) e a _________ (resultante da realização de tarefas desnecessárias, que não precisam ser feitas).

Outros materiais