Logo Passei Direto
Buscar

Unicesumar - Ensino a Distância 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A diversidade sexual é uma temática relevante ao processo de formação e de atuação de assistentes sociais, haja vista a necessidade de compreender aspectos relacionados às diferenças entre sexo e gênero e como atender a população que se enquadra como público LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e com outras denominações ou identificações), tanto que Paradiso (2017) afirma que a cultura da sexualidade é, em alguma medida, influenciada pelo processo de globalização, que determina padrões sociais, hegemonias e hierarquizações, por exemplo.
Isto posto, analise as afirmacoes a seguir e a relação proposta entre elas: I – Como a sexualidade dos indivíduos está relacionada às relações de poder e outros aspectos simbólicos, a construção de identidades e seu reconhecimento se colocam de modos distintos ao longo do tempo com relação à visibilidade/invisibilidade e aceitação/rejeição. Contudo, independente do período, trata-se de uma problemática que perpassa expressões da questão social. PORQUE II – O preconceito, a intolerância e o desconhecimento sobre a diversidade sexual são alguns aspectos que impactam no acesso ao mercado de trabalho, nos estigmas e estereótipos relacionados às pessoas e profissões, nas relações de consumo e mesmo nos padrões associativos, culturais e de engajamento político. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Em se tratando de políticas públicas para a população afrodescendente brasileira, Paradiso (2017) responde, dentre outros aspectos tratados, a questão “cotas não são um tipo de racismo?”, debate que foi retomado na leitura complementar com “Os 10 mitos sobre as cotas”. Sobre o tema, o autor expõe que o tema e o debate não são novos, uma vez que “Brandão (2005) nos revela que, já na década de 1990, surgiram as primeiras tentativas de ações afirmativas neste contexto, promovidas por Ongs dos direitos negros. Os cursinhos pré-vestibulares gratuitos para alunos carentes e/ou negros foi um exemplo” (PARADISO, 2017, p. 83).
Diante desse contexto, analise as afirmações a seguir: I – Trata-se de instrumento jurídico para promoção da igualdade material, além daquela formal prevista em lei, de modo que atende à Constituição Federal. II – As cotas não solucionam o problema da educação no Brasil, pois é necessário investir na qualidade do ensino, não na ampliação do acesso à universidade. III – A preocupação recorrente com a qualidade do ensino superior se justifica pelo desempenho inferior de acadêmicos cotistas, que prejudicam suas turmas. IV – As cotas raciais institucionalizam o racismo, pois materializam em um instrumento a segregação entre brancos e negros, que deveria ser combatida. V – A implementação de políticas de citas raciais deve ser acompanhada de preocupação com ações voltadas à permanência dos alunos na universidade. É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II e III.
II e III.
I e V.

O tema gênero é algo recorrentemente em evidência na sociedade contemporânea. A importância de estudar esse tema está pautado na medida em que se busca através dele desmistificar e descontruir preceitos, buscar políticas públicas e legislações que atendam as demandas sociais em torno da igualdade de gênero, buscando alcançar uma sociedade sem preconceitos.
Levando em consideração essas informações e o tema gênero, avalie as afirmações propostas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Compreender as questões de gênero ajudará a romper com visões de senso comum e conservadoras. II. Ao romper visões conservadoras o assistente social poderá construir uma visão crítica e reflexiva acerca do tema gênero no seu cotidiano profissional. III. Através da pesquisa buscamos mostrar a importância da igualdade de gênero. IV. Gênero é um tema que pouco contribui para pensarmos uma sociedade justa e humanitária. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
F, F, V, V.

Paradiso (2017) inicia a discussão sobre a relação entre ética e moral, e o perfil de assistentes sociais com uma provocação, baseada em uma situação hipotética que nos faz refletir sobre o quanto nossos valores e comportamentos são rígidos ou dinâmicos e como devemos compreender aspectos múltiplos em nossa atuação antes de nos manifestarmos ou agirmos.
Podemos romper padrões morais sem necessariamente deixar de sermos éticos. Roubar é algo imoral em nossa sociedade. Imagina a seguinte situação: uma pessoa rouba um remédio para salvar a vida da avó, e outro, que vive em condições de miséria, rouba um litro de leite no mercado para saciar a fome do filho. Ambos quebraram uma regra da sociedade vigente em que vivem, mas os fatos podem ser justificados eticamente? É ético deixar o filho padecer de fome e/ou a avó morrer? (PARADISO, 2017, p. 180). Em se tratando da relação entre ética e moral e o profissional do Serviço Social, analise as afirmações, a seguir, e a relação proposta entre elas: I – Como a ética é permeada por racionalidade e reflexão, cabe a cada assistente social, no âmbito de sua atuação e intervenção estabelecer julgamentos baseados em seus valores, tomando-os como base para a determinação de comportamentos e escolhas individuais alheias. PORQUE II – O Código de Ética do Serviço Social apresenta um conjunto de fundamentos éticos, sendo que seus princípios fundamentais remetem aos aspectos de como considerar as liberdades individuais, respeitar a diversidade e as diferenças e atuar sem preconceitos ou discriminação. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

As discussões em torno de questões sobre sexo, gênero e orientação sexual são polêmicas e complexas, pois mobilizam valores morais, aspectos culturais, perspectivas sociais e elementos de ordem religiosa (PARADISO, 2017). Contudo, por se tratar de tema que configura marcador social e é parte da “Agenda 2030” de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, carece de atenção e compreensão de assistentes sociais para seu conhecimento.
Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir: I – A noção de gênero é perpassada por sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. II – Os papéis sociais historicamente atribuídos a homens e mulheres originaram o debate sobre gênero. III – A educação tem potencial para romper com a visão disciplinadora sobre gênero e sexualidade. IV – Por ser a família um ente coletivo natural da vida social, é necessário estabelecer papeis de gênero. É correto o que se afirma apenas em:
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II e III.
I e III.

As últimas páginas do material didático são dedicadas ao debate sobre globalização, política internacional e os seus rebatimentos nas relações humanas (PARADISO, 2017). Nesse sentido, o debate perpassa as ondas de globalização, a sociedade de consumo e acumulação, a subserviência do Estado à iniciativa privada ante o neoliberalismo e os valores sociais no tempo da modernidade líquida.
Acerca da vida líquida, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas: I - A deterioração das relações humanas é, para Bauman, consequência do desenvolvimento da globalização, cuja preocupação com a acumulação suplanta aspectos humanitários. PORQUE II - Os padrões de consumo nessa modernidade líquida atingem diferentes modalidades econômicas, com destaque à preocupação com a segurança por conta dos elevados índices de violência. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Dentre os diversos aspectos que caracterizam os tipos de violência abordados, na Unidade I, do material didático desta disciplina, Paradiso (2017) destaca o aumento, desde a década de 1980, de conflitos relacionados às matrizes religiosas, o que seria consequência, em alguma medida, do choque entre o crescimento de denominações neopentecostais e o catolicismo e as religiões de matriz afro-brasileiras.
A esse preocupante fenômeno social contemporâneo, o autor denomina:
Anticultura de paz.
Neocristianismo.
Intolerância religiosa.
Segregacionismo religioso.
Violência religiosa.

Quando se trata de violência, recorrentemente se destaca aquela praticada contra mulheres no âmbito doméstico, que, inclusive, ganhou notoriedade mundial com a aprovação da Lei Maria da Penha em 2006, reconhecida como uma das mais expressivas legislações sobre o tema no mundo. Na referida lei há cinco formas de violência classificadas como passíveis de punição, ao passo que Paradiso (2017) destaca que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) elenca um conjunto de mais amplo de formas de violência.
Acerca dos tipos de violência, analise as afirmações a seguir: I – As práticas de tortura decorrem de violência física ou sexual com fins escusos, como sadismo. II – Para a UNICEF, práticas violentas que ocorrem no âmbito familiar recebem classificação específica. III – A definição de violência sexual não implica obrigatoriamente o contato sexual físico entre pessoas. IV – Referir-se a outros pejorativamente ou cercear seus bens são práticas reconhecidas de violência. É correto o que se afirma apenas em:
I, II e III.
II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
I e III.

Em 2003, ocorreu a aprovação da Lei 10.639, que determinou a adequação dos conteúdos abordados na educação básica para que tratassem de aspectos das relações étnico-raciais no Brasil em perspectiva histórica. Tal relação se forjou ao longo de séculos, tendo como marco inicial o início do tráfico de negros africanos para trabalharem como escravos na colônia, sendo que té hoje são discutidas políticas públicas para reparar os impactos daquele período (PARADISO, 2017).
Sobre tal temática, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas: I – A Lei 10.639/2003 foi promulgada em decorrência da concordância acerca da ausência de reconhecimento adequado do papel, da importância, da influência e dos impactos de povos negros na sociedade brasileira. PORQUE II – Fez-se necessária a conformação de novos paradigmas do conhecimento sobre história e a cultura africana e afro-brasileira após séculos de privilégio de interpretações hegemônicas e eurocêntricas. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Ao refletirmos sobre a relação entre tecnologia e redes sociais sob a perspectiva das alterações dos padrões de sociabilidade nos dias atuais nos deparamos com diferentes situações: por um lado há avanços proporcionados pela ampliação da circulação da informação e a possibilidade (inclusive) de promoção da profissionalização e escolarização superior a distância; por outro lado, temos práticas violentas como o ciberbullying e as notícias falsas (fake news) – conforme discutido no material didático (PARADISO, 2017) e no estudo de caso desta disciplina.
Acerca dessa temática, analise as afirmacoes a seguir:
I – São muitas as consequências negativas de circulação de notícias falsas na internet, que podem afetar uma pessoa ou coletivos.
II – O debate sobre tecnologia e internet é crítico à ausência de ética em diversos aspectos, como os hackers.
III – Não é necessário nos preocuparmos com o ciberbullying, pois ele ocorre num espaço que não é real, apenas virtual.
IV – A identidade pública dos indivíduos é conformada por sua atuação e visibilidade também em redes sociais.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A diversidade sexual é uma temática relevante ao processo de formação e de atuação de assistentes sociais, haja vista a necessidade de compreender aspectos relacionados às diferenças entre sexo e gênero e como atender a população que se enquadra como público LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e com outras denominações ou identificações), tanto que Paradiso (2017) afirma que a cultura da sexualidade é, em alguma medida, influenciada pelo processo de globalização, que determina padrões sociais, hegemonias e hierarquizações, por exemplo.
Isto posto, analise as afirmacoes a seguir e a relação proposta entre elas: I – Como a sexualidade dos indivíduos está relacionada às relações de poder e outros aspectos simbólicos, a construção de identidades e seu reconhecimento se colocam de modos distintos ao longo do tempo com relação à visibilidade/invisibilidade e aceitação/rejeição. Contudo, independente do período, trata-se de uma problemática que perpassa expressões da questão social. PORQUE II – O preconceito, a intolerância e o desconhecimento sobre a diversidade sexual são alguns aspectos que impactam no acesso ao mercado de trabalho, nos estigmas e estereótipos relacionados às pessoas e profissões, nas relações de consumo e mesmo nos padrões associativos, culturais e de engajamento político. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Em se tratando de políticas públicas para a população afrodescendente brasileira, Paradiso (2017) responde, dentre outros aspectos tratados, a questão “cotas não são um tipo de racismo?”, debate que foi retomado na leitura complementar com “Os 10 mitos sobre as cotas”. Sobre o tema, o autor expõe que o tema e o debate não são novos, uma vez que “Brandão (2005) nos revela que, já na década de 1990, surgiram as primeiras tentativas de ações afirmativas neste contexto, promovidas por Ongs dos direitos negros. Os cursinhos pré-vestibulares gratuitos para alunos carentes e/ou negros foi um exemplo” (PARADISO, 2017, p. 83).
Diante desse contexto, analise as afirmações a seguir: I – Trata-se de instrumento jurídico para promoção da igualdade material, além daquela formal prevista em lei, de modo que atende à Constituição Federal. II – As cotas não solucionam o problema da educação no Brasil, pois é necessário investir na qualidade do ensino, não na ampliação do acesso à universidade. III – A preocupação recorrente com a qualidade do ensino superior se justifica pelo desempenho inferior de acadêmicos cotistas, que prejudicam suas turmas. IV – As cotas raciais institucionalizam o racismo, pois materializam em um instrumento a segregação entre brancos e negros, que deveria ser combatida. V – A implementação de políticas de citas raciais deve ser acompanhada de preocupação com ações voltadas à permanência dos alunos na universidade. É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II e III.
II e III.
I e V.

O tema gênero é algo recorrentemente em evidência na sociedade contemporânea. A importância de estudar esse tema está pautado na medida em que se busca através dele desmistificar e descontruir preceitos, buscar políticas públicas e legislações que atendam as demandas sociais em torno da igualdade de gênero, buscando alcançar uma sociedade sem preconceitos.
Levando em consideração essas informações e o tema gênero, avalie as afirmações propostas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Compreender as questões de gênero ajudará a romper com visões de senso comum e conservadoras. II. Ao romper visões conservadoras o assistente social poderá construir uma visão crítica e reflexiva acerca do tema gênero no seu cotidiano profissional. III. Através da pesquisa buscamos mostrar a importância da igualdade de gênero. IV. Gênero é um tema que pouco contribui para pensarmos uma sociedade justa e humanitária. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
F, F, V, V.

Paradiso (2017) inicia a discussão sobre a relação entre ética e moral, e o perfil de assistentes sociais com uma provocação, baseada em uma situação hipotética que nos faz refletir sobre o quanto nossos valores e comportamentos são rígidos ou dinâmicos e como devemos compreender aspectos múltiplos em nossa atuação antes de nos manifestarmos ou agirmos.
Podemos romper padrões morais sem necessariamente deixar de sermos éticos. Roubar é algo imoral em nossa sociedade. Imagina a seguinte situação: uma pessoa rouba um remédio para salvar a vida da avó, e outro, que vive em condições de miséria, rouba um litro de leite no mercado para saciar a fome do filho. Ambos quebraram uma regra da sociedade vigente em que vivem, mas os fatos podem ser justificados eticamente? É ético deixar o filho padecer de fome e/ou a avó morrer? (PARADISO, 2017, p. 180). Em se tratando da relação entre ética e moral e o profissional do Serviço Social, analise as afirmações, a seguir, e a relação proposta entre elas: I – Como a ética é permeada por racionalidade e reflexão, cabe a cada assistente social, no âmbito de sua atuação e intervenção estabelecer julgamentos baseados em seus valores, tomando-os como base para a determinação de comportamentos e escolhas individuais alheias. PORQUE II – O Código de Ética do Serviço Social apresenta um conjunto de fundamentos éticos, sendo que seus princípios fundamentais remetem aos aspectos de como considerar as liberdades individuais, respeitar a diversidade e as diferenças e atuar sem preconceitos ou discriminação. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

As discussões em torno de questões sobre sexo, gênero e orientação sexual são polêmicas e complexas, pois mobilizam valores morais, aspectos culturais, perspectivas sociais e elementos de ordem religiosa (PARADISO, 2017). Contudo, por se tratar de tema que configura marcador social e é parte da “Agenda 2030” de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, carece de atenção e compreensão de assistentes sociais para seu conhecimento.
Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir: I – A noção de gênero é perpassada por sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. II – Os papéis sociais historicamente atribuídos a homens e mulheres originaram o debate sobre gênero. III – A educação tem potencial para romper com a visão disciplinadora sobre gênero e sexualidade. IV – Por ser a família um ente coletivo natural da vida social, é necessário estabelecer papeis de gênero. É correto o que se afirma apenas em:
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II e III.
I e III.

As últimas páginas do material didático são dedicadas ao debate sobre globalização, política internacional e os seus rebatimentos nas relações humanas (PARADISO, 2017). Nesse sentido, o debate perpassa as ondas de globalização, a sociedade de consumo e acumulação, a subserviência do Estado à iniciativa privada ante o neoliberalismo e os valores sociais no tempo da modernidade líquida.
Acerca da vida líquida, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas: I - A deterioração das relações humanas é, para Bauman, consequência do desenvolvimento da globalização, cuja preocupação com a acumulação suplanta aspectos humanitários. PORQUE II - Os padrões de consumo nessa modernidade líquida atingem diferentes modalidades econômicas, com destaque à preocupação com a segurança por conta dos elevados índices de violência. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Dentre os diversos aspectos que caracterizam os tipos de violência abordados, na Unidade I, do material didático desta disciplina, Paradiso (2017) destaca o aumento, desde a década de 1980, de conflitos relacionados às matrizes religiosas, o que seria consequência, em alguma medida, do choque entre o crescimento de denominações neopentecostais e o catolicismo e as religiões de matriz afro-brasileiras.
A esse preocupante fenômeno social contemporâneo, o autor denomina:
Anticultura de paz.
Neocristianismo.
Intolerância religiosa.
Segregacionismo religioso.
Violência religiosa.

Quando se trata de violência, recorrentemente se destaca aquela praticada contra mulheres no âmbito doméstico, que, inclusive, ganhou notoriedade mundial com a aprovação da Lei Maria da Penha em 2006, reconhecida como uma das mais expressivas legislações sobre o tema no mundo. Na referida lei há cinco formas de violência classificadas como passíveis de punição, ao passo que Paradiso (2017) destaca que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) elenca um conjunto de mais amplo de formas de violência.
Acerca dos tipos de violência, analise as afirmações a seguir: I – As práticas de tortura decorrem de violência física ou sexual com fins escusos, como sadismo. II – Para a UNICEF, práticas violentas que ocorrem no âmbito familiar recebem classificação específica. III – A definição de violência sexual não implica obrigatoriamente o contato sexual físico entre pessoas. IV – Referir-se a outros pejorativamente ou cercear seus bens são práticas reconhecidas de violência. É correto o que se afirma apenas em:
I, II e III.
II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
I e III.

Em 2003, ocorreu a aprovação da Lei 10.639, que determinou a adequação dos conteúdos abordados na educação básica para que tratassem de aspectos das relações étnico-raciais no Brasil em perspectiva histórica. Tal relação se forjou ao longo de séculos, tendo como marco inicial o início do tráfico de negros africanos para trabalharem como escravos na colônia, sendo que té hoje são discutidas políticas públicas para reparar os impactos daquele período (PARADISO, 2017).
Sobre tal temática, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas: I – A Lei 10.639/2003 foi promulgada em decorrência da concordância acerca da ausência de reconhecimento adequado do papel, da importância, da influência e dos impactos de povos negros na sociedade brasileira. PORQUE II – Fez-se necessária a conformação de novos paradigmas do conhecimento sobre história e a cultura africana e afro-brasileira após séculos de privilégio de interpretações hegemônicas e eurocêntricas. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Ao refletirmos sobre a relação entre tecnologia e redes sociais sob a perspectiva das alterações dos padrões de sociabilidade nos dias atuais nos deparamos com diferentes situações: por um lado há avanços proporcionados pela ampliação da circulação da informação e a possibilidade (inclusive) de promoção da profissionalização e escolarização superior a distância; por outro lado, temos práticas violentas como o ciberbullying e as notícias falsas (fake news) – conforme discutido no material didático (PARADISO, 2017) e no estudo de caso desta disciplina.
Acerca dessa temática, analise as afirmacoes a seguir:
I – São muitas as consequências negativas de circulação de notícias falsas na internet, que podem afetar uma pessoa ou coletivos.
II – O debate sobre tecnologia e internet é crítico à ausência de ética em diversos aspectos, como os hackers.
III – Não é necessário nos preocuparmos com o ciberbullying, pois ele ocorre num espaço que não é real, apenas virtual.
IV – A identidade pública dos indivíduos é conformada por sua atuação e visibilidade também em redes sociais.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.

Prévia do material em texto

30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
1/8
ATIVIDADE 3 - SSOC - TÓPICOS ESPECIAIS - 53/2022
Período:25/07/2022 08:00 a 12/08/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 24/09/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A diversidade sexual é uma temática relevante ao processo de formação e de atuação de assistentes sociais,
haja vista a necessidade de compreender aspectos relacionados às diferenças entre sexo e gênero e como
atender a população que se enquadra como público LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais,
intersexuais e com outras denominações ou identificações), tanto que Paradiso (2017) afirma que a cultura
da sexualidade é, em alguma medida, influenciada pelo processo de globalização, que determina padrões
sociais, hegemonias e hierarquizações, por exemplo.
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
Isto posto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Como a sexualidade dos indivíduos está relacionada às relações de poder e outros aspectos simbólicos, a
construção de identidades e seu reconhecimento se colocam de modos distintos ao longo do tempo com
relação à visibilidade/invisibilidade e aceitação/rejeição. Contudo, independente do período, trata-se de
uma problemática que perpassa expressões da questão social.
PORQUE
II – O preconceito, a intolerância e o desconhecimento sobre a diversidade sexual são alguns aspectos que
impactam no acesso ao mercado de trabalho, nos estigmas e estereótipos relacionados às pessoas e
profissões, nas relações de consumo e mesmo nos padrões associativos, culturais e de engajamento político.
É correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
2/8
Em se tratando de políticas públicas para a população afrodescendente brasileira, Paradiso (2017) responde,
dentre outros aspectos tratados, a questão “cotas não são um tipo de racismo?”, debate que foi retomado
na leitura complementar com “Os 10 mitos sobre as cotas”. Sobre o tema, o autor expõe que o tema e o
debate não são novos, uma vez que “Brandão (2005) nos revela que, já na década de 1990, surgiram as
primeiras tentativas de ações afirmativas neste contexto, promovidas por Ongs dos direitos negros. Os
cursinhos pré-vestibulares gratuitos para alunos carentes e/ou negros foi um exemplo” (PARADISO, 2017, p.
83).
 
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
 
Diante desse contexto, analise as afirmações a seguir:
I – Trata-se de instrumento jurídico para promoção da igualdade material, além daquela formal prevista em
lei, de modo que atende à Constituição Federal.
II – As cotas não solucionam o problema da educação no Brasil, pois é necessário investir na qualidade do
ensino, não na ampliação do acesso à universidade.
III – A preocupação recorrente com a qualidade do ensino superior se justifica pelo desempenho inferior de
acadêmicos cotistas, que prejudicam suas turmas.
IV – As cotas raciais institucionalizam o racismo, pois materializam em um instrumento a segregação entre
brancos e negros, que deveria ser combatida.
V – A implementação de políticas de citas raciais deve ser acompanhada de preocupação com ações
voltadas à permanência dos alunos na universidade.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II e III.
II e III.
I e V.
3ª QUESTÃO
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
3/8
O tema gênero é algo recorrentemente em evidência na sociedade contemporânea. A importância de
estudar esse tema está pautado na medida em que se busca através dele desmistificar e descontruir
preceitos, buscar políticas públicas e legislações que atendam as demandas sociais em torno da igualdade
de gênero, buscando alcançar uma sociedade sem preconceitos.
 
 PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos Especiais. Maringá: UniCesumar, 2017.
Levando em consideração essas informações e o tema gênero, avalie as afirmações propostas e assinale (V)
para verdadeiras e (F) para falsas: 
I. Compreender as questões de gênero ajudará a romper com visões de senso comum e conservadoras. 
II. Ao romper visões conservadores o assistente social poderá construir uma visão crítica e reflexiva acerca
do tema gênero no seu cotidiano profissional. 
III.  Através da pesquisa buscamos mostrar a importância da igualdade de gênero.
IV. Gênero é um tema que pouco contribui para pensarmos uma sociedade justa e humanitária. 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
4ª QUESTÃO
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
4/8
Paradiso (2017) inicia a discussão sobre a relação entre ética e moral, e o perfil de assistentes sociais com
uma provocação, baseada em uma situação hipotética que nos faz refletir sobre o quanto nossos valores e
comportamentos são rígidos ou dinâmicos e como devemos compreender aspectos múltiplos em nossa
atuação antes de nos manifestarmos ou agirmos.
 
Podemos romper padrões morais sem necessariamente deixar de sermos éticos. Roubar é algo imoral em
nossa sociedade. Imagina a seguinte situação: uma pessoa rouba um remédio para salvar a vida da avó, e
outro, que vive em condições de miséria, rouba um litro de leite no mercado para saciar a fome do filho.
Ambos quebraram uma regra da sociedade vigente em que vivem, mas os fatos podem ser justificados
eticamente? É ético deixar o filho padecer de fome e/ou a avó morrer? (PARADISO, 2017, p. 180).
 
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
 
Em se tratando da relação entre ética e moral e o profissional do Serviço Social, analise as afirmações, a
seguir, e a relação proposta entre elas:
I – Como a ética é permeada por racionalidade e reflexão, cabe a cada assistente social, no âmbito de sua
atuação e intervenção estabelecer julgamentos baseados em seus valores, tomando-os como base para a
determinação de comportamentos e escolhas individuais alheias.
PORQUE
II – O Código de Ética do Serviço Social apresenta um conjunto de fundamentos éticos, sendo que seus
princípios fundamentais remetem aos aspectos de como considerar as liberdades individuais, respeitar a
diversidade e as diferenças e atuar sem preconceitos ou discriminação.
É correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
5/8
As discussões em torno de questões sobre sexo, gênero e orientação sexual são polêmicas e complexas,
pois mobilizam valores morais, aspectos culturais, perspectivas sociais e elementos de ordem religiosa
(PARADISO, 2017). Contudo, por se tratar de tema que configura marcador social e é parte da “Agenda
2030” de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, carece de atenção e compreensão de assistentes
sociais para seu conhecimento.
 
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.
 
Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir:
I – A noção de gênero é perpassada por sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero.
II – Os papéis sociais historicamente atribuídos a homens e mulheres originaramo debate sobre gênero.
III – A educação tem potencial para romper com a visão disciplinadora sobre gênero e sexualidade.
IV – Por ser a família um ente coletivo natural da vida social, é necessário estabelecer papeis de gênero.
É correto o que se afirma apenas em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II e III.
I e III.
6ª QUESTÃO
As últimas páginas do material didático são dedicadas ao debate sobre globalização, política internacional e
os seus rebatimentos nas relações humanas (PARADISO, 2017). Nesse sentido, o debate perpassa as ondas
de globalização, a sociedade de consumo e acumulação, a subserviência do Estado à iniciativa privada ante
o neoliberalismo e os valores sociais no tempo da modernidade líquida.
 
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.
 
Acerca da vida líquida, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas:
I - A deterioração das relações humanas é, para Bauman, consequência do desenvolvimento da
globalização, cuja preocupação com a acumulação suplanta aspectos humanitários.
PORQUE
II - Os padrões de consumo nessa modernidade líquida atingem diferentes modalidades econômicas, com
destaque à preocupação com a segurança por conta dos elevados índices de violência.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
ALTERNATIVAS
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
6/8
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
7ª QUESTÃO
Dentre os diversos aspectos que caracterizam os tipos de violência abordados, na Unidade I, do material
didático desta disciplina, Paradiso (2017) destaca o aumento, desde a década de 1980, de conflitos
relacionados às matrizes religiosas, o que seria consequência, em alguma medida, do choque entre o
crescimento de denominações neopentecostais e o catolicismo e as religiões de matriz afro-brasileiras.
 
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
 
A esse preocupante fenômeno social contemporâneo, o autor denomina:
ALTERNATIVAS
Anticultura de paz.
Neocristianismo.
Intolerância religiosa.
Segregacionismo religioso.
Violência religiosa.
8ª QUESTÃO
Quando se trata de violência, recorrentemente se destaca aquela praticada contra mulheres no âmbito
doméstico, que, inclusive, ganhou notoriedade mundial com a aprovação da Lei Maria da Penha em 2006,
reconhecida como uma das mais expressivas legislações sobre o tema no mundo. Na referida lei há cinco
formas de violência classificadas como passíveis de punição, ao passo que Paradiso (2017) destaca que o
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) elenca um conjunto de mais amplo de formas de
violência.
 
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.
 
Acerca dos tipos de violência, analise as afirmações a seguir:
I – As práticas de tortura decorrem de violência física ou sexual com fins escusos, como sadismo.
II – Para a UNICEF, práticas violentas que ocorrem no âmbito familiar recebem classificação específica.
III – A definição de violência sexual não implica obrigatoriamente o contato sexual físico entre pessoas.
IV – Referir-se a outros pejorativamente ou cercear seus bens são práticas reconhecidas de violência.
É correto o que se afirma apenas em:
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
7/8
ALTERNATIVAS
I, II e III.
II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
I e III.
9ª QUESTÃO
Em 2003, ocorreu a aprovação da Lei 10.639, que determinou a adequação dos conteúdos abordados na
educação básica para que tratassem de aspectos das relações étnico-raciais no Brasil em perspectiva
histórica. Tal relação se forjou ao longo de séculos, tendo como marco inicial o início do tráfico de negros
africanos para trabalharem como escravos na colônia, sendo que té hoje são discutidas políticas públicas
para reparar os impactos daquele período (PARADISO, 2017).
 
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.
 
Sobre tal temática, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas:
I – A Lei 10.639/2003 foi promulgada em decorrência da concordância acerca da ausência de
reconhecimento adequado do papel, da importância, da influência e dos impactos de povos negros na
sociedade brasileira.
PORQUE
II – Fez-se necessária a conformação de novos paradigmas do conhecimento sobre história e a cultura
africana e afro-brasileira após séculos de privilégio de interpretações hegemônicas e eurocêntricas.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
10ª QUESTÃO
30/08/2022 15:23 Unicesumar - Ensino a Distância
8/8
Ao refletirmos sobre a relação entre tecnologia e redes sociais sob a perspectiva das alterações dos padrões
de sociabilidade nos dias atuais nos deparamos com diferentes situações: por um lado há avanços
proporcionados pela ampliação da circulação da informação e a possibilidade (inclusive) de promoção da
profissionalização e escolarização superior a distância; por outro lado, temos práticas violentas como o
ciberbullying e as notícias falsas (fake news) – conforme discutido no material didático (PARADISO, 2017) e
no estudo de caso desta disciplina.
 
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017.
 
Acerca dessa temática, analise as afirmações a seguir:
I – São muitas as consequências negativas de circulação de notícias falsas na internet, que podem afetar
uma pessoa ou coletivos.
II – O debate sobre tecnologia e internet é crítico à ausência de ética em diversos aspectos, como os
hackers.
III – Não é necessário nos preocuparmos com o ciberbullying, pois ele ocorre num espaço que não é real,
apenas virtual.
IV – A identidade pública dos indivíduos é conformada por sua atuação e visibilidade também em redes
sociais.
É correto o que se afirma apenas em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina